Menu

Pesquisar
Close this search box.

Festa do arromba pra Lula

O PT e os partidos da FPA preparam uma mobilização gigante no sábado para recepcionar o ex-presidente Lula, que vem para inaugurar o frigorífico da Estação de Piscicultura.


Ato político
O governador Tião Viana, por força da legislação eleitoral não irá à festa, mas, está sendo preparado um ato político com o povão para que possa aparecer ao lado do amigo Lula.


Primeiro turno se cristalizando
A pesquisa publicada nesta terça-feira, 12, pelo IBOPE só veio reforçar o que as duas últimas pesquisas já tinham detectado: o governador Tião Viana (FPA) ganhando no primeiro turno. Os números do IBOPE só reforçam a possibilidade: Tião Viana (FPA) 46%, Márcio Bittar (PSDB) 19%, Tião Bocalon (DEM) 18% e Antonia Rocha 2%. A pesquisa abrangeu a Capital e os maiores municípios do Acre. A pesquisa retrata o que venho falando em colunas passadas: não é fácil bater o Tião Viana, porque é político na essência e alia a política a todo ato administrativo. Além de estar no poder. Bem diferente quando Tião disputou na eleição passada fora do poder. Governava o Acre o apolítico Binho Marques.


Aceitação reforça a tese
O IBOPE apurou ainda que o governo Tião Viana tem entre ÓTIMO e BOM 52% de aceitação popular. Um governador com este percentual de aceitação só perde a eleição se acontecer um grave acidente de percurso. E tudo caminha mesmo para a eleição não ter segundo turno.


Teia de aranha
Campanha política é como teia de aranha, quanto mais você se mexe mais se enreda. É o caso de um candidato a estadual de Sena, que fez um empréstimo de 500 mil, já gastou na compra de vereadores e de um prefeito do alto Purus, ficou liso e agora apelou para agiotas. Se ganhar para deputado, não terá como pagar as contas. É o assunto das rodas em Sena Madureira.


Menos, Jamil!
O deputado Jamil Asfury (PEN) fala na tribuna sobre o prefeito Marcus Alexandre, como se tivesse sido decisivo na sua vitória, e os fatos não são bem esses, menos Jamil, menos, menos!.


Vai nevar no acre
Ontem, os deputados Jamil Asfury (PEN) e Werles Rocha (PSDB) se uniram para defender a vice-prefeita de Senador Guiomard, Branca (DEM) e atacar o prefeito James Gomes (PSDB).


Motivos políticos
Não foi uma defesa das virtudes da dona Branca, mas foi por motivos políticos: Branca faz as campanhas de reeleição do deputado Jamil Asfury e do Werles Rocha a deputado federal.


Discordo dos dois
A vice-prefeita Branca não tinha nada de procurar o governador Tião Viana em nome da prefeitura para buscar parceria. Ela não é prefeita. É uma mera substituta eventual. E só!.


Madeira, três vezes!
O deputado Edvaldo Sousa (PSDC) diz que está “andando mais que Matinta Perera”. Foi uma má escolha ornitológica para exemplo. A folclórica Matinta Perera é uma ave de mau agouro.


Briga boa, sem favorito
Deixando isso de lado é uma briga de pitbull, a entre os deputados Edvaldo Sousa (PSDC) e Eber Machado (PSDC), pela provável única vaga a ser ganha pelo PSDC. E sem um favorito.


Assunto do dia
A briga entre a deputada federal Antonia Lúcia (PSC) e a Márcia Bittar (PSDB) foi o assunto do dia em todas as rodas que se chegava. Não se falava em outra coisa pelos cantos da cidade.


Foto antiga
Chegou a circular na rede social uma foto da deputada federal Antonia Lúcia lesionada na costela como se a autora fosse a Márcia Bittar. Não foi. A foto era de 2010, de outro incidente.


Poder criativo
O poder criativo da boataria vai a mil no povão. Chegaram a me perguntar ontem se era verdade que, no meio da briga acertaram por engano um tapa no pescoço do Aécio Neves.


Chega ser um mantra
Quando se conversa com as lideranças mais lúcidas, mais equilibradas, da oposição e se pergunta o que acham da disputa do governo, é um mantra: “é difícil derrotar o Tião Viana.”


Estagnaram nos vinte
E não lhes falta razão para o raciocínio, Márcio Bittar (PSDB) e Tião Bocalon (DEM) não conseguem sair da casa do pouco mais de 20%, patinam no patamar em todas as pesquisas.


Tem que empolgar
Campanha para o governo é uma campanha diferente, o candidato tem de empolgar o eleitor.


Está na disputa
O empresário Lira (DEM), com base no Vale do Acre, começa a montar bases de sua campanha a deputado federal na Capital. Se a sua coligação fizer um deputado, está na disputa da vaga.


Apoios importantes
A candidata a deputada federal Regina Lino (PTB) montou acampamento em Cruzeiro do Sul, onde conseguiu o apoio do antigo grupo da ex-prefeita Zila Bezerra e de outros redutos.


NO PSB
Para deputado estadual, no PSB, a briga por uma ou duas vagas, está sendo travada entre Manoel Moraes, Dr. Julinho, Junior Boca Cheia e Marcelo Jucá, não vejo outros nomes fortes.


Votação expressiva
Com o apoio da família Lira Moraes, o deputado Jonas Lima (PT) reforçou um muito a sua chance de ter uma boa votação na Capital e é favorito à reeleição na coligação do PT.


Acabou o bairrismo
É tolo apostar no bairrismo do Juruá quando se faz análises políticas. Com a abertura da 364, você sai de manhã e à tarde está em Cruzeiro. Com o fim do isolamento morreu o bairrismo.


Acabou o estigma
E colaborou uma maior presença do governo com obras, a presença amiúde do governador Tião Viana nos municípios do Juruá, que acabou com o gelo e quebrou o estigma do PT.


Raimundo Vaz
É voz corrente dentro do governo que a candidatura do Raimundo Vaz (PRP) se tornou competitiva ao longo da campanha e está na disputa de uma vaga de deputado federal.


Apoio certo
Depois do episódio da briga, Márcia Bittar vai entrar de cabeça na candidatura do Werles Rocha (PSDB) para deputado federal, o que poderá impulsionar muito sua campanha.


Ao Magalhães o que é do Magalhães


Alguém pode não gostar do secretário Edvaldo Magalhães por um ou outro motivo, mas ninguém pode lhe tirar o mérito da competência e de ser o secretário mais político deste governo e de ser bom de gestão. Pegou o complexo da estação de piscicultura na planta, viabilizou e hoje é uma das maiores obras do governo Tião Viana. Só não tem a dimensão desta obra quem nunca a visitou e não conhece o seu potencial econômico de futuro.


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Para falar com Luís Carlos Moreira Jorge use o e-mail lulajorge@hotmail.com


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.