Menu

Pesquisar
Close this search box.

É o que mostram os números

Foi uma série de ataques de faniquitos de alguns políticos de oposição, quando coloquei na coluna há um bom tempo, que o governador Tião Viana teria nesta eleição mais facilidade de vencer do que na eleição passada. E não é preciso ser vidente. É só compilar os fatos. Tião sabe usar o poder, faz política,tem um grande poder de mobilização. E as pesquisas mostram isso.


Não se briga com números
Aprendi nas mais de três décadas de jornalismo político que não se briga com pesquisas sérias. E todas as pesquisas divulgadas até aqui mostram Tião Viana descolado de seus adversários.


É muito forte
Na pesquisa do IBOPE, por exemplo, a aceitação do seu governo entre Ótimo e Bom é de 52%. Não é pouca coisa. É um índice muito alto. Fica difícil para uma oposição desunida derrotá-lo.


Dobro da vantagem
E não é uma diferença pequena nas pesquisas. Tião tem mais do dobro dos índices dos seus adversários Márcio Bittar (PSDB) e Tião Bocalon (DEM), que patinam nos seus baixos índices.


Nem como contestar
Tanto na Vox Populis, como na DELTA, como agora no IBOPE, os números mostram um Tião Viana navegando num mar sereno de aceitação e ganhando no primeiro turno a eleição.


Nada factual
E isso não é nada factual. Tião Viana toda semana é presença constante em municípios. E isso ele faz desde o início do seu mandato. E isso reflete bem nas pesquisas, fruto dessa presença.


Recuperando o prestígio
O deputado Denilson Segóvia (PEN) conseguiu recuperar o prestígio na Igreja Quadrangular. Fez uma grande reunião, em que foi manifestado apoio ao Tião Viana e à sua reeleição.


Entre os mais votados
O deputado Élson Santiago (PEN) está muito bem em Cruzeiro do Sul e nos outros municípios do Juruá, onde deve ficar entre os três mais votados para deputado estadual. Podem anotar.


Metas políticas
Élson Santiago tem duas metas políticas: se reeleger com uma boa votação e ser candidato a mais um mandato como presidente da Assembléia Legislativa, metas estas nada impossíveis.


Grande valtinho!
O deputado Walter Prado (PEN) agradou a gregos e troianos. Metade do seu gabinete apóia a reeleição do deputado Ney Amorim (PT). Outra metade a do deputado Élson Santiago (PEN).


Erro de avaliação
O candidato ao governo Márcio Bittar (PSDB) comete um equívoco político se pensa que pode reverter a sua baixa nas pesquisas atacando a honra do Volvenar Camargo e do Osmir Lima.


Por dois princípios básicos
E isso por dois princípios: de um candidato a cargo majoritário se exige uma postura de estadista e ainda pelo fato de que nem Volvenar e nem Osmir não são candidatos a nada.


Não rende votos
E o eleitor não acolhe quem se dedica ao esporte de fazer ataques pessoais a desafetos.


Difícil de avaliar
Fica difícil se avaliar se Marina Silva (PSB) sendo candidata à presidência pula para a ponta das pesquisas. Mas, se pode dizer que se conseguir incorporar a comoção social se torna perigosa.


Pode embolar
A Marina sendo candidata pode sim embolar o quadro da eleição presidencial.


Bem na dianteira
Em todas as pesquisas ela sempre apareceu na frente de Eduardo Campos e Aécio Neves.


Nas exéquias
O governador Tião Viana cancelou todos os seus compromissos políticos de campanha e embarcou ontem à noite para Recife, onde foi assistir os funerais de Eduardo Campos.


Ninguém respeita
Parece que os candidatos não estão nem aí para a justiça eleitoral. Muitos deles colocam cavaletes com cartazes em bens públicos, ferindo frontalmente o que dita a lei.


Sinal vermelho
O avanço de Gladson Cameli (PP) na Capital, reduto da candidata Perpétua Almeida (PCdoB), acendeu sinal vermelho na campanha da comunista mais do que o empate técnico do IBOPE.


Preocupação pertinente
E é uma preocupação pertinente. É na Capital e Vale do Acre que a candidata Perpétua Almeida tem que descontar a grande vantagem de Gladson Cameli no Vale do Juruá.


Rami-rami
As sessões na Assembléia Legislativa viraram um rami-rami, com poucos deputados. E vai ser assim até o fim da campanha. A partir de agora é a Lei do Murici, onde cada um cuida de si.


Tudo parado
As campanhas majoritárias devem parar por pelo menos dois dias por conta da morte do candidato à presidência Eduardo Campos (PSB). E principalmente no PT, que é aliado antigo do PSB, no Acre. E por conta disso não esperem que a Marina Silva (PSB) sendo candidata à presidência, mude o apoio do PSB à candidatura de Tião Viana (PT) ao governo.


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Para falar com Luís Carlos Moreira Jorge use o e-mail lulajorge@hotmail.com


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.