Menu

Pesquisar
Close this search box.

PP pode acabar na eleição menor que o Montana Jack

O PP, que foi o grande vencedor da última eleição, ganhando o governo, elegendo bancadas fortes na Assembleia do Estado e Câmara Federal, como no verso da canção de Caetano Veloso, caminha “sem lenço e sem documento…” para afundar nesta eleição para prefeito da Capital, no buraco da inexpressividade. Nada justifica o partido não ter formado, desde o ano passado, uma chapa forte para brigar na cabeça da disputa eleitoral pela PMRB, e chegar com o seu candidato no segundo turno da eleição. O Gladson foi omisso, a direção do PP foi omissa. Não adianta pintar o quadro negro de dourado.


O Alysson Bestene é um nome extremamente qualificado, mas não caiu no gosto popular. Foi um erro do Gladson e do PP insistir no nome que as pesquisas davam com baixa aceitação popular. E tendo em casa uma fórmula que podia começar já nos dois dígitos na largada, que seria uma chapa formada pela deputada federal Socorro Neri (PP) e pelo secretário Minoru Kinpara (PSDB).


Neste contexto, vem a pergunta: o que o PP (não falo de nomes), como partido, vai ganhar indicando o vice do prefeito Tião Bocalom (PL) ou do Marcus Alexandre (MDB)? Temos um exemplo bem fresquinho: a vice-prefeita Marfisa Galvão (PP) não passa de enfeite na gestão do Bocalom, nem gabinete tem. Ou o Gladson Cameli para de brincar de fazer política, ou o seu partido, o PP, vai acabar nesta eleição como um anão. E um anão menor do que o anão do senador Sérgio Petecão (PSD), o Montana Jack. A política, no Acre, não é para amadores. Fica muito cômodo agora culpar o Alysson.


CHAPA PRONTA
ANOTE, para conferir: caso o prefeito Tião Bocalom se reeleja, ninguém vá se admirar se sair uma chapa para 2026, com ele para governador e o Marcio Bittar (PL) e Eduardo Veloso (Republicanos) para disputar as duas vagas abertas para o Senado.


PRIMEIRO PONTO
MAIS do que os números, o importante a ser observado numa pesquisa é a rejeição de cada candidato que teve o nome pesquisado. A rejeição puxa para baixo.


DELTA E DATA-CONTROL
VAMOS ficar de olho nas rodadas de pesquisas a serem feitas pelos institutos Delta e Data-Control, sobre a eleição na Capital. Por um bom motivo, a credibilidade: acertaram tudo na última campanha para o governador e senador.


CONCÍLIO DOS CARDEAIS
A REUNIÃO marcada para hoje no Gabinete Civil do governo. Estarão presentes Gladson Cameli; a presidente do diretório municipal do PP, deputada federal Socorro Neri (PP); o secretário de Educação, Aberson Carvalho, e Alysson Bestene. O encontro pode decidir os rumos do PP na sucessão municipal.


ARAPONGA OFICIAL
IMPORTANTE assessor do poder gravou uma conversa política com importante figura da oposição de Cruzeiro do Sul. O que foi gravado soube da arapongagem e está soltando fogo pelas narinas. Sugestão do BLOG: se houver a próxima conversa, que seja com ambos nus numa piscina.


SOLTANDO FOGOS
CABOS-ELEITORAIS do prefeito Bocalom estão soltando fogos com uma pesquisa que deve ser divulgada nesta quarta-feira (9), mesmo estando ainda atrás nos números.


SOMENTE ISSO
O MEU candidato continua sendo o Alysson Bestene: nunca aventei apoiar outro candidato a prefeito de Rio Branco. Se o Diretório mudar de posição, vou seguir, só isso. Foi o teor da conversa de ontem do BLOG com a deputada federal Socorro Neri (PP).


BOCALOM SENDO BOCALOM
O PREFEITO Tião Bocalom (PL) não abriu as portas da prefeitura para nenhum partido indicar secretários. Os nomes nomeados para substituir os que serão candidatos são todos do seu grupo. É o Bocalom sendo o Bocalom.


BARRA PESADA
A VEREADORA Lene Petecão (UB) vai ter uma parada dura na busca de mais um mandato. A chapa do União Brasil é muito forte. No PSD, com a atual chapa, navegaria mais fácil.


SEM CLIMA NO PSD
DÁ PARA sentir, pelo que tenho escutado, estar o deputado Eduardo Ribeiro (PSD) sem clima dentro do partido. É debitado a ele, como ex-presidente do diretório municipal, não ter se empenhado na formação da chapa de vereadores, que não ficou essa Coca-Cola toda.


SERÁ UMA BURRADA
CASO o senador Alan Rick (UB) aceite o convite do governador Gladson Cameli para se filiar no PP, estará cometendo uma burrice política. Lá, já tem uma candidata ao governo, a vice-governadora Mailza Gomes (PP), que, em 2026, pode estar como governadora.


PORTA NA CARA
QUEM esperar que o governador Gladson Cameli abra os cofres do governo para ajudar candidatos a prefeito pelo PP, no máximo, terão porta na cara. Cameli não vai querer se complicar mais do que já está complicado na Operação Ptolomeu.


ACOMPANHADO COM LUPA
POR conta da Operação Ptolomeu, o governador Gladson terá seus passos acompanhados com lupa. Não esperem que banque o Sílvio Santos e saia gritando “quem quer dinheiro”… para os candidatos do seu partido.


MALDADE POLÍTICA
QUE o Alysson Bestene (PP) não conseguiu decolar a sua candidatura a prefeito, é verdade; mas é uma maldade manter seu nome num cenário de fritura, com fogo amigo, que só lhe aumenta o desgaste. E, também, desgasta o PP, mais do que já está desgastado.


PELO VISTO…..
O SENADOR Alan Rick (UB) fique esperto ou vai ser engolido nas composições para a disputa da PMRB. Está tratando com capoeiristas profissionais. Ele sabe bem disso.


NOME MAIS COTADO
O EX-PREFEITO Francisco Tavares pode ser o nome a ser apoiado pela oposição para disputar a Prefeitura de Plácido de Castro. O nome de Márcio Pereira, que era visto como opção, não chegou nem a ser cogitado, sob o argumento da fragilidade eleitoral.


HORA HA
O JOABE LIRA foi o destaque entre os secretários do Tião Bocalom, mantendo a cidade limpa. Mas isso não quer dizer nada numa eleição. Se pensa que se elege vereador só com essa imagem e tapinha nas costas, pode esquecer. Os componentes de uma eleição são mais diversos.


A FOICE VAI COMER
PELO GRANDE número de novos candidatos a vereadores da Capital, dá para se prever que haverá uma renovação maciça na Câmara Municipal de Rio Branco. A foice vai rolar cabeças.


SÓ MULHERES
NÃO falo nem dos homens, mas vou citar apenas mulheres que serão candidatas a vereadores, com ampla chance de eleição: Elzinha Mendonça (PP), Lucilene da Droga Vale (PP), Lana Vaz (PSDB) e Degmar Kinpara (PSDB). Todas com estrutura.


CHAPAS DE PESO
MDB-PP-SOLIDARIEDADE-PSDB-União Brasil-PL conseguiram montar chapas competitivas para a Câmara Municipal de Rio Branco.


NÃO RENOVOU
AO OLHAR a chapa do PT para vereador se chega à conclusão de que o partido se acomodou nos 20 anos de poder e não renovou os quadros. Não tem um nome que possa ser considerado com grande densidade eleitoral.


FRASE MARCANTE
“Boa companhia encurta o caminho.” Ditado escocês.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.