Menu

Pesquisar
Close this search box.

Chapinha mais forte do que nunca

A presidente do PMN, Dra. Valdete, desmentiu ontem em postagem na rede social qualquer possibilidade da chapa formada pelo PPS-PSC-PTB-SD-PMN-PTC ser desmontada para servir de escada num chapão aos candidatos dos partidos tradicionais. “Acho bom respeitar os partidos e a vontade partidária. Não vamos servir de escada aos partidos maiores para fazer legenda aos que não fizeram o dever de casa”, falou. Valdete acrescenta ainda na sua postagem em tom de revolta que, um sentimento une os seis partidos da chamada chapinha, que é a lealdade à candidatura do candidato ao governo, Gladson Cameli (PP). A chapa tem como candidatos à Câmara Federal Jamil Asfury (PSC), Charlene Lima (PTB), Vanda Denir (SD), Rosana Nascimento (PPS), Junior Santiago (PTC) e Dr. Edson (PMN), com potencial de votos para eleger um deputado. A presidente do PMN, Dra. Valdete (foto), faz uma análise fria e acertada de que, se todos forem para o chapão correm o sério risco de só engordar os nomes das siglas tradicionais e eleger os seus medalhões. Na verdade, o sonho dos partidos maiores sempre foi a explosão da chamada “chapinha dos nanicos”, para se beneficiarem da legenda e garantir a eleição dos seus candidatos a Federal. Este roteiro de pressão acompanho há tempos.


VÃO COMETER SUICÍDIO
Se os dirigentes do PSC-PTC-PMN-SD-PTB-PPS cederem às pressões dos grandes partidos correm o sério risco do suicídio político de todos os seis candidatos a deputado federal. É só olhar os que estão no chapão e ver as suas estruturas de campanha para chegar à conclusão.


MESMO ERRO
Ocorre na oposição o mesmo erro que ocorreu na FPA. Os partidos maiores apostaram que como era tradicional os chamados nanicos mais uma vez serviriam de bucha de canhão num chapão. Mas parece que estes cansaram de servir de escora para os outros alçarem vôos.


CAMPANHA DE RESULTADOS
A deputada Juliana Rodrigues (PRB) faz uma campanha calada, mas redonda, com muitas adesões, a chamada campanha de resultados. Simpática, é perita na arte de conquistar votos. E terá toda a estrutura da Igreja Universal trabalhando a favor da sua reeleição. Que pesa!


CENA IMPACTANTE
Não temos mais como avançar em barbárie. O vídeo de ontem do depoimento de um menor momento antes de ser executado a golpes de terçado é uma cena impactante e chocante. Retrata muito bem o momento que vivemos da perda de valores morais e familiares.


NÃO BEIREMOS O RADICALISMO
Tenho críticas ao fato de deixarem a violência chegar ao estágio atual na Capital, que virou bandeira política e de debates na sociedade. Mas discordo em um ponto de políticos da oposição: que o governo nada fez na Segurança. Fez! Entregou armamentos, equipamentos de proteção, veículos, às forças policiais. Pode se criticar o planejamento de ações, o resultado, jamais ser o governo estadual omisso. No debate político, a emoção, o partidarismo deve ficar de lado.


NÃO ENTRA NA PAUTA
Não deve entrar na pauta do debate sobre a violência a ação da PM e Polícia Civil, porque são heróis no combate à criminalidade, com o baixo efetivo das suas forças. Existem poucos policiais para a demanda. E isso, tende a se agravar com as levas de novas aposentadorias.


É O QUE SE ESPERA
O que se espera dos candidatos ao governo é que na campanha, nos debates na televisão, tragam soluções práticas para diminuir os índices de violência, um planejamento de ações viáveis e que possam ser eficazes. Que não venham com soluções mágicas e mirabolantes.


SALDO DO MANDATO
A prefeita Socorro Nery assina hoje ordens de serviços para diversas obras na Capital. A construção de academias populares, galpão para empreendimentos de economia solidária, cobertura de quadra poliesportiva e construção da Arena Cultural. Nada disso não seria possível não fosse o empenho do deputado federal Léo de Brito (PT) em liberar emendas com recursos para a execução dos referido projetos. O Léo tem um mandato muito participativo.


MEXE COM O QUADRO
A decisão da ex-prefeita Toinha Vieira (PSDSB) de ser candidata a deputada estadual mexe com o tabuleiro eleitoral de Sena Madureira na disputa de vagas na ALEAC, porque tem um segmento de eleitores fiéis que lhe acompanham. Sua candidatura reparte o bolo eleitoral.


BOA AVALIAÇÃO PESOU
O deputado federal Major Rocha (PSDB) vê a candidatura da Toinha Vieira como um fortalecimento da chapa do PSDB para deputado estadual. “Ela aparece bem em todas as simulações sobre candidaturas em Sena Madureira”, assim justifica Rocha.


AÇÃO A SE REGISTRAR
Fato que deve ser registrado: em seis meses o BOPE fez a apreensão dos mais diversos calibres de 60 armas de fogo e recuperou 32 veículos roubados. Isso mostra que a PM não cruzou os braços ante o clima de violência. Não fosse termos bons policiais o quadro era bem pior.


ADESÃO IMPORTANTE DA OPOSIÇÃO
O candidato ao governo, Marcus Alexandre (PT), recebeu o apoio do candidato a deputado federal Chicarlos (PRP), uma liderança de Feijó, que na última vez que se candidatou bateu no teto de mais de 10 mil votos, a grande maioria naquela região. É uma adesão de peso político, pois integrava os quadros da região.


PELÉ CAMPOS
E falando de Feijó, o município tem um candidato a deputado estadual que bem poderia representar a região na ALEAC, Pelé Campos (PSDB). O conheço há anos. Foi vereador, é um político sério, cumpre seus compromissos, e precisamos renovar para melhor a ALEAC.


CHAPA COMPETITIVA
Deputados Luiz Gonzaga (PSDB) e Antonio Pedro (DEM), vereador Célio Gadelha (PSDB), Francineudo Costa (PSDB), Camadiel (PSDB), Branca Menezes (PSDB), Toinha Vieira (PSDB), Pelé Campos (PSDB) são alguns dos nomes fortes da coligação formada pelo DEM e PSDB para deputado estadual.


É QUE ENGORDA O BOI
A prefeita Socorro Nery tem acompanhado de perto todas as ações da prefeitura com a sua presença. Isso é bom para gestor ver possíveis falhas e ouvir reivindicações da comunidade. O que engorda o boi é o olho do dono.


REPETIÇÃO DA BANCADA
O PT tem hoje quatro deputados na Assembléia Legislativa. Na melhor das hipóteses na eleição deste ano poderá repetir a bancada, só por uma zebra muito grande furaria o teto.


NÃO SE CONFORMA
O grupo da prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem, não se conforma com a pesquisa do DELTA que coloca o candidato a governador, Gladson Cameli (PP), com mais de 40% de intenção de votos e o Marcus Alexandre (PT) apenas 8%. Lembram a tradição do PT ser forte no município.


CORRER SOLTO
O candidato a deputado federal, Dr. Edson (PMN), corre solto nesta eleição na região do Alto Acre, porque nem a FPA e nem a oposição tem um nome com mais densidade que o seu na região de Brasiléia. Na última vez que foi candidato teve mais de 4 mil votos. Está na chapinha.


VAI PEGAR FOGO
Esta briga entre o ex-prefeito Vagner Sales (MDB) e o prefeito Ilderlei Cordeiro (PP) é só um esquenta para o que vai acontecer na eleição para deputado federal no Juruá, com o Vagner apoiando a filha e deputada federal Jéssica Sales (MDB) e o Ilderlei o tio Rudiley Estrela (PP).


SEM A MENOR CHANCE
Não vejo nenhuma “traição” no ato da vereadora Lucila Brunetta ter deixado o MDB para ser candidata a deputada estadual na chapa do PP. E onde pode ter uma chance na disputa. Pelo MDB a sua possibilidade de eleição seria zero. Entraria como uma candidata de figuração. A discussão jurídica do outro outro assunto.


NORMAL NA POLÍTICA
A busca de um partido onde possa ter maiores chances de conquistar um mandato é um mantra na política. Qual é o candidato que entra numa chapa sabendo que a sua chance de eleição é nenhuma? Só um doido ou uma doida que for pago para exercer o papel de bufão.


AÇÃO MUITO FORTE
Deixando eleição de lado temos que reconhecer sim ser o senador Gladson Cameli (PP) um cavador de recursos para o Acre, não olhando que partido está à frente da prefeitura a ser beneficiada. Neste aspecto tem cumprido bem o seu mandato no Senado.


RESPOSTA FRANCA
Perguntei ontem a um político de Xapuri da oposição como estava a imagem da administração do prefeito Bira Vasconcelos (PT). Resposta franca: “não é excepcional, mas é melhor que no primeiro mandato”. E nada mais disse e nem lhe foi perguntado. Ponto final.


CHAMADA GERAL
O El Brujo, Nepomuceno Carioca, me chega a informação, foi tirado do purgatório e comanda uma ação nos bastidores de chamar para conversas quem ocupa postos de relevo no governo em todo Estado para pedir empenho na campanha. Tem um argumento forte, não sei se usa: -se o PT perder vocês estarão no olho da rua.


MAIS PREPARADO
Entre os candidatos a governador, o que vejo com mais preparo por ser da área para apresentar planos de minimizar a violência é o Coronel Ulisses Araújo (PSL), ele é um especialista do setor. Sabe o que está falando e conhece o quadro da Segurança por dentro.


EM ESTUDO
Em estudo, para que eu venha a apresentar no ac24horas ao vivo, um programa de debates.


OPOSIÇÃO SEM ÓDIO
Sou a favor de que o eleito pela oposição tem por obrigação das urnas de cobrar, denunciar, fiscalizar quem está no poder. Detesto os muralistas. Quem não tem posição. Só que alguns políticos da oposição esquecem que o debate é de idéias e fazem ataques a honra do governador e a outros adversários, quando deviam criticar a figura do administrador, jamais entrar no campo do ataque pessoal, porque neste caso mesmo tendo do razão acaba por perder. Eleição é só eleição e não uma guerra para destruir caráter do adversário. Para enxovalhar. Crítica sempre, mas sem ódio, sem baixaria, vamos elevar o tom do debate político. A razão fica sempre do lado de quem tem argumentos sólidos e não da raiva.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.