Menu

Pesquisar
Close this search box.

Nada de novo na Frente Ocidental

O que já era previsto bem antes da pré-campanha avançar e no que já se apostavam todas as fichas, que a polarização pela disputa do governo aconteceria entre os candidatos Marcus Alexandre (PT) e Gladson Cameli (PP), não só aconteceu, mas permanece estável. Gladson como um nome forte que a oposição nunca teve para a disputa governamental nas duas últimas décadas e do outro lado Marcus Alexandre (PT), que vem de duas vitórias para a prefeitura de Rio Branco e ancorado na máquina do governo petista. O candidato que poderia embaralhar o jogo com o seu discurso populista, por ser qualificado, o Coronel Ulisses Araújo (PSL), não conseguiu pegar vento. É pelo menos o que as pesquisas mostraram. Neste mês teremos as convenções regionais que oficializarão as candidaturas majoritárias, virá em seguida a campanha propriamente dita e a partir desta etapa, se saberá se o quadro desta disputa dura e sem um amplo favorito vai se arrastar até o dia da votação. O jogo está aberto.


RECEITA DE BOLO
Gabriela Câmara, filha da ex-deputada federal Antonia Lúcia (PR), diz que não foi conversar sobre futuras alianças e política com o candidato ao Senado, deputado Ney Amorim (PT), mas sobre “valores cristãos.” A versão que foram discutir receita de bolo ficaria mais aceitável.


NÃO SE JUNTA
O apoio do grupo da ex-deputada federal Antonia Lúcia (PR) pode ir sim para o deputado Ney Amorim (PT), numa aliança que não teria nada de anormal. O Márcio Bittar (MDB) sempre esteve fora da alça de mira de apoio do PR, depois do famoso entrevero Antonia Lúcia e a Márcia Bittar, no palanque do comício do Aécio Neves (PSDB), no Acre. Alguém esqueceu?


NÃO HOUVE AUMENTO DE EFETIVO
Após tantas discussões nas redes sociais sobre o aumento do efetivo do Gabinete Militar do governador, como jornalista, fui checar as versões conflitantes. De fato não houve o aumento.


HIPÓTESE ZERO
A hipótese da deputada Leila Galvão (PT) não ser candidata à reeleição por ter um ato de sua administração como prefeita de Brasiléia em grau de recurso no TCE é zero. A Leila é passível de qualquer crítica política ou ideológica, jamais, sobre a sua honestidade. É inquestionável!


NOTA DEZ
Quando a inteligência policial funciona nenhum meliante escapa. Um da dupla que andava assaltando restaurantes já foi preso. O outro é questão de tempo. Nota 10 à polícia.


BARRADA NO BAILE?
A candidata à deputada federal, Charlene Lima (PTB), está tendo condicionada a sua entrada na chapinha da oposição de candidatos a deputado federal a que também leve o seu partido a se coligar na chapa de estadual. Os seus candidatos não aceitaram e ficou criado o impasse.


PRIMEIRO, OS MEUS
É que a chapa do PTB é viável para fazer um deputado estadual e brigar pelo segundo na sobra. Se juntar-se ao SOLIDARIEDADE, por exemplo, colocaria o PTB com um maior risco para eleger um deputado. O SOLIDARIEDADE tem alguns medalhões. PTB certo. Primeiro, os meus.


MOSTRANDO SERVIÇO
Onde você passa pela cidade avista frentes de tapa-buraco da prefeitura de Rio Branco. Não se pode dizer que a prefeita Socorro Nery assumiu o cargo e deitou na fama. Está muito ativa.


JOGO POLÍTICO
As discussões duras envolvendo vereadores da oposição e da base da prefeita Socorro Neri na Câmara Municipal de Rio Branco estão dentro da normalidade. Seria anormal um parlamento com vereadores sem abrir debates, sem questionar, porque lá não é um mosteiro budista.


CASA DE DEBATES
O vereador Jackson Ramos (PT) poderia assimilar não ser a Câmara Municipal um convento.


PAUTA POSITIVA
A incorporação dos penduricalhos (gratificações e etc) no salário dos policiais militares foi extremamente positiva para a corporação, porque todos os benefícios extras passarão a ser efetivos. E o novo valor servirá de cálculo para a aposentadoria da tropa. Foi uma medida acertada do governador e uma pauta política positiva. Tudo se juntou e virou salário.


DEBATE POSITIVO
São positivos os debates que a deputada Eliane Sinhasique (MDB) promove nos bairros com as mulheres, colhendo depoimentos sobre suas necessidades. Quer incluir o apanhado no Plano de Governo de todos os candidatos a governadores. Um trabalho parlamentar pragmático.


UMA DAS MAIS ATUANTES
A deputada Eliane Sinhasique (MDB) tem sido uma das mais atuantes parlamentares desta legislatura. Cumpre com coragem e determinação o seu papel de ser oposição ao governo, mas também alia a ação da tribuna a vários trabalhos nas áreas social e profissionalizante.


RECUPERAR PERDAS
A adesão do candidato a deputado federal Chicarlos à campanha do candidato ao governo, Marcus Alexandre (PT), se torna mais importante politicamente por ocorrer numa região em que o PT perdeu duas prefeituras, a de Feijó e Tarauacá, colégios eleitorais de muitos votos.


PT NÃO SE RECUPEROU
Em Sena Madureira, o PT perdeu a última eleição para o governo por boa margem de votos nos dois turnos. E nesta eleição não mostra reação. Todos os deputados eleitos são da oposição, que agora também tem um prefeito bem avaliado, o Mazinho Serafim (MDB).


MAIS VOTOS NO TABULEIRO
Não foi uma deputada atuante na Assembléia Legislativa. Passou em brancas nuvens. Mas foi uma boa prefeita de Sena Madureira. Por isso, a candidatura da ex-prefeita Toinha Vieira (PSDB) à ALEAC jogará muitos votos no colo da oposição. Toinha é uma política que tem muitos eleitores fiéis.


PODE ESQUECER ISSO
O senador Jorge Viana (PT) tem o que mostrar de realizações em seu governo, mas esqueça a sua pregação que fará uma campanha franciscana. Primeiro que os tempos são outros, segundo que não é candidato a Bispo, e terceiro que se não montar parcerias terá dificuldades.


QUESTÃO PRIMORDIAL
A questão primordial da disputa do Senado é que as candidaturas são parelhas, as pesquisas estão mostrando que não há grande diferença de intenções de votos entre as candidaturas.


LER AS PESQUISAS
É preciso saber ler as pesquisas. Aparecer na ponta não significa dizer que são votos consolidados, quando na verdade são meras intenções de votos. A consolidação vai acontecer à medida que a campanha avançar e estas ainda nem começaram. É quando o bicho pega.


COMPLETAMENTE DISSOCIADA
Os coordenadores da candidatura do Coronel Ulisses Araújo (PSL) ao governo não apostem na tese de que a vinda de Jair Bolsonaro (PSL) ao Acre vai turbinar a candidatura dele. As eleições no Acre sempre acontecem de forma dissociada da eleição presidencial, é regionalizada.


EXEMPLO A SER CITADO
O maior exemplo disso é que o PT, mesmo governando o Estado e o Lula sendo candidato a Presidente da República, ele sempre perdeu a eleição no Acre. Eleição majoritária por esta terra de Galvez é decidida de forma paroquial, pela empatia do candidato a governador.


DANDO COMO CERTA
A cúpula do MDB dá como certa a cassação dos mandatos dos vereadores cruzeirenses Lucila Brunetta e Marivaldo, que deixaram o MDB para disputarem a eleição da ALEAC pelo PP. A primeira audiência na justiça já aconteceu. O argumento dos advogados de ambos é que deixaram o MDB por não avalizar os escândalos que a sigla se envolveu no cenário nacional.


DIFÍCIL DE EMPLACAR
Ninguém sabe o que passa pela cabeça do magistrado que vai julgar o caso, mas advogados consultados pela coluna disseram ser muito difícil de emplacar esta tese que saíram do MDB pela desmoralização política da sigla. Acham que praticaram a infidelidade partidária.


RACHA NO GRUPO
Independente da sentença que vier sobre o pedido de cassação dos vereadores Marivaldo e Lucila Brunetta, um fato ficou escancarado, que é o racha no grupo do ex-prefeito Vagner Sales. Tanto Lucila como Marivaldo eram vereadores do seu círculo político mais próximo.


DÚVIDA NO MDB
Nem entre os deputados do partido e mesmo na cúpula do MDB, ninguém sabe afirmar com certeza quem será o candidato a deputado estadual, se o ex-prefeito Vagner Sales (MDB) ou a sua mulher Antonia Sales (MDB). Qualquer um dos dois será uma candidatura forte no Juruá.


SERÃO MESMO CANDIDATOS?
Jornalistas que cobrem os trabalhos da Assembléia Legislativa se perguntavam ontem se a Perpétua Almeida (PCdoB) será mesmo candidata à deputada federal e o marido Edvaldo Magalhães (PCdoB) a deputado estadual . Estão devagar, quase parando. Fala-se isso porque sempre fizeram campanhas alegres e com um bom visual.


CAMPANHA INTERESSANTE
As pesquisas que foram publicadas e as de consumo interno dos partidos que vi até o momento mostram que, nenhum dos candidatos ao Senado pode mandar colocar a picanha na brasa por conta da vitória. É uma campanha recheada de bons nomes. Claro que, os que estão no mandato e os que de uma forma ou outra são conhecidos, os que estão ancorados em partidos estruturados, levam uma maior vantagem sobre os nomes que nunca foram ás urnas. E como é uma campanha de tiro curto, que terá o restante deste mês e mais agosto e setembro para consolidaram seus nomes, os candidatos têm que correr. Nas pesquisas do fim deste mês e da primeira quinzena de agosto já se dará para ter um quadro mais nítido do Senado, as candidaturas mais fortes passarão a compor o primeiro pelotão. Por enquanto continua embaralhado e sem um amplo favorito.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.