Menu

Pesquisar
Close this search box.

PCdoB não pode exigir cadeira de vice na disputa da capital

Melhor admitir, que escamotear
Um governo ganha mais sendo sincero e não escondendo as suas mazelas, com desculpas. Agiu bem o líder do governo, deputado Daniel Zen (PT), ao reconhecer ontem, na Aleac, que, no caso da mulher que teve um filho num sofá da Maternidade “Bárbara Heliodora”, houve uma falha de encaminhamento para a emergência, que precisa ser corrigida na gestão.


Nota sincera, a da SESACRE
Aliás, uma nota divulgada pela SESACRE admitiu que, existem várias falhas a serem corrigidas na gestão da unidade de saúde. Falhas, inclusive, já denunciadas pela oposição na Aleac.


Denúncias e denúncias
Existem denúncias espetaculosas e denúncias politiqueiras da oposição, estas devem ser rebatidas e varridas, mas nas denúncias verdadeiras, a oposição é essencial e deve ser ouvida.


Imaginem a população?
O vereador Manoel Oliveira (PSDB-Assis Brasil) diz que “sente vergonha” da gestão do prefeito Betinho (PSDB). Se ele como seu aliado sente vergonha, imaginem a população do município!.


Para ser justo
Tenho sido um crítico duro do prefeito André Hassem (PSDB), mas tenho de reconhecer que saiu do marasmo e iniciou uma grande operação de asfaltamento e tapa buracos das ruas.


Até a quarta geração
A expressão eu ouvi ontem de um petista de coturno alto: “se ganharmos a eleição para a prefeitura de Cruzeiro do Sul vamos investigar até a quarta geração do prefeito Vagner Sales”.


Sendo empurrado para o buraco
O prefeito de Senador Guiomard, James Gomes (PSDB), tem como plano de sua sucessão lançar Marfisa Galvão (PSD), mulher do senador Sérgio Petecão (PSD), á prefeita do município.


Nada contra a pessoa
Nada contra a pessoa da Marfisa Galvão, entendo até que é uma batalhadora, mas não tem afinidade nenhuma com Senador Guiomard e isso será muito explorado durante a campanha.


Virou consenso
Pelo que tenho escutado virou consenso até dentro da oposição, que se em 2018 a oposição for somente com a candidatura do senador Sérgio Petecão (PSD) para o Senado, o PT ganhará as duas vagas em disputa. O Márcio Bittar (PSDB) é o único nome na oposição que pode abiscoitar uma dessas vagas. É rotineiramente o que se houve.


Também é consenso
E também é consenso que com várias candidaturas a prefeito de Rio Branco, a oposição compra antecipadamente uma passagem na balsa de Manacapuru. Com apenas um nome de consenso, engrossa o caldo na disputa da PMRB.


Faculdade de Agronomia da sobral
O subsecretário Fernando Melo passou de uma hora para outra a falar sobre milho, como fosse “especialista” da cultura. Deve ter se especializado na Faculdade de Agronomia da Sobral.


Não levem na brincadeira
Se a oposição se unir em torno da candidatura do Henrique Afonso (DEM) a prefeito de Cruzeiro do Sul, será muito forte. Na última eleição perdeu por pouco do Vagner Sales (PMDB).


Não tem um nome
E mesmo porque a FPA não tem um nome que se possa dizer que tem cacife para a disputa. O único a ter cangote grosso, o deputado federal César Messias (PSB), descarta ser candidato.


Atestado de burrice
Deixar de ser deputado federal para ser prefeito de Cruzeiro do Sul é o mesmo que trocar o paraíso pelo inferno, com esta crise econômica pela qual passam todas as prefeituras.


Risco na água
Pelo que tenho escutado de dirigentes de partidos nanicos não será fácil emplacar um vice do PT na chapa de Marcus Alexandre. O problema é que a ameaça de nanico é um risco na água.


Argumento forte
Sobre a vice, um petista justificou ontem porque não ser do PCdoB: “o PCdo B tomou duas cadeiras do Senado do PT, com as candidaturas da Perpétua e do Edvaldo, não pode exigir nada”.


Homem sem visão
A imprensa nacional pegou o deputado federal Sibá Machado (PT) para Cristo e o colocou como sendo um “sério candidato” a ser eleito como o “homem sem visão” do mês de abril.


Trama da cia
 O colunista da VEJA, Augusto Nunes, organizador da enquete ainda prevê que se for o Sibá Machado o escolhido, ele vai se defender dizendo que é uma vítima de uma trama da CIA.


 Absolutamente nada
A secretária Sawana Carvalho não acrescentou nada ao seu currículo com a demissão com excesso de zêlo do militante do PMDB, Pádua Bruzugu, com 35 anos de serviço no governo. Havia punições alternativas administrativas para não se chegar a este extremo.


Erro de comunicação
Houve um erro de comunicação. No período que o Pádua faltou havia um ofício do Conselheiro do TCE, Walmir Ribeiro, pedindo a sua disposição e ele pensou que a situação estava legalizada. Isso deveria ter sido levado em conta, o Direito também é bom senso.


Sawana, pau que dá em Chico…
Aliás, chegou e-mail do Atevaldo Bibite, com a pergunta: “por que a vereadora Rose Costa (PT), professora de Educação lotada no CERB, não aparece á um ano, não foi demitida e continua recebendo? Pau que dá em Chico dá em Francisco”.


Medida igualitária
Se o Pádua Bruzugu não compareceu ao serviço e se caracterizou o abandono de emprego, e a ser verdadeira a mesma situação da vereadora Rose Costa (PT), tem que ser tomada a mesma medida com relação à vereadora. O parâmetro não é porque um é do PMDB e é oposição e a outra é do PT e aliada política. O certo é que, o PT não vive um bom momento político, com uma crise econômica atravessada e ainda se fica dando bandeira política aos adversários. A oposição, com certeza deve agradecer esta colher de chá.


Não partiu do Tião Viana
Um registro: a demissão não foi uma ordem direta do Tião Viana, acompanhei este caso, e a sua orientação ao antigo secretário foi que não se chegasse a este extremo, tanto é que não chegou. E em cima disso se vende uma falsa imagem que o Tião é um perseguidor.


Mágoa de um fundador
Um aliado do senador Jorge Viana (PT) me revelou ontem que, o que mais o magoou em todo o episódio da sua coletiva, foi a declaração do Cesário Braga, do grupo do Carioca, de que ele, “como Pelé, calado é um poeta”.


Não desce ao quarto andar
Segundo este aliado, Jorge aceita contestação de alguém do nível do dirigente petista Carioca. E acrescentou: “ele não vai descer ao quarto andar do baixo clero para responder ao Cesário”.


O PT entendeu o silêncio
Sobre o fato do sempre falante Jorge Viana se negar a falar na plenária do PT, a fonte explicou com um antigo ditado: “o silêncio vale mais do que mil palavras. O PT entendeu o silêncio”.


Que se entendam
Vocês que são petistas, que se entendam.


Nem para passar chuva
O ex-prefeito de Brasiléia, Aldemir Lopes, é de não se convidar para passar chuva debaixo do mesmo chapéu de palha, mas é há anos a maior liderança política da oposição no município.


Se tocou na hora certa
O prefeito Vagner Sales (PMDB) avaliou bem se de fato desistiu de colocar seu afilhado Jonathan Donadoni como seu candidato a prefeito em 2016, a tendência era de balsa.


Mudando de assunto
Nunca fui de ficar calado. E não vai ser agora, com mais de três décadas de colunismo político que vou ficar. Vou me posicionar no devido momento sobre um assunto, para não misturar as coisas. Como na velha canção: “estou me guardando/para quando/ o carnaval chegar…..”. Tudo tem o seu tempo. O anzol tem volta e a volta do anzol sempre fisga.


Não tem cacife político
O deputado federal Werles Rocha (PSDB) não tem cacife político para formar na Câmara Federal uma “CPI da BR-364”, como anda prometendo. Mesmo porque ele é do baixo clero. E ademais, uma CPI deste porte iria por tabela pegar também aliado político na oposição. Seria como jogar pedra se tendo telhado de vidro.


Fora de cogitação
Recebo e-mail do Delegado de Polícia Sérgio Lopes, afirmando à coluna que não procede a informação de que será candidato a vice-prefeito. “Muito menos do prefeito André Hassem”, enfatiza. Lembra que foi o segundo candidato a deputado estadual mais votado de Epitaciolândia, perdendo por poucos votos para o ex-prefeito José Ronaldo. Fica registrado.


Um adendo
São os assessores do prefeito André Hassem que andam afirmando que havia sido fechada a aliança política, agora desmentida. O Delegado Sérgio não diz no seu e-mail, mas com a votação que obteve, ninguém se admire se ele aparecer como candidato a prefeito de Epitaciolândia.


Sempre com um pé atrás
Quando ouço falar em pesquisas regionais, como esta última do instituto DELTA, que trabalha para o PMDB, sobre o momento político no Estado, fico com um pé atrás: o DELTA dava no último resultado da eleição passada, a vitória do Márcio Bittar (PSDB) e este perdeu nos dois turnos. Também fico com um pé atrás, com qualquer pesquisa do Vox Populis, que deu o Tião Viana ganhando no primeiro turno por mais de 10 mil votos, e este foi para o segundo turno. No segundo turno também alardeou uma vitória acachapante do Tião Viana, que venceu por um magro placar. Por isso, minha cautela daqui em diante com pesquisas eleitorais.


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Este conteúdo é publicado e autenticado diretamente por Luis Carlos Moreira Jorge. Para falar com o blog do Crica o e-mail – lulajorge@hotmail.com

Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.