Menu

Pesquisar
Close this search box.

Ideologia para todos os gostos na disputa da prefeitura 

A eleição do próximo ano será plural no tocante às ideologias de cada candidato a prefeito de Rio Branco. Teremos o secretário Alysson Bestene (PP), que é uma candidatura de um partido conservador e de centro. É um liberal. O deputado federal Ulysses Guimarães (UB), que é um extremista de direita e bolsonarista radical. Seu partido é o União Brasil. O prefeito Tião Bocalom, também com idéias de direita extremada e um declarado seguidor das ideias do ex-presidente Bolsonaro. Quer disputar a reeleição pelo PP, mas encontra resistências no partido. E o ex-prefeito Marcus Alexandre, que embora tenha disputado eleições pelo PT, não se enquadra no político de esquerda radical, é um conciliador. Deverá disputar a PMRB por um partido de centro, o MDB ou o PSD. Mas não é a ideologia de cada candidato ou alianças, que vão decidir a eleição, mas a empatia com o eleitorado que o candidato conquistar. O resto é apenas complemento durante a campanha. O jogo está aberto.


TÁ PEBADO E MAL PAGO
Caso o Marcus Alexandre aceite de vice de sua chapa para a PMRB alguém do PT ou do PC do B, como se diz no popular: “Está pebado”. Abriria brecha para reforçar os comentários que não se desvinculou desses partidos. PCdoB e PT estão igual pau seco, que se escorar neles cai junto.


CARA PLURIPARTIDÁRIA
A tese acima eu escutei ontem de um político defensor da candidatura do Marcus Alexandre, que ao seu ver ele tem que se desvencilhar da cara do PT.


PROCURA-SE UMA CANDIDATA
Pela informação que me foi passada por quem se encontra na articulação da candidatura do Marcus Alexandre, há uma busca por uma vice mulher.


DUAS EXPLICAÇÕES
Os que defendem esta alternativa argumentam que o eleitorado femenino é o maior da capital, e com uma mulher na chapa vem mais recursos eleitorais por lei para campanha. Ainda não há esse nome.


LEVA UMA VANTAGEM
O candidato a prefeito de Rio Branco pelo PP, Alysson Bestene, leva uma vantagem no seu perfil: não há contra ele nada que desabone sua conduta.


ELEIÇÃO ABERTA
A eleição de Cruzeiro do Sul está aberta. Mesmo mal nas pesquisas, o prefeito Zequinha terá uma aliança numerosa com partidos, deputados e vereadores e candidatos a vereadores. Um exército. Isso pesa Tem ainda tempo na gestão para chegar competitivo na reta final da disputa. O jogo não começou.


CHICÃO, É O CARA!
O deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) revelou ontem ao BLOG que há uma tendência de uma frente de partidos de esquerda apoiar o empresário Chicão (MDB) a prefeito de Mâncio Lima. Isso fortalece sua candidatura, que está muito forte.


DELEGADO PODE ENTRAR NO JOGO
O Delegado de Feijó, Railson Ferreira, pode entrar no jogo e ser candidato a prefeito por uma frente de partidos de esquerda e de centro, para enfrentar o nome a ser lançado pelo prefeito Kieffer. Tem ao seu favor o bom trabalho profissional e ser um nome novo na política de Feijó.


CARAS NOVAS
Acho salutar quando nomes novos na política resolvem disputar uma eleição majoritária. A política tem que estar sempre em renovação, para oxigenar com ideias jovens, tirando de cena as figuras cansadas de tantas eleições.


CABO ELEITORAL INVERSO
Em Tarauacá, o candidato favorito a prefeito, Rodrigo Damasceno, tem um cabo-eleitoral forte ao seu favor, a gestão fraca da prefeita Néia (PDT), sua principal adversária na disputa.


MP NA COLA
A prefeita de Tarauacá, Néia (PDT), falhou em não contratar bons assessores. Por isso tem o MP na sua cola desde o início da sua administração. O MP cumpre seu papel.


CAIXA BAIXO
A Câmara Municipal de Rio Branco tem um repasse polpudo da prefeitura, por causa do hoje alto orçamento da PMRB, ao qual está vinculada. No próximo orçamento vai cair o valor, e o caixa da Câmara vai lá para baixo.


INJURIADAS COM A MESA
Assessoras da ALEAC estão injuriadas e bravas, foram reclamar à mesa diretora que disse não ter como fazer nada, para não entrar em crime de homofobia. É que um assessor de um deputado está usando o mesmo banheiro delas. A mesa não vai querer entrar nesse debate, e nada mudará.


AR DA GRAÇA
O ex-governador Jorge Viana resolveu dar o ar da graça no cenário político regional, aparecendo esta semana numa reunião com o bloco de partidos da esquerda, para discutir a sucessão municipal de Rio Branco. O grupo apoiará a candidatura do Marcus Alexandre à PMRB, mesmo não sendo candidato pelo PT.


NÃO TEM NOME
Não há nem como o PT chiar sobre a candidatura do Marcus Alexandre por outro partido. É que não tem um nome nos seus quadros capaz de ser um candidato competitivo à PMRB.


ESTRATÉGIA DO MDB
Para o presidente do diretório municipal do MDB, Flaviano Melo, a estratégia da ex-deputada federal Jéssica Sales (MDB) de se fazer mais presente em Cruzeiro do Sul somente no próximo ano, está correta.


IGUAL A TODAS AS OUTRAS
A EXPOACRE será igual a todas as outras, com rodeio, shows de cantores de fora, rede de restaurantes, leilões de animais, stands empresariais, e não vai passar disso. O resto é conversa de todos os anos.


ELEIÇÃO ACIRRADA
Caso o deputado Gerlen Diniz (PP) seja candidato a prefeito de Sena Madureira, deveremos ter uma das disputas mais acirradas do próximo ano. Gerlen e o prefeito Mazinho Serafim são inimigos declarados.


FORÇA ZERO
Não adianta o prefeito em exercício, Raimundo Neném, abrir diálogo com o SINTEAC, porque se tomar alguma medida a favor da categoria, quando o Bocalom assumir, derruba. Sua força é zero.


CHEGOU COMO GENERAL
Para um importante dirigente do MDB o problema foi que, o deputado Emerson Jarude, chegou no partido como recruta e queria ostentar o posto de General quatro estrelas. “Com sua maneira de ser, ele tem que criar um partido só dele”, completou o interlocutor.


FRASE MARCANTE
“O medo de perder, tira a vontade de ganhar”. Autor desconhecido.


NÃO VOLTA ATRÁS
O prefeito Tião Bocalom não vai mesmo receber os grevistas do SINTEAC. E nem vai dar o reajuste que a categoria pretende. É a informação que a coluna tem do caso.


TUDO PASSA PELA DROGA
Invariavelmente, você abre um site e lá está uma matéria com a apreensão de drogas, seja pela PM, Polícia Cívil ou PF. Toda a violência no estado, com execuções rotineiras, passa pela guerra das drogas. Não é por omissão das nossas forças policiais. A questão é que o Acre virou corredor do tráfico.


FINAL DO ANO
Pesquisas dos principais institutos do estado estão programadas para o final do ano. Tempo em que os candidatos a prefeito, já trabalharam para projetarem as suas candidaturas.


COMUNICADO OFICIAL
O prefeito Bocalom deve receber um comunicado logo após a EXPOACRE do diretório municipal do PP, de que o candidato oficial a prefeito do partido deverá ser o secretário Alysson Bestene. A entrega será pessoal.


NÃO TENHO NEM DÚVIDA
Não costumo conversar amiúde com o prefeito Bocalom, mas não tenho nem dúvida que não aceitará o documento e continuará sua candidatura no PP, mantendo a confusão. A novela não termina este ano e terá ainda muitos capítulos até o PP ter o seu candidato registrado no TRE-AC. Aguardem.


PORTEIRA ABERTA
A eleição para o governo em 2026 está com a porteira aberta. Por um fato simples: o governador Gladson Cameli, que seria um nome forte, não poderá disputar mais um mandato. Deve sair para o Senado. E nesse caso a disputa fica aberta e nivelada.


DEPOIS RECLAMAM
Pela remada da canoa não deveremos ter em Rio Branco nenhuma mulher de candidata a prefeita. Mesmo sendo maioria no eleitorado. Depois reclamam da falta de espaço na política. A omissão é que deixa os homens como maioria nos parlamentos e prefeituras.


ENTRA QUEM QUER
Discussão tola essa em torno dos colégios cívico-militares. Ninguém é obrigado a matricular o filho neste modelo de ensino. E, tampouco, deve ser o modelo educacional do país.


FRUSTRAÇÃO POLÍTICA
O que frustra os grupos bolsonaristas é que nada do caos que pregavam na campanha aconteceu com a vitória do Lula. O Bolsonaro perdeu e o mundo não acabou.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.