Menu

Pesquisar
Close this search box.

Acabou a onda vermelha

Quando no governo Lula o PT surfava na chamada “onda vermelha”, o partido podia se dar ao luxo de ter faniquitos de que tudo podia fazer. Agora não. O PT acreano não caiu na real, ainda se acha a última bolacha do pacote, sem ser. Essa reunião amadora de jogo para a platéia acontecida esta semana, só serviu para uma coisa: colaborar para levar a discórdia para dentro da FPA. Alguns grupos do PT acham que chegaram ao poder só, sem aliados, e que os aliados só servem na eleição e depois se descarta. A oposição deve agradecer essa confusão criada. 


Sem recuos
O ex-prefeito Tião Bocalon (DEM) me disse ontem que sua candidatura não tem recuos e não há o que definir nada, porque os eleitores já definiram: “querem que eu dispute o governo”. Descartou rompimento com o senador Sérgio Petecão (PSD), a quem considera que será o maior apoiador de sua campanha. E revelou que caberá ao partido de Petecão indicar seu vice.


Nome do Juruá
Tião Bocalon diz já ter nomes em discussão para ser o vice de sua chapa. Cita entre eles, o do Pastor Marcondes (PSD), da Assembléia de Deus de Cruzeiro do Sul, que considera o favorito.


Exigência evangélica
Tião Bocalon justifica as discussões em torno do Pastor Marcondes para o vice de sua chapa, ao fato de ter feito a exigência que essa escolha se desse em cima de um nome evangélico.


Decisão em conjunto
Sobre o candidato ao Senado, Bocalon fala que este é um assunto a ser definido juntamente com o senador Sérgio Petecão (PSD). Falou existirem nomes na agulha, mas preferiu omitir.


Conversas adiantadas
Tião Bocalon afirma que o atual momento é o de trabalhar alianças. Dá as conversas com os dirigentes do PMN “avançadas” e crê na vinda do grupo da deputada federal Antonia Lúcia (PSC).


É não conhecer o jogo…..
Quem viu as fotos da audiência do governador Tião Viana com o prefeito de Brasiléia, José Everaldo (PMDB) notou quem estava ao lado do Tião: o Carioca. Está é mais que prestigiado.


Principal assessor
O principal e mais consultado assessor político do governador Tião Viana continua sendo o Nepomuceno Carioca, mesmo com a torcida para que fosse fritado dentro do governo.


Decida logo, doutora!
Aprendi na Faculdade de Direito que questões judiciais se discutem nos autos, mas, o comentário não é jurídico, mas de cidadão: Dra. Thais, decida logo este caso do Telexfree!


Não é a lei fria
O Direito não é só a letra fria da lei. Esse caso tem sérias conotações sociais, envolve milhares de pessoas de boa fé. Decida se é ilegal ou legal, mas, não pode é continuar a ópera-bufa.


Fazendo política
Enquanto na FPA se discute o sexo dos anjos para a escolha do candidato (a) ao Senado, o candidato Gladson Cameli (PP) gira pelo interior, ontem, ele estava em Vila Campinas.


Buscando velhos aliados
O ex-deputado federal Fernando Melo (PROS) está buscando velhos aliados que levou consigo quando foi para a oposição, para trazê-los de volta e formarem de novo na Frente Popular.


Erro estratégico
Até os seus aliados dentro do PT apontam o erro estratégico cometido pelo senador Anibal Diniz (PT) de se acomodar e pensar que a candidatura à reeleição seria favas contadas na FPA.


Quem não chora…..
Já a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) se apegou com as unhas e dentes na possibilidade de ser ela a candidata e, embalada nas pesquisas, não pára de fazer campanha.


Problemão
E aí está o problemão no colo da FPA, para resolver entre o PT e o PCdoB. Simplesmente chutar a Perpétua Almeida, sem uma justificativa plausível, não é solução, mas, confusão.


 Crise sem sentido
O líder do governo, deputado Astério Moreira (PEN), diz não entender grupos do PT criar uma crise interna quando o governo Tião Viana vive o seu melhor momento político e de gestão.


A quem interessa uma crise?
Falando como presidente do PEN, a maior bancada de apoio ao governo na Aleac, o deputado Astério Moreira, pergunta: A quem interessa uma crise na FPA a não ser à oposição?.


Erro
A coluna errou ao citar o nome da mulher do vice-governador César Messias, Vanusa Messias, com um nome para ser a vice de Tião Viana. Não pode: tem o impedimento jurídico do marido.


Outra correção
Na conversa que tive com o governador Tião Viana; além de citar que: seu vice podia ser uma mulher, ponderou, também que, podia ainda ser um homem com ligações com o Juruá.


Sempre citada
Em todas as rodas políticas sobre candidaturas a deputado estadual, Antonia Sales (PMDB) e Maria Antonia (PROS), são citadas entre as que disputam as maiores votações no Juruá.


Disputa a cabeça
A deputada Antonia Sales (PMDB) aparece sempre como a favorita para ser a mais votada.


Voto vencido
O dirigente do PP, José Bestene, foi voto vencido quanto á escolha do candidato a governador. Defendeu o quanto pode que o nome que aglutinaria a oposição era o do Gladson Cameli (PP).


Bem articulado
Dos atuais deputados um que está se articulando bem, na Capital e em alguns municípios do interior é o deputado Eber Machado (PSDC), e que, com isso sedimenta bem a sua reeleição.


É bom pensar bem
A deputada federal Antonia Lúcia (PSC) é uma das mais ativas da bancada federal acreana., Mas à PMRB teve uma votação ridícula, por isso, é bom avaliar onde vai amarrar o cavalo.


Sérios problemas
Caso entre na “chapa da morte”, com Flaviano Melo (PMDB), Márcia Bittar (PSDB), Vagner Sales (PMDB) ou Jésica Sales (PMDB), ela terá sérias dificuldades para vir se reeleger.


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.