Menu

Justiça determina prisão domiciliar para reeducanda com gestação de risco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Juízo da Vara de Execução Penais da Comarca de Rio Branco deferiu o pedido de prisão domiciliar para uma reeducanda que está com oito meses de gestação e enfrenta gravidez de risco. A decisão, assinada pela juíza de Direito Maria Rosinete, publicada no Diário da Justiça Eletrônico, estabelece que a reeducanda terá direito ao benefício até os seis meses de vida da criança. Depois deverá retornar à unidade prisional feminina.

A mulher está com oito meses de gestação e vem apresentando alteração na pressão arterial. E, segundo consta nos autos: “a unidade feminina vem encontrando dificuldades em realizar acompanhamento pré-natal de forma adequada à gestante, bem como não possui berçário para manter o bebê após o nascimento”.

Anúncio

Decisão

A juíza de Direito, que estava respondendo na unidade judiciária, explicou quando o benefício pode ser conferido. “A lei de execução penal prevê o deferimento de prisão domiciliar apenas àqueles que estão em regime aberto e em determinadas circunstâncias. No caso dos autos, a reeducanda encontra-se em regime fechado, o que, em tese, impediria a obtenção do benefício”, analisou a juíza.

Contudo, a magistrada concedeu o benefício. “Ocorre que uma das obrigações do sistema prisional é fornecer condições minimamente dignas às reeducandas, principalmente grávidas, o que não vem sendo possível, conforme registra a própria unidade. Isso posto, concedo prisão domiciliar com monitoração eletrônica às reeducanda”, asseverou a juíza.

Por fim, a magistrada elencou uma série de condições para a reeducanda cumprir durante a prisão domiciliar.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.