Menu

Pesquisar
Close this search box.

Deputado Jesus Sérgio desiste de se afastar do mandato

Preocupado com a repercussão negativa na opinião pública pela divulgação do seu afastamento por 90 dias do mandato, que o BLOG deu em primeira mão, o deputado Jesus Sérgio (PDT) me ligou para afirmar que não mais se afastará: “meu médico disse que poderei fazer o tratamento de saúde que preciso fazer no cargo”. É a sua versão oficial. A versão dos que participaram da negociata é a de que pelo seu afastamento teria o apoio do suplente Neném (PDT) para ser candidato a deputado federal em 2018, o que lhe daria ainda mais tempo para se dedicar à campanha do tio Chico Batista (PP), que é vice na chapa da candidata a prefeita de Tarauacá, Marilete Vitorino (PSD). A posse de Neném, que já estava marcada para esta quinta-feira foi desfeita. O vazamento da notícia pelo BLOG foi água na fervura na ação entre amigos. Se não tivesse acontecido a divulgação o ato teria sido consumado.


Com a guilhotina no pescoço
O candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul, Iderlei Cordeiro (PMDB), poderá ter o registro de sua candidatura cassado. Um pedido neste sentido foi apresentado à justiça pelo PSDB. O argumento principal foi não é só a prisão do chefe de gabinete da prefeitura, mas uma gravação, anexada aos autos, de cerca 1.40 minutos, em que o próprio Iderlei participa diretamente das conversas de cooptação com o oferecimento de vantagens para que candidatos a vereador do PSDB deixassem de apoiar a candidatura a prefeito de Henrique Afonso (PSDB). Está numa situação complicada. Se a ação com pedido de Liminar for aceita em juízo, toda a chapa majoritária seria cassada, mas o PMDB poderia apresentar uma nova candidatura para aquela prefeitura. O fato já é o primeiro escândalo da campanha deste pleito e pode ter influência na eleição cruzeirense. A decisão da justiça eleitoral poderá sair nas próximas horas e mudar o quadro da disputa pela prefeitura de Cruzeiro do Sul.


Problema gigante
Toda a propaganda do candidato Iderlei Cordeiro (PMDB) está pronta, programa eleitoral concluído, santinhos dos candidatos a vereadores da sua coligação nas ruas, se tiver o registro cassado o candidato a ser lançado terá que refazer tudo isso num curto espaço de tempo.


Uma faca com dois gumes
 Mas, se Iderlei Cordeiro (PMDB) tiver o registro cassado e conseguir reverter numa instância superior, voltará mais forte ainda. A denúncia é uma faca com dois gumes para o PSDB. Porque neste caso Iderlei passaria de vilão a vítima.


Um adversário perigoso
Toda a confusão em Cruzeiro do Sul tem o dedo do deputado federal Major Rocha (PSDB) foi quem planejou a gravação em que foi acertada a compra de votos e quem fez a denúncia à justiça eleitoral aonde ocorreria a entrega do dinheiro. Rocha é um adversário perigoso.


Dedo de veludo não é herói
O candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul, Henrique Afonso (PSDB), considera o vereador do PSDB que participou das delações que redundaram nas prisões, como “herói”. Se este rapaz fosse bem intencionado não teria aceitado nem conversar sobre a compra de votos. Delator não é herói. É dedo de veludo. E sempre será visto pela história como algo desprezível.


Olhares atentos
Os olhos estão voltados em Brasiléia para as indústrias Dom PORQUITO e ACREAVES, que foram financiadoras fortes da campanha da deputada Leila Galvão (PT). A oposição está de butuca para qualquer movimentação financeira a favor da candidata Fernanda Hassem (PT).


E ainda aparecem malandros culpando a imprensa
Quando se diz que a oposição é um saco com gatos de unhas afiadas se arranhando, alguns se levantam e acusam a imprensa de querer criminalizar a oposição e beneficiar o PT. Cruzeiro do Sul é um bom exemplo: quem detonou o candidato do PMDB foi o PSDB. Bela de uma união!


Discussão do sexo dos anjos
A discussão de ontem entre o líder do governo, deputado Daniel Zen (PT) e a deputada Eliane Sinhasique (PMDB) sobre quem roubou mais no governo federal, se o PT ou PMDB, é uma discussão de sexo dos anjos. Como aliados no governo, PT e PMDB roubaram em simbiose.


Neste jogo não tem nenhum santo
No Acre também dá empate. O prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes (PMDB) foi afastado por  corrupção. O secretário-geral do PMDB, Aldemir Lopes, chegou a ser preso na operação. Em Cruzeiro do Sul, um emissário do PMDB está preso por compra de votos. Em Porto Valter, o prefeito do PT, Neuzari Pinheiro, saiu algemado da prefeitura. O prefeito de Acrelândia, Jonas da Farmácia (PT), foi afastado duas vezes, acusado de improbidade. O jogo está zero a zero.


Os tempos são outros
Os tempos políticos são outros depois da “Lava-Jato”, a justiça eleitoral está mais atenta, os empresários que estão pensando em dar dinheiro no “caixa-dois” a candidatos a vereador e prefeito devem se lembrar que, as paredes têm ouvidos, e podem acabar em cana.


Única capital
Segundo matéria da VEJA, Rio Branco é a única capital em que o PT aparece com boa chance de ganhar a eleição. De fato, as pesquisas até aqui mostraram Marcus Alexandre (PT) na dianteira. Vamos ver a confirmação na pesquisa do IBOPE que sairá no fim de semana.


Derrame vigiado
Certo candidato a prefeito do interior está sendo vigiado. Estaria fazendo um derrame de dinheiro na compra de votos. Com tudo o que está acontecendo ainda brinca com fogo?


Nada mais contestado
Não existe hoje nada mais contestado na opinião pública e nos meios policiais do que a chamada “Audiência de Custódia”, em que os presos só vão para a Penal, após serem ouvidos por um Juiz. Juridicamente sofre contestação pública até dentro do Tribunal de Justiça do Acre.


IBOPE no forno
Deverá sair até o final de semana o resultado da primeira pesquisa do IBOPE para a prefeitura de Rio Branco. Deverá ser divulgado pela TV-ACRE. Como sempre haverá choro e ranger de dentes. Não brigo com pesquisa. Mesmo porque é um retrato do momento, que pode mudar.


Prós e contra
Um observador da política de Xapuri mandou o seguinte e-mail: “se por um lado o candidato a prefeito Bira Vasconcelos (PT) se beneficia pelo fato da oposição ter três candidatos, por outro lado tem um flanco aberto a ser explorado pelos adversários, o de ter sido um prefeito fraco”.


A política desune e une
Na política, o adversário de hoje pode ser o aliado de amanhã. Ninguém atacava mais duramente o candidato a prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos (PT), que o deputado Manoel Moraes (PSB) e hoje virou aliado, colocando, inclusive, sua mulher como vice do Bira.


Poderia ser o primeiro
Para o deputado Jonas Lima (PT) partidos como PMDB, PP e PT estão no mesmo mar de lama e é hora de mudar. Porque o Jonas não dá o primeiro exemplo saindo do PT para outro partido?


Prova de incompetência
O candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul, Henrique Afonso (PSDB), não pode acusar adversários por ter hoje uma minguada chapa de 11 candidatos a vereadores. É uma prova da incompetência do seu partido em fazer alianças, achando que isso aconteceria normalmente.


O mal do Henrique Afonso
O ex-deputado federal Henrique Afonso (PSDB) vive num mundo de ilusões, achando que uma eleição para prefeito é uma eleição num mosteiro budista com todo mundo zen. Não é. Deveria ter aprendido que, a eleição acontece em um sistema político viciado e de rasteiras.


Está pesando na campanha
O candidato a prefeito de Senador Guiomard, André Maia (PSD), está sentindo o peso negativo de ter poucos candidatos a vereador. Os últimos números estão mostrando um reflexo negativo. Quanto maior o número de candidatos a vereador mais gente na rua pedindo votos.


Uma vaga é dele
A coligação PR-PSDB não elegerá mais de dois vereadores. É só meter a vista na chapa. Uma das vagas dificilmente deixará de ser do candidato João Paulo (PSDB). A segundo vaga será disputada voto a voto por cinco candidatos. O PSDB não ganhou nada com a coligação.


Não consegue explicar
Aliás, ter evitado a candidatura única da oposição com esta coligação, que tem Raimundo Vaz (PR) como candidato a prefeito, é um fato que por mais que tente o deputado federal Major Rocha (PSDB) não consegue explicar. Nenhuma das explicações dadas foi convincente.


Pode ser o escândalo político do ano
A suspensão de 6.237 carteiras de pescadores profissionais, no Acre, pode ser o fio do novelo que poderá redundar num grande escândalo político. Há suspeitas de que boa parte destas carteiras foi trocada por votos nas últimas eleições, com candidatos da FPA. Com o recadastramento a ser feito, para se ter acesso a um novo documento terá que ser provado que o postulante de fato exerceu de forma profissional esta atividade. Há notícias de que houve um grande derrame de carteiras graciosas na eleição passada por candidatos a deputado. São muitas as histórias de que pessoas de outras profissões que ganharam carteiras e tiveram acesso ao pagamento do seguro defeso, no valor de 1 salário mínimo. Em Assis Brasil, já foi divulgado, uma família inteira, inclusive políticos, tinham carteira profissional de pescador. Agora é a grande oportunidade de se descobrir quem foi o beneficiado político pela suposta fraude. Tem de colocar a PF neste jogo. Quem patrocinou o derrame não pode ficar impune.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.