Menu

Hospitais infantis do Amapá atingem 100% de ocupação e estado decreta emergência

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Diante do aumento expressivo nos casos de síndromes respiratórias, o governo do Amapá decretou, nesta terça-feira (20), situação de emergência na saúde pública. A decisão foi tomada após a lotação total dos leitos clínicos e de UTI no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) e no Pronto Atendimento Infantil (PAI), principais unidades pediátricas do estado.


Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), na última semana foi registrado um aumento de 25% nas internações pediátricas. Somente entre abril e o dia 20 de maio, o PAI atendeu 1.215 crianças com síndrome gripal e 257 com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).


Diante do cenário, o governo estadual anunciou uma série de medidas emergenciais para ampliar a capacidade de atendimento:

Anúncio


• Abertura de novos leitos;


• Reorganização do fluxo de atendimento nas unidades;


• Ampliação das salas vermelhas — áreas de suporte avançado à vida, funcionando como unidades semi-intensivas;


• Instalação de salas brancas — ambientes com controle rigoroso de contaminação, voltados ao atendimento seguro de casos mais delicados.


A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) alerta que o estado está em nível de risco para surtos de SRAG, especialmente causados pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) — responsável por quadros como bronquiolite, que compromete a oxigenação pulmonar. Também foram identificados casos de Influenza A e B, além de Covid-19.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress