Menu

‘Dia de Cooperar’ é realizado em Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

No último sábado (14) foi realizado em Rio Branco o “Dia C” ou “Dia de Cooperar”, uma ação promovida pela Cooperativa dos Trabalhadores em Serviços Gerais (Coopserge) e que contou com a participação de vários parceiros e teve apoio da Prefeitura e de parlamentares. O evento aconteceu na Rua do Divisor, região que abrange os bairros Eldorado, Chico Mendes e Vitória.


DSC05900


O objetivo do evento foi chamar a atenção da população para a importância dos valores do cooperativismo. Em Rio Branco o Dia de Cooperar teve inicio às 8h e se estendeu até às 16 horas.

Anúncio


DSC05893


A comunidade pode participar de diversas atividades culturais, de saúde e beleza. Durante a ação forma oferecidos atendimentos médicos, vacinação, agendamento para consultas, exames laboratoriais e de oftalmologia (oculista), também foram oferecidos exames Preventivo do Câncer Uterino, serviços de aferição de pressão arterial, cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC) e teste de glicemia, além de orientações sobre cuidados com diabetes, hipertensão e alimentação saudável.


Aos cooperados e comunidade, a Coopserge organizou almoço e lanche, distribuição de brindes, tratamento de pele e corte de cabelo. Um bazar solidário também foi realizado na sede da cooperativa.


DSC05859


O prefeito de Rio Branco, Marcus Viana (PT) participou da abertura da festa e enfatizou op trabalho realizado pela Coopserge no estado do Acre.


“Este é um dia para se comemorar e colocar em prática todos os princípios cooperativistas, o interesse pela comunidade, a cooperação e trabalhar um número maior de funcionários para fazer desse momento um sucesso. A Coopserge está de parabéns por essa iniciativa e vem realizando um excelente trabalho mostrando a força do cooperativismo, gerando emprego e rende a milhares de cooperados”, destacou o prefeito.


O deputado estadual Eduardo Farias (PCdoB) também prestigiou o evento e ao lado do prefeito de Rio Branco ressaltou a importância do cooperativismo.


“As cooperativas participam do Dia C por meio da realização, nas localidades onde estão instaladas, de uma iniciativa que agregue trabalho voluntário e finalidades sociais. Na prática, elas promovem em um único dia diversas ações sociais em prol das comunidades e do desenvolvimento social no Estado”.


Para do Diretor Executivo da Coopserge, José Roberto “As atividades realizadas durante o Dia C podem ser inseridas pelas cooperativas no seu Balanço Social. O Balanço tem como função tornar públicas as atividades de Responsabilidade Social da entidade e dar transparência às atividades que buscam melhorar a qualidade de vida das comunidades. Para isso, é fundamental que as atividades sejam bem organizadas, com equipes bastante motivadas e comprometidas, para que os projetos sejam diferenciais na vida das pessoas”.


Durante o evento houve uma gincana com tema voltado ao cooperativismo, onde a premiação foi de R$ 5 mil para equipe vencedora.


Mudando de vida
Durante o evento a reportagem conversou com várias pessoas que estão inseridas no cooperativismo, como foi o caso de Benezaida Silva, moradora do Bairro Vitória, está na cooperativa há pouco mais de três anos. E afirma que o cooperativismo mudou sua vida.


“Me sinto muito bem participando da cooperativa, por meio da Coopserge consegui realizar alguns sonhos e mudei minha vida para melhor”, disse.

Anúncio


As historias são sempre parecidas, sonhos sendo realizados e construídos por meio do cooperativismo. Pais e mães de famílias que antes viviam do trabalho informal hoje tem renda fixa e uma oportunidade concreta de vida digna, como foi o relato de Odineia Lima, que há mais de um ano estava desempregada e hoje faz parte da cooperativa.


“Passei mais de um ano sem emprego, mas hoje graças a Deus estou na cooperativa e não pretendo sair. Aqui tenho a oportunidade de oferecer uma vida melhor aos meus dois filhos, estou muito satisfeita”, afirmou Odineia, moradora do Bairro 6 de Agosto.


Maiza Silva de Oliveira, Samuel da Silva, Ana Cassia Paiva, e Maria Antônia Mota Pereira, são outros personagens que por meio do trabalho da cooperativa conseguiram realizar sonhos, como a aquisição da casa própria e sair do aluguel e a compra de um veículo.


Foram parceiros do Dia C a Medioclin, União do Vegetal, Ótica Brasil, Velezo Modas, Comercial Victor, Coopveste e a Coopfashion. O evento teve o apoio da Prefeitura de Rio Branco.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido