Conecte-se agora

Flaviano Melo descarta aliança com Marcio Bittar

Publicado

em

O PRESIDENTE DO MDB, deputado federal Flaviano Melo, disse ontem ao BLOG estar completamente descartada a hipótese da retirada das candidaturas da deputada federal Jéssica Sales (MDB) ao Senado ou da deputada federal Mara Rocha (MDB) para o Governo, para abrir espaço a uma aliança com o grupo do senador Márcio Bittar (União Brasil). “Os espaços do governo e para senador estão ocupados e não comportam mais discussões”, avisou Flaviano, para quem ambas só não serão candidatas se não quiserem.

Ele se disse entusiasmado com os indicativos que o partido tem sobre as candidaturas da Mara e da Jéssica, que tendem a crescer ainda mais na medida em que a campanha começar. O MDB só não escolheu até o momento quem será o vice da candidatura ao governo, a escolha deve comportar ainda uma discussão partidária. O MDB apoiar o senador Márcio Bittar numa eventual candidatura dele ao Palácio Rio Branco, está descartada, segundo o deputado federal Flaviano Melo (MDB).

TUDO PENDENTE

ENQUANTO o governador Gladson Cameli não se pronunciar, oficialmente, sobre quem será o vice na sua chapa da reeleição, o assunto fica só nas especulações.

ASSUNTO DELICADO

NO CASAMENTO, na civilização ocidental, quem escolhe a noiva é o noivo. Se o noivo escolher mal terá problemas todos os dias, e a relação vira um inferno astral. Assim, também, é na questão do vice. Se a escolha não for pessoal, de alguém da confiança, e o candidato ao governo ganhar, corre o risco de dormir com o inimigo durante todo o mandato.

PAULO XIMENES

SOUBE ontem que o militante político Paulo Ximenes, é candidato a deputado estadual pelo PSD. Boa notícia. O Ximenes é um quadro preparado. Na Assembleia Legislativa se formulam as leis, por isso não se deve votar em alguém sem a devida qualificação profissional.

TEM O MAPA NAS MÃOS

NINGUÉM PENSE QUE, o Gladson atua de forma amadora na eleição, faz acompanhamento do mapa eleitoral por pesquisas; sobre a sua aceitação, sobre os adversários, e as rejeições dos candidatos majoritários.

RAPOSA PRATEADA

O ARIOSTO MIGUÉIS, é uma lenda viva da política acreana. Viveu o terror da ditadura e a fase de transição para a democracia. Foi bom vê-lo numa entrevista ao Bar do Vaz, no Ac24 horas, comandado pelo Roberto Vaz. “Raposa Prateada” era o slogan usado nas campanhas, alusão aos cabelos embranquecidos.

PROJETO DE LONGO ALCANCE

O PROJETO do deputado federal Alan Rick (União Brasil), de fomentar nos municípios a criação de escolinhas de futebol para crianças e adolescentes, através da destinação de emendas do seu mandato, tem alcance social, porque tira a juventude pobre da ociosidade, pela falta de oportunidades. Educação não é gasto, é investimento no futuro. É um bom parlamentar.

APOSTANDO NOS VOTOS

O PT aposta numa espetacular votação do candidato a deputado, Marcus Alexandre (PT), para ajudar o partido a eleger, pelo menos quatro candidatos à ALEAC.

CASA E BOTÃO

O SENADOR Sérgio Petecão (PSD) e a prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem (PT), estão umbilicalmente ligados, nesta eleição. Ambos cumprem agenda no município, esta semana, sobre emendas destinadas à prefeitura. Vanda Milani, candidata ao Senado, é sogra da prefeita Fernanda, e está na chapa do Petecão.

O TEMPO É O SENHOR DA RAZÃO

PELAS informações que chegam, o governador Gladson não deve se pronunciar sobre o nome do vice da sua chapa de imediato. Deve fazê-lo apenas perto da convenção do PP, até o fim de julho. Não quer pressão.

NOMES FORTES

MEIRE SERAFIM e Fábio Rueda, são dois nomes muito fortes na chapa para deputado federal do União Brasil. E, na chapa do REPUBLICANOS; são fortes a Keiliane Cordeiro e o Israel Milani. Os quatro, com boa estrutura.

CAMPANHAS DIFERENTES

PARA governador e senador a campanha é mais complicada, pela abrangência estadual. Já para deputado federal, o candidato basta ter uma boa equipe de coordenação de campanha, estrutura financeira, e pode se eleger em regiões escolhidas.

CORRENDO O MUNDO

O CANDIDATO AO GOVERNO, senador Sérgio Petecão (PSD), está como se diz no popular, correndo o mundo. Depois de reuniões pelas barrancas do Purus, esticou ao Alto Juruá, e nesta semana a agenda é no Alto Acre.

BOM DE CAMPANHA

ATÉ os seus adversários reconhecem que, o senador Sérgio Petecão (PSD), sempre cresce numa campanha.

APOIO OFICIALIZADO

A FEDERAÇÃO formada pelo PT-PCdoB, PV, deve formalizar em reunião prevista para amanhã, com a presença do PSB, o apoio à candidatura do deputado Jenilson Leite (PSB) ao governo. Até que enfim!

MUITO IMPROVÁVEL

CASO não consiga colocar a Márcia Bittar (PL) como a vice na chapa do governador Gladson, é muito improvável que em represália, o senador Márcio Bittar (União Brasil), saia candidato ao governo, porque não se preparou para o cenário. Não contaria com a totalidade da sua atual base política, e ele sabe disso.

JOGA COM O CRESCIMENTO

COM o apoio formal do PT à candidatura do deputado Jenilson Leite (PSB) ao governo, a cúpula do partido aposta que, ao médio prazo, ele deve subir mais nas pesquisas do meado do mês de julho em diante.

O CANDIDATO É A SIMONE

A candidata ao governo pelo MDB, deputada federal Mara Rocha, uma bolsonarista radical, já foi cientificada pela direção medebista, que o partido fará campanha para senadora Simone Tebet (MDB) à presidência.

JOGANDO COM OS NÚMEROS

OS articuladores políticos da candidatura do professor Cláudio Ezequiel (PV) a deputado federal, acreditam ter ele chance de emplacar na federação PT-PCdoB-PV. Argumentam que, Léo de Brito (PT) e Perpétua Almeida (PCdoB), diminuíram suas votações na última campanha. E que, ele se saiu como protagonista na greve da Educação e no combate ao governo. A conferir.

MILAGRES DA POLÍTICA

É IMPRESSIONANTE, como a política opera milagres numa eleição. Quem nunca abriu uma Bíblia ou frequentou um templo, vira evangélico; que nunca pisou no seringal vira seringueiro ou filho de seringueiro; declara que foi engraxate e vendedor de bribotes, na infância. Outros que são filhos de lavadeira, de empregadas domésticas e atc. Vale tudo para se mostrar humilde na campanha e enganar o eleitor.

SUELEN CARLOS

É um dos nomes mais leves e cativantes na chapa do PSD, para deputada federal. A Dra. Suelen é um quadro altamente preparado, entre as mulheres candidatas.

LONGE DA CÂMARA FEDERAL

PELA informação que tenho, a senadora Mailza Gomes (PP) nem pensa em disputar uma vaga para a Câmara Federal, mas que vai tentar novo mandato no Senado.

ESPAÇOS OCUPADOS

NÃO ESTÁ ERRADA. As principais lideranças do PP já estão comprometidas com candidatos a deputado federal. O que dificultaria a sua candidatura.

FRASE MARCANTE

“A doçura deriva da pureza da alma”. Madame Monmarson.

Acre

Nossa Senhora da Glória leva multidão de fiéis às ruas no Juruá

Publicado

em

O público esperado de cerca de 60 mil pessoas não foi confirmado pelos órgãos oficiais mas uma verdadeira multidão percorreu as ruas de Cruzeiro do Sul nesta segunda-feira, 15, em louvor à Nossa Senhora da Glória.

“É um momento de olhar pra frente com mais serenidade, mais esperança e ânimo com a proteção de Nossa Senhora e Deus nos abençoando”, ressaltou o bispo Dom Flávio.

Muita gente estava na caminhada pagando promessa feita à santa. Aos 88 anos, o aposentado Nilton Felix, com a imagem de Nossa Senhora da Glória nas mãos foi agradecer pela saúde depois de contrair Covid-19. “Ela é mãe bondosa e merece agradecermos”, cita.

Como seu Nilton, muitos idosos participam da Procissão, que é o maior evento religioso do Acre. Mas os jovens também marcam presença.

Rafael Medeiros de 16 anos e Jéssica Santos de 17 anos, são coroinhas da Catedral Nossa Senhora da Glória. Ele diz que mesmo sendo “zoado” pelos amigos gosta de participar das atividades religiosas. “Fico orgulhoso no dia da Procissão porque vamos na frente”.

Ela caprichou no visual para estar na Procissão. Pra estar bonita pra Deus é Nossa Senhora da Glória”, explicou.

Os altares vivos e os barrancos iluminados com velas tornaram o percurso da Procissão ainda mais bonito. Na chegada de volta a Catedral uma Missa campal foi realizada e o evento foi encerrado com um show do Frei Renan.

Continuar lendo

Acre

Procissão de Nossa Senhora da Glória atrai políticos em campanha

Publicado

em

Além do governador Gladson Cameli e do prefeito do município, Zequinha Lima, vários outros políticos participaram da Procissão de Nossa Senhora da Glória em Cruzeiro do Sul nesta segunda-feira, 15. O candidato ao senado Ney Amorim (Podemos) e o deputado estadual Luiz Gonzaga, não saíram de perto do governador Gladson Cameli durante o percurso.

O ex-prefeito do município, ex-deputado estadual e federal e primo de Gladson, César Messias, e Jenilson Leite, candidatos ao senado e à suplência pelo PSB, respectivamente, caminharam juntos seguindo a imagem da santa. No caminho foram cumprimentamos por Cameli.

O candidato ao governo Sérgio Petecão, também esteve no evento religioso. Nesta terça-feira, 16, junto com a candidata ao senado Vanda Milani, ele vai inaugurar o comitê político de Cruzeiro do Sul.

Nazaré Araújo, candidata ao senado pelo PT, chegou à procissão com a ex-primeira dama do Acre, Marlúcia Cândida. Ela é filha do cruzeirense José Augusto, o primeiro governador eleito do Acre.

A deputada federal Perpétua Almeida e o marido deputado estadual Edvaldo Magalhães, ambos do PCdoB, também acompanharam a imagem da santa e cutucaram os demais políticos presentes. “Nós estamos aqui na Procissão todo ano, independente de ser ano de eleição”, afirmaram

A Procissão teve 3 quilômetros de percurso com algumas ladeiras. Nem todos os candidatos foram até o final da caminhada religiosa, que foi iniciada e concluída em frente à Catedral de Nossa Senhora da Glória.

Continuar lendo

Acre

Acre tem mais duas notificações de casos suspeitos de Monkeypox

Publicado

em

Um homem de 34 anos, morador do estado de Mato Grosso e que está em Rio Branco a trabalho e uma criança de 6 anos são dois novos casos suspeitos de ‘doença dos macacos’ registrados no Acre. O adulto viajou à Europa há 20 dias. Apresentou lesões cutâneas no dia 07/08/2022, negou febre e dores de cabeça e no corpo. Esteve no Pronto Atendimento da UNIMED hoje pela manhã (15), realizou coletas e foi liberado com orientação de isolamento fora da Unidade de Saúde por 21 dias ou até sair o resultado dos exames.

A criança de 6 anos, do sexo masculino, residente de Rio Branco, deu entrada na UPA da Sobral hoje pela manhã (15), apresentando febre e erupções cutâneas pelo corpo. A mãe relata viagem em família para o município de Brasiléia com passagem em Cobija na Bolívia há 18 dias. Outras duas pessoas da mesma família apresentaram sintomas, uma de três anos e outra de 17 anos, sendo orientados a passarem por avaliação na unidade de saúde. O paciente segue internado em isolamento na UPA da Sobral.

O CIEVS ACRE e CIEVS Rio Branco seguem com acompanhamento e investigação do caso. O estado do Acre segue com um caso positivo em Rio Branco, que já está de alta médica, seis casos suspeitos residentes do estado do Acre e um residente de outro estado aguardando resultado em Rio Branco.

Continuar lendo

Acre

Criador da bandeira de Xapuri morre em Rondonópolis, no Mato Grosso

Publicado

em

A família informou que Francisco Figueiredo Guimarães, que foi o criador da Bandeira de Xapuri, morreu na manhã desta segunda-feira (15), de câncer, em Rondonópolis, no estado do Mato Grosso, onde ele vivia há muitos anos.

Conhecido em Xapuri pela alcunha de Chico Barrão, Guimarães foi vencedor do concurso autorizado pelo Decreto Municipal nº 139 de 8 de março de 1973, que instituiu o pavilhão xapuriense. Ele era funcionário aposentado do Banco da Amazônia.

O desenho idealizado pelo xapuriense há 49 anos traz a descrição da margem da confluência do Rio Acre e com o Rio Xapuri, a machadinha, a seringueira e a estrela altaneira, símbolo da Revolução Acreana.

Chico Barrão era um dos cinco filhos do casal Francisco Dias Guimarães e Ricarda Figueiredo da Silva, mais conhecida como Zizi. Após a morte do marido, Zizi voltou a casar, com o seringueiro Antônio Firmino da Silva, com quem teve mais uma filha.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!