Menu

Pesquisar
Close this search box.

O médico Carlos Beirute é novo presidente municipal do PR

beirute_inO médico e ex-vereador Carlos Beirute será o novo presidente do diretório municipal do PR, e comandará as eleições municipais do partido em Rio Branco. Beirute diz que o PR terá uma chapa forte de vereadores e terá peso decisivo nas eleições de vários municípios, inclusive, na Capital.  A presidente regional é a ex-deputada federal Antonia Lúcia. O PR já filiou os prefeitos Betinho (Assis Brasil), Roney Firmino (Plácido de Castro), Rivelino Mota (Santa Rosa), Vareda (Capixaba), André Hassem (Epitaciolândia), Vando Torquato (ex-prefeito de Tarauacá) e a ser confirmada a filiação do prefeito Marcinho (Xapuri). O ato foi sacramentado em um almoço acontecido ontem em um churrasco, em que estavam presentes o deputado federal Silas Câmara (PR-Amazonas) e a ex-deputada federal Antonia Lúcia (PR). O PR deverá se posicionar inicialmente como um partido de centro nas eleições municipais da Capital. Os atos de filiação serão anunciados oficialmente na sede que o PR deverá inaugurar em breve na Avenida Ceará.


Um nome a ser trabalhado


Dentro de uma situação real que não teremos nem Jorge Viana e nem Tião Viana como candidatos ao governo em 2018, e que, portanto, o PT deve buscar uma renovação dentro de seus quadros, o nome mais debatido nas altas rodas petistas com o potencial de se apresentar como algo novo para a população é o do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Ney Amorim (PT), por não ter o desgaste de ter ocupado um cargo majoritário. Caso o PT não prepare um nome corre o sério risco de chagar a um patamar como o de Cruzeiro do Sul, onde atualmente não tem um nome forte para fazer o confronto com a oposição. Ou o PT se reinventa, muda este seu tom político caudilhista, ou corre o sério risco de sair do poder em 2018. Acabou o tempo que o petismo no Acre colocava um poste como candidato e ganhava.


Cumpre o mandato


O governador Tião Viana deverá cumprir o seu mandato até o fim, não se afastando para ser candidato ao Senado ou à Câmara Federal, como chegou a ser especulado. Pelo menos é o que tem dito nas conversas com o secretariado e confirmado pela coluna. Comandará a sucessão.


Meta política


A meta política do Tião Viana será fazer o seu sucessor em 2018 e uma forte bancada de deputados estaduais, maioria na Câmara Federal e no Senado. Com a queda a cada dia mais acentuada na imagem do PT, pode tirar de cena ficar com as duas vagas do Senado.


Mercado livre das drogas


Caso a Juíza Luana Campos mantenha a decisão de coibir as revistas íntimas, a penitenciária vai se transformar num mercado livre das drogas. Existem decisões em que a emenda acaba saindo pior que o soneto. Se hoje a droga circula com as vistorias, sem as mesmas, irá duplicar.


Dever do estado


O governo do Estado, por sua vez, tem que instalar mecanismos de fiscalização eletrônica, promessa que já deve ter feito vários adversários, e até hoje não foi cumprida pelo IAPEN.


Bem cotado


O empresário Francisco Moreira (PSB) se encontra extremamente bem cotado na cúpula da FPA para vir ser o vice na chapa da candidata a prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem (PT). Há notícia da qual não se pode revelar a fonte, esta é uma delas.


Excelente nome


Caso seja mesmo o empresário Francisco Moreira (PSB) o vice da Fernanda Hassem (PT), a chapa fica mais encorpada, é um nome sem arestas no município e que somará votos.


Batman e Robin


Consta que, o atual prefeito da Capital não dá um passo ou toma uma decisão sem antes conversar com o senador Jorge Viana (PT), que virou uma espécie de guru na prefeitura e conselheiro político na sua caminhada para conquistar a reeleição. São o Batman e Robin.


Não consigo entender


As igrejas evangélicas não pagarem imposto e algo que não se justifica. Não discuto razões religiosas, mas entro na questão prática. Por qual razão outras entidades pagam os seus impostos? Fé professa quem quer e de livre arbítrio, por isso não deve gerar privilégios.


Pesa contra


Chegam reclamações que o candidato do prefeito James Gomes, o Jorge Catalan (PP), não cumpre compromissos. A ser isso verdade, se não cumpre agora que precisa do eleitor, pior será se conseguir se eleger prefeito de Senador Guiomard.


Ganhar e ganhar bem


Até nas avaliações dentro do PT, para se credenciar como candidato ao governo em 2018, o atual prefeito da Capital tem que ser reeleito com uma boa votação para lhe servir de cacife. Se for reeleito com votos de lambuja pode até ser o candidato, mas com bem menos força.


Discuto o momento


Não sei se o atual prefeito da Capital se reelegerá com uma votação estrondosa, tenho sérias dúvidas. Não discuto a sua capacidade positiva como gestor, discuto o momento político desastrado da imagem do PT e da Dilma, aos quais ele representará na eleição deste ano.


É bom não repetir o erro


Na sua última eleição para o Senado, Jorge Viana (PT) passou a imagem para a população que estava mais preocupado em eleger Edvaldo Magalhães (PCdoB) senador, do que ele chegar ao Senado. Para seu potencial teve uma votação pífia. É bom não repetir o erro em 2018.


Falta uma base ampliada


Vencer uma eleição regionalizada como em Cruzeiro do Sul, quando se elegeu prefeito duas vezes, a mulher deputada estadual e a filha deputada federal é uma situação. Agora, o prefeito Vagner Sales (PMDB) se arvorar candidato a senador é outra história, no Juruá ruge, aqui, mia.


O nome mais provável


Eleição se perde ou se ganha. Mas, pelo potencial demonstrado nas disputas majoritárias que já travou, a candidatura que se apresenta dentro da oposição como a mais forte para ficar com uma das duas vagas de senador em disputa é do ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB).


Moda tem momento curto


O senador Petecão (PSD) tem trabalhado muito politicamente, mas é bom não se mirar no quadro político em que para a surpresa geral venceu a disputa do Senado. Naquele tempo era moda, virou pop-star, até papagaio cantava seu jingle, 2018 será outra eleição, a moda passou.


Discutindo a 364


Não foram liberados mais de 70 milhões de reais para uma recuperação emergencial dos trechos críticos da BR-364? Como foram e a estrada continua um imenso atoleiro nos ditos trechos é de se cobrar desses empreiteiros a qualidade. Não pode é ficar o jogo de empurra.


Trabalho porco


Se algum trabalho emergencial foi feito na BR-364 foi um trabalho porco, porque até ônibus está atolando. Carro pequeno que meter a cara vai chegar danificado em Cruzeiro do Sul.


Faltou fiscalização


Que houve tráfego de caminhões acima da tonelagem permitida na BR-364 com produtos para Cruzeiro do Sul e o DNIT reconhece que aconteceu, a culpa é do órgão responsável pelo controle que não barrou estes veículos. Reclamar agora é como chuva no molhado.


Briga com todo mundo


O James Gomes (PP) tem sido um bom prefeito, este é um mérito que dele não se pode tirar, mas briga com todos os aliados. Brigou com a vice-prefeita Branca Menezes, com o Pastor Abreu, com o senador Petecão, com o deputado Jairo e por aí em diante, política não se faz só.


Máxima política


Existe uma máxima de que o político majoritário tem que cultivar aliados quando está no poder, porque depois que perde o mandato, nem o garçom que lhe servia o café no gabinete lhe dá bom dia. Aí vai procurar apoio e não encontra.


Não adianta fazer contas agora


É fora de esquadro fazer contas políticas dentro dos partidos agora. Tem que primeiro se esperar para saber quem serão os prefeitos eleitos e se pertencem à oposição ou à FPA. Depois de 2016 será outra correlação de forças políticas no Estado.


Fechado em copas


O vereador Raimundo Vaz está fechado em copas, não diz se disputará a reeleição ou a prefeitura de Rio Branco. A quem pergunta fala que está avaliando. É um bom quadro.


Fora de cogitação


A jornalista Mara Rocha, que recentemente se filiou ao PSDB, está fora de cogitação para disputar a prefeitura de Rio Branco na eleição deste ano. A afirmação é do irmão e presidente do PSDB, deputado federal Werles Rocha.


Valmir negão


Quem tentará voltar à Câmara Municipal de Rio Branco é o ex-vereador Valmir Negão, que sairá candidato pelo PTN.


Ninguém com mandato


Os pequenos partidos que não têm representação na Câmara Municipal de Rio Branco tomaram uma decisão de não aceitar quem tem mandato na chapa ou quem já foi deputado.


Balão de ensaio


Não passa de balão de ensaio que a ex-deputada federal Antonia Lúcia (PSC) poderá se candidata ao Senado em 2018. Sabe que a sua chance é de buscar uma cadeira na Câmara Federal, o que já ficará de um bom tamanho.


Era uma vez um cabo-eleitoral


O Pastor e ex-vereador Francisco Bezerra, o “Bezerrinha”, assumiu o comando da campanha do anão Montana Jack (PSD) para vereador de Rio Branco e o acompanhava em caravanas pelos bairros, onde o Montana era alvo de brincadeiras e a alegria da meninada. A cada dia o Bezerrinha chegava para o senador Sérgio Petecão (PSD) e dizia: “vai estourar de votos, vai ser o maior fenômeno de votação, vamos puxar mais dois vereadores e etc”. E assim foi até o dia da votação. Quando as urnas abriram nada dos votos do Montana, que obteve uma votação pífia e não se elegeu. Apertado pelo Petecão, o Bezerrinha saiu com uma explicação supimpa para a derrota: “Petecão, me esqueci que menino não vota!”.


 


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.