Menu

Pesquisar
Close this search box.

Nego, nego e nego

Aos jornalistas que falaram ontem, com o secretário de Indústria, Edvaldo Magalhães, ele negou que tenha dito, como foi divulgado na mídia eletrônica, que se não for a sua mulher, Perpétua Almeida (PCdoB), candidata a senadora, o PCdoB deixará a FPA, entregará os cargos  no governo  e não apoiará o governador Tião Viana (PT) à reeleição. Disse ter falado apenas que “vai lutar” pela candidatura da Perpétua. Não consegui mais falar com ele porque estava retornando de carro de Cruzeiro do Sul. Mas, conversei com o deputado Moisés Diniz (PCdoB), que se pronunciou: “conheço o Edvaldo há 30 anos e meto a mão no fogo que não falou no contexto que foi publicado. Até porque não é pensamento do PCdoB entregar os cargos, romper com o governador Tião Viana, e muito menos, apoiar outro candidato ao governo”.


Possibilidade zero
Vai agora a minha opinião sobre o episódio: pelo que conheço das relações do PCdoB com o governador Tião Viana é zero a possibilidade dos comunistas romperem com ele. Porque há muito em comum entre ambos.  Estão juntos no governo e a única discordância profunda é sobre a candidatura ao Senado. Não creio, pois, em nenhum rompimento. Pago para ver.


A briga dos verdes
A chefe do gabinete civil do governo, Márcia Regina, foi suave ao condenar no programa do Alan Rick a candidatura do deputado federal Henrique Afonso (PV) ao governo. Considerou a decisão fruto de uma minoria e disse ser incoerente uma aliança com Tião Bocalon, que nunca defendeu as causas ambientais, bandeira do PV. Prometeu que se não acontecer o debate na militância e a candidatura do Henrique for imposta poderá sair do PV. Apoiará a reeleição do Tião Viana.


Troco dobrado
A dirigente do PV, Shirley Torres, ligou após a entrevista para dizer que, a candidatura do Henrique Afonso ao governo é fato sacramentado nas direções regional e nacional. “Essa senhora (Márcia) nunca foi a uma reunião do PV, nem quando o marido, o Dr. Julinho, estava no partido e só apareceu agora para junto com o Carlos Alberto do PSB, coagir militantes do PV a melar a decisão tomada. Se quiser sair do PV não tem problema porque a candidatura do Henrique não tem volta. E completou: por que criticar nossa aliança com o Petecão e o Bocalon? O Bocalon foi o primeiro a falar em sustentabilidade, no Acre. Ele não foi da FPA? Não foi Secretário de Agricultura do Jorge Viana? Esqueceram isso?”


“Vou tratar do meu lado”
Com essa frase o deputado Luiz Tchê (PDT), sintetizou ontem, seu rumo político. A meta inicial é tentar formar a chapinha dos nanicos, mas, se não der certo não descarta entrar na chapa de deputado federal da aliança de Petecão-Henrique Afonso-Tião Bocalon. “Não esperem que eu vá para o chapão do PT, ajudar eleger os candidatos do governo”, avisou.


Podem anotar
Com a experiência de longos anos na política, dei uma olhada na chapa de deputado estadual do PDT: é a mais forte de todos os partidos nanicos e pode eleger tranqüilo dois deputados.


Oposição e coerência
O deputado Werles Rocha (PSDB) mostrou ontem que se pode ser duro na oposição, mas, também, coerente: elogiou o trabalho do Tião Viana na agricultura e na industrialização.


Trabalho e política
Na entrevista no programa do Astério Moreira, na TV-RIO BRANCO, Rocha considerou ainda que, o prefeito Marcus Alexandre, mesmo sem uma grande obra, trabalha e faz política.


Gazetaram a aula
Aliados do PT e membros do governo gazetaram a aula no Jardim da Infância da política, em que foi dada a matéria que, em eleição de dois turnos, não se quebra pontes para alianças.


Não estariam atacando
Tivessem eles sido assíduos, por certo, não estariam atacando o candidato ao governo, deputado federal Henrique Afonso (PV), que se não ganhar, poderia voltar ser um aliado.


Candidato a deputado federal
Perguntei ao deputado Geraldo Pereira (PT), sobre os boatos de que o ex-prefeito Raimundo  Angelim (PT), seu cunhado, seria o vice de Tião Viana? Resposta: “até aqui é só boato”.


Escolha pessoal
Embora considere Raimundo Angelim uma opção inteligente, pela sua lealdade ao projeto da FPA, acha que a escolha só diz respeito ao governador Tião Viana, por ser de cunho pessoal.


Anúncio oficial
O PSDC, por meio do seu presidente José Afonso, foi o primeiro nanico da FPA a anunciar o apoio ao senador Anibal Diniz (PT), por a vaga ser do PT.


Nem com São Expedito
Com o seu atual quadro de candidatos a deputado federal, a aliança PSDB-PP-PMDB, não emplacará mais de duas vagas nem com a ajuda de São Expedito, seus dirigentes sabem disso.


A não ser por adesões
A não ser que essa coligação consiga outros nomes de votos para aumentar a sua legenda.


Craques das urnas
Numa coligação ou de chapa própria será difícil que, entre as vagas a serem conquistadas pelo PMDB, não estejam os deputados Chagas Romão e Antonia Sales, dois craques das urnas.


Certo pelo duvidoso
O prefeito Vagner Sales foi sábio em manter a mulher, deputada Antonia Sales (PMDB), disputando a reeleição e não sair de vice. Em política, não se troca o certo pelo duvidoso.


Candidato forte
Pela força mostrada por seu grupo político na eleição para a presidência do PT, o deputado federal Sibá Machado (PT), será um dos nomes mais competitivos da FPA à Câmara Federal.


Mesmo brigado
Mesmo tendo brigado com a simpatia ao nascer, assim mesmo, se confirmar sua candidatura a Federal, aventada pela primeira vez neste blog, o secretário Mâncio Lima (PT) tem sim chance.


Querem um exemplo?
Um candidato tendo estrutura, recursos, grupo, tem meio caminho andado para se eleger. O zangado Geraldinho, um poste, não se elegeu senador só  por ter esquema de apoio forte?


Ícone da oposição
Pelo que já ouvi na oposição, o discurso do deputado federal Henrique Afonso (PV) virou um norte. Ao ponto de dirigentes discutirem o fim da mesmice de só criticar o PT sem propostas.


Bobagem grande
Uma bobagem política que sempre ouço é que um vice tem de ser do Juruá. O Jorge Viana ganhou o governo com o Binho Marques de vice, que nunca tinha visto o rio Juruá.


Com um detalhe
E com um detalhe, naquela campanha, sem a BR-364 dando tráfego anual, o xenofobismo dos cruzeirenses era bem maior do que agora, que vive um intercâmbio perene com a Capital.


Fim do mundo
O deputado Gilberto Diniz (PTdoB), defensor do latifúndio,  apareceu ontem na Aleac pedindo uma ação do governo para proteger nossa flora, principalmente, a Copaíba e o Jatobá.


Minha equipe?
Diniz deu um toque de humor à cobrança, ao dizer: “minha equipe vai preparar um projeto para proteger essas árvores”. A sua equipe é ele o seu caixa de campanha, Idel Diniz.


Pedrinho oliveira
O ex-vereador Pedrinho Oliveira vai tentar voltar à política como candidato do PDT à Aleac.


Injustiça denunciada
O deputado Walter Prado (PROS), cutucou ontem a Juíza Thaís Kallil: “liberou 4 milhões ao dono do telexfree para construir um hotel e segurou o dinheiro dos investidores pequenos”.   


Salada para 2014
É uma Lei da Física que, dois corpos não ocupam o mesmo espaço. Ela se aplica à aliança Henrique Afonso (PV)-Sérgio Petecão (PSD)-Tião Bocalon (DEM). Só há uma vaga para a disputa do governo. E se a aliança for mantida não há outra saída aos protagonistas: ou o Henrique tem que sair para o Senado ou o Tião Bocalon. Essa salada vai continuar na mesa até abril do próximo ano, quando já teremos várias pesquisas com os candidatos em campanha.


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.