Menu

Pesquisar
Close this search box.

O carão de Marcio Bittar

NA RECENTE reunião de lançamento da pré-candidatura da prefeita de Senador Guiomard, Rosana Gomes, o senador Marcio Bittar (UB/AC), que jacta-se nas entrevistas de ser “mais extrema-direita que o Bolsonaro”, chegou ao ápice do radicalismo no discurso feito durante o ato. Respeito muito o Bittar por ter posição, mas passo longe de concordar com seu radicalismo político, na base do dualismo: quem pensa como eu penso, é do bem; quem não pensa como eu penso, é do mal.


Esse sempre foi o discurso da Frente Popular do Acre (leia-se PT). Bittar passou do tom da civilidade e da verdade, ao dar um carão explícito nos ocupantes do governo que, no raciocínio dele, só existe devido ao prestígio do Bolsonaro e todos têm que votar em quem ele apoia. Vamos ao maior expoente do governo, o Gladson Cameli: é tão falso como uma nota de R$ 300 que o Gladson se elegeu ancorado no Bolsonaro.


Foi contra a posição de Bolsonaro na pandemia. Gladson se elegeu para mais um mandato ao governo no primeiro turno, não por obras na sua gestão, e nem por apoio de partidos ou candidato a presidente; mas pelo seu carisma pessoal, sua simpatia, e por ser querido pelo eleitorado. Tem uma empatia com o eleitor ainda a ser estudada. O Gladson tem estrela própria. A sua votação foi pessoal.


O Marcio pode defender mil vezes a corrente ideológica que professa, mas não tem o direito de dar pito em quem não lhe segue. A eleição na Capital é paroquial, distante de ex-presidente e presidente: vota-se no nome. Alguém precisa contar isso ao Marcio Bittar (UB/AC).


PARA DEIXAR CLARO
PARA que não pairem dúvidas sobre o comentário acima, vamos por partes: não tenho nenhum contrato profissional com o governo do Gladson; não tenho parente ou aderente empregado no governo. Então, fico livre para opinar. Mesmo porque a fama de alguns de seus assessores mais próximos é de não cumprir o acertado. Por isso, prefiro passar longe da fila do gargarejo desse governo e da tal Thera.


GRANDE DÚVIDA
A ex-presidente do Iteracre Gabriela Câmara, que fez apenas o feijão com arroz na direção do órgão (nada de excepcional para se registrar), se desincompatibilizou e será candidata a vereadora. Será uma campanha com forte estrutura financeira. Deverá ter o apoio da mãe e deputada federal Antônia Lúcia (Republicanos).


MULHERES TUCANAS
Lana Vaz e Degmar Kinpara são as mulheres mais destacadas na chapa do PSDB para a Câmara Municipal de Rio Branco.


DESAFIO DOS VOTOS
NUMA roda de discussão no MDB, quando falaram na potencialidade de reeleição da vereadora Elzinha Mendonça (PP), seu ex-marido Heitor Júnior (MDB), que também é candidato a vereador, retrucou duro: “Ela não tem voto, quem lhe elegeu vereadora fui eu”. Essa será uma disputa interessante, com tom de ex-família.


AFILHADO ABANDONADO
O ATO de apresentação da pré-candidatura de Gilson da Funerária (PSD) a prefeito de Senador Guiomard teve um perrengue: ele esperou uma hora pela chegada da apoiadora (sic) ex-deputada federal Vanda Milani, que não deu as caras. A dúvida é saber se ela abandonou o afilhado.


ELEIÇÃO SE GANHA NA CAMPANHA
QUE a Jéssica Sales (MDB) é forte candidata a prefeita de Cruzeiro do Sul, nem se discute. Só que isso não quer dizer que já ganhou do prefeito Zequinha Lima (PP). Eleição se ganha na campanha. E neste longo tempo de jornalismo, já vi muito favorito perder a eleição dada como certa. Cautela, pois!


TODO VAPOR
O PREFEITO Tião Bocalom está com equipes de asfaltamento de ruas a todo vapor nas regionais dos bairros. Não quer falar de política, no momento.


RASTEIRA E HUMILHAÇÃO
O SENADOR Alan Rick (UB/AC) foi humilhado e tratado como um “Zé Ninguém” na reunião do União Brasil. Por isso, está coberto de razão ao anunciar que deixará o partido.


DECISÃO TOMADA
SEGUNDO a nota oficial do União Brasil, será o partido que indicará o vice na chapa do prefeito Tião Bocalom (PL), que brigará por mais um mandato. Não foi escolhido o vice.


NINGUÉM MAIS INFLUENTE
NINGUÉM é mais influente quando se trata de decisão política junto ao prefeito Tião Bocalom (PL) do que o senador Marcio Bittar (UB/AC). Não dá um passo sem ouvir o Bittar.


PREGO SEM ESTOPA
O SENADOR Marcio Bittar (UB/AC) é sagaz. Sabe que se o Bocalom ganhar terá toda a PMRB no seu palanque em 2026, pedindo votos para sua reeleição ao Senado. Por isso, esse súbito encanto pelo Bocalom. O Bittar não dá prego sem estopa.


É UMA VERGONHA
O GOVERNO do Gladson vai se encerrar; entra subsecretário e sai subsecretário de Esportes, e o estádio Arena da Floresta, o maior palco do futebol continua abandonado e sem jogos, o que é uma vergonha, uma página lamentável no esporte acreano.


NÃO DEPENDE
A CANDIDATURA de Alysson Bestene (PP) não depende só dele, mas da decisão do governador Gladson Cameli e de mais ninguém. É assim que a banda toca.


SEM CHANCE
PERGUNTEI ontem a um integrante do grupo de oposição ao prefeito de Plácido de Castro, professor Camilo, sobre a chance do Márcio Pereira ser candidato a prefeito do grupo, e a resposta foi curta: “Zero, não tem voto para encher uma cuia”.


DIREITA FALSA
O DEPUTADO FEDERAL Roberto Duarte (Republicanos) diz ser o único candidato a prefeito da Capital da “direita verdadeira”. E explica: “O Tião Bocalom foi secretário de Agricultura do governo Jorge Viana. E o Marcus Alexandre era filiado ao PT”.


NOME NATURAL
DENTRO da aliança formada com o prefeito Tião Bocalom, nada mais natural que o União Brasil indique o médico Fábio Rueda (UB/AC), como o vice da chapa. Depende só dele. O seu problema é ter muitos compromissos profissionais como médico, fora do estado. Teria que estar mais presente na Capital, se o Bocalom ganhar.


NÃO CREIO
O DEPUTADO FEDERAL Roberto Duarte (Republicanos) diz que vai consultar o partido sobre a candidatura dele a prefeito da Capital. É uma maneira sutil de mostrar que não será candidato. Afinal, ele é o presidente do diretório municipal.


NOMES NA DISPUTA
Néia (PDT), Rodrigo Damasceno (PP) e Zé Filho (Republicanos) devem ser os nomes que disputarão a Prefeitura de Tarauacá.


ATO PRESTIGIADO
MUITO prestigiado, o ato de lançamento da pré-candidatura da prefeita Rosana Gomes (PP) a mais um mandato. A aliança será formada pelo PP-PL-Republicanos e União Brasil.


FRASE MARCANTE
“Você nunca achará o arco-íris, se você estiver olhando para baixo”. Charles Chaplin.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.