Menu

Pesquisar
Close this search box.

Dirigentes de partidos nanicos da FPA são que nem mulher de malandro

Quem nasceu para mulher de malandro……
Dois acontecimentos políticos recentes mostram o grau de dependência e servilismo, para não dizer agachamento, dos partidos nanicos ao PT. Recentemente tentaram numa conversa com o ministro do Trabalho, Manoel Dias, tirar o PDT do presidente Luiz Tchê para colocar no seu lugar um petista disfarçado de PDT, o secretário de Pequenos Negócios, Henry Nogueira. Mais recente ainda tentaram tomar o PSDC do presidente José Afonso para dar a um petista ou a um áulico. Nos dois casos, que só esta coluna noticiou os quase detonados Luiz Tchê e José Afonso não deram um pio. Mesmo o PT mostrando nos dois episódios que ambos são inconfiáveis. E sabem o motivo do silêncio? Porque ambos possuem cargos no governo. É a velha história: quem nasce para mulher de malandro (adora apanhar) jamais chega a ser dama da sociedade. Depois dos dois casos, dá para acreditar que vão emparedar o prefeito Marcus Alexandre para indicar o seu vice? Isso é piada de papagaio.


Fim do financiamento empresarial
O senador Jorge Viana (PT)- tem razão de estar exultante com a aprovação pelo Senado do fim do financiamento empresarial de campanha, porque sempre lutou pela mudança na legislação eleitoral. Sua frase de que nenhum empresário financia político sem pensar no retorno é perfeita. Não acabará com a corrupção eleitoral, haverá sempre o caixa dois na campanha (por onde sai o grosso da corrupção), mas servirá para inibir que aconteçam novos Petrolões. Outro ponto importante da sua luta, aprovado, é o fim das coligações proporcionais e a regulação na ocupação do tempo no horário eleitoral, este último, a moeda de troca os partidos nanicos, um verdadeiro balcão de negócios. As coligações proporcionais ensejavam em todas as eleições as negociatas. Pela nova legislação do Senado, cada partido nanico para sobreviver terá de ter chapa própria. O partido valerá pelo número de votos conquistados individualmente e não pelos votos da coligação. Mas se tudo isso não vigorar na próxima eleição, então, será uma vitória de Pirro. Eu estou entre os descrentes que isso passe a valer na próxima eleição. Da classe política eu espero muito pouco.


Bem de apoio
A candidatura da publicitária Charlene Lima para prefeita de Sena Madureira pelo PV tem o apoio do new petista, deputado Nelson Sales (PV), e a sua filiação a simpatia da cúpula petista. Vou dar uma opinião isenta: a Charlene candidata à prefeita seria algo novo e salutar naquele município. Mas, acho difícil o PT lhe dar a cabeça de chapa. Mesmo o PT de Sena não tendo ninguém com densidadeeleitoral


Se tiver um pingo de inteligência
Se a FPA de Brasiléia tiver mais de um neurônio chancela a indicação do empresário Francisco Moreira (PSB), um nome limpo e de muita simpatia popular, para vice de Fernanda Hassem (PT) na disputa da prefeitura do município. E dentro do PSB não tem um nome superior.


Componente novo
A candidatura do dentista André Maia, que saiu descontente do PT, a prefeito de Senador Guiomard pelo PDT, é um fato novo na conturbada disputa pela prefeitura do município. O que motivou a sua decisão foi que o seu grupo o queria como candidato, mas longe do PT. Pelo visto, a conversa que teve com o Carioca para não mudar de partido não avançou


Nove entre dez
É esmagadora a maioria do secretariado do Tião Viana que acredita que ele concluirá o seu mandato e não será candidato em 2018. O principal argumento seria o fato de querer comandar a sua sucessão. Sabe que fora do poder esta missão se torna muito mais difícil. Aposto nesta alternativa.


Uma aberração
Merece ser combatido este projeto que deputados da base do governo articulam nos bastidores para impedir que sindicalistas e diretores de escolas tenham filiação partidária. É uma proposta stalinista e fere o princípio constitucional do livre arbítrio de ter um partido.


Muito mais idiota
E mais idiota do que a essência deste projeto é citar a última greve dos professores, que estes deputados consideram que foi política, como exemplo a não se repetir. Quanta bobagem junta! Qual é o movimento grevista que não tem conotação política? Procurem o que fazer.


Deveria se tocar
O ex-prefeito Francisco Deda (PROS), por tudo o que já sofreu juridicamente quando foi prefeito de Rodrigues Alves, deveria ter aprendido a lição. Ser candidato a prefeito de Mâncio Lima irá lhe colocar novamente nos holofotes da justiça, principalmente, se for eleito.


Causa humanitária
Raro é o político que pegaria um movimento como o dos hansenianos, para dedicar boa parte do seu tempo. Especialmente porque não dá votos. A deputada Maria Antonia (PROS) é defensora intransigente dos portadores da doença por uma causa humanitária.


Decisão tomada
O deputado Eber Machado (PSDC) descarta a possibilidade de ter uma irmã como candidata a vereadora de Rio Branco no próximo ano. O assunto chegou a ser ventilado e foi engavetado.


Vai levar a mulher
O prefeito de Senador Guiomard, James Gomes, se filiará no PP junto com sua mulher Mailza Gomes. Um aliado seu assim justifica: “se o James está saindo do PSDB porque brigou com o deputado Werles Rocha (PSDB), você acha que seria lógico deixar a mulher no partido de adversários?”. Faz sentido o comentário.


Não existe outra hipótese
Para o ex-deputado Gilberto Diniz (PTdoB), o prefeito  de Sena Madureira, Mano Rufino (PSB), será candidato à reeleição tenha ou não tenha o apoio do PT, fato que para o parlamentar é sacramentado. Diniz desistiu da Toinha Vieira (PSDB) e apoiará a reeleição do prefeito Mano Rufino.


O que é a política
Quando prefeito de Sena Madureira, Nilson Areal era a figura mais paparicada nos atos do governo. Na solenidade de lançamento de mais uma etapa do “Luz para Todos”, no município, não estava no palanque, assistiu a solenidade afastado. E nem teve o nome citado nas falas.


Nanicos em festa
O grupo dos seis partidos nanicos está em festa. As duas tentativas do PT para implodir o grupo fracassaram: a primeira foi tentar tirar o ex-deputado Luiz Tchê da presidência do PDT. E recentemente tentar tirar José Afonso da presidência do PSDC. Nos dois casos houve uma negativa das respectivas direções regionais. Estão em festa por serem considerados inconfiáveis?.


Fica até quando quiser
O próprio presidente nacional do PSDC, José Eymael, ligou para o presidente regional do PSDC, José Afonso, revelando a investida petista e lhe prestigiando: “será presidente até quando quiser”.


“Mais unidos pela vice”
Segundo um dirigente de partido nanico que me ligou dando a notícia, bastante irritado, este tipo de manobra só serve para unir mais o grupo dos seis partidos nanicos na briga para indicar o vice do prefeito Marcus Alexandre. Tenho sérias dúvidas


Com a palavra, o Gehrlen Diniz!
Chega e-mail com a pergunta se o deputado Gehrlen Diniz (PP) paga um irmão pelo seu gabinete, o que se caracterizaria como nepotismo. Transfiro a pergunta ao parlamentar.


Posições antagônicas
O PT e a bancada evangélica travam uma batalha litúrgica na Câmara Federal. Os evangélicos defendem o projeto que diz ser a base da família formada pelo homem e pela mulher. Os petistas e o movimento gay defendem que, também, pode ser formada por casais homossexuais.


Péssimo anfitrião
O deputado Chagas Romão (PMDB) foi o autor do convite para a sessão solene na Aleac que homenageou aos professores de Educação Física, mas é um péssimo anfitrião: nem apareceu na sessão.


Proposta de vice
Pelo que se tem visto na rede social o grupo do Tião Bocalon (DEM) defende que o PMDB indique a deputada Eliane Sinhasique (PMDB) como a sua vice. Sabem quantas vezes isso ocorrerá? Nunca!


Convite na mesa
Está na mesa o convite para que a ex-deputada Idalina Onofre venha a ser vice na chapa do Henrique Afonso (PSDB) que disputará a prefeitura de Cruzeiro do Sul. Um nome espetacular em todos os aspectos.


Rifando o Zequinha, tão cedo?
Li uma declaração atribuída ao ex-deputado federal Iderley Cordeiro, que será o candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul, defendendo o Henrique Afonso (PSDB) como seu vice. Tão cedo e já estão rifando o ex-comunista Zequinha Lima (PP) de vice da chapa?


Candidatura assegurada
Perguntei ontem a uma importante figura do PT, se com a entrada em cena da candidatura do ex-prefeito Francisco Deda (PROS) para prefeito, Isac Lima (PT) recuaria, respondeu: “o Isac é candidato a prefeito independendo de quem quiser ser candidato.


Não pagava o funcionário
Se o governador Tião Viana não tivesse com as finanças estaduais sob rígido controle não estava conseguindo nem pagar os servidores em dias. O arrocho é para não chegar a este ponto.


Candidata a vereadora
Quem vai tentar voltar ao cenário político no próximo ano é a ex-vereadora Bety Pinheiro, que disputará uma vaga na Câmara Municipal de Rio Branco pelo PDT.


economia de pirulito
O ex-senador Nabor Junior não comprava eleição. Além de ser munheca fechada. Em Tarauacá se hospedava na casa do compadre Osmar Bandeira, onde de manhã se concentrava uma legião de pedintes. Certo dia uma eleitora saiu se maldizendo pela rua, após ser por ele atendida. Jornalistas presentes quiserem saber o motivo: “me deu cinco reais depois de muita conversa”. Uma amiga que estava com ela, completou a lamúria: “você está com sorte… o Jôjo (seu apelido de infância em Tarauacá) desde pequeno que é pão duro, ele passava três dias para chupar um pirulito na escola. Chupava um pedaço e guardava o resto para o dia seguinte”. E as duas saíram reclamando pelas ruas de Tarauacá. Mas era querido. As urnas abriam e sempre o Jôjo era o mais votado na sua querida Tarauacá.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.