Os 24 deputados estaduais eleitos para a próxima legislatura (2015-2018) serão empossados no dia 1º de fevereiro, em pleno domingo, na Assembléia Legislativa do Acre (Aleac).
A solenidade acontecerá às 10h, quando será dado início a sessão regimental preparatória, que deverá ocorrer independente da convocação dos eleitos.
De acordo com o regimento interno da Casa, quem assumirá a direção dos trabalhos será o deputado reeleito Ney Amorim (PT), já que o presidente e o vice da atual legislatura não foram reeleitos.
De acordo com a assessoria de comunicação da Aleac, todo o processo regimental será realizado no mesmo dia. Após aberta a sessão, Ney Amorim escolherá um entre os eleitos para prosseguir com a entrega do diploma de deputado e da declaração pública de bens e, na sequência, a leitura do juramento para efeito de posse.
A seguir, será dado início a sessão preparatória que irá eleger a composição da Mesa Diretora (presidente, vice e primeiro-secretário). O processo eleitoral se dará por meio de formação de chapas, onde os nomes serão apresentados para votação e, após escolha, serão debatidos ainda os demais cargos.
A sessão promete ser extensa, mas a bancada governista deve manter o controle frente à minoria oposicionista, que detém somente sete dos eleitos.