Menu

Pesquisar
Close this search box.

Papo de cafezinho

O governador Tião Viana me disse em recente conversa em seu gabinete que, a reivindicação do deputado Moisés Diniz (PCdoB) de ser o vice-presidente da Aleac na nova mesa diretora é justa. “Não há como lhe negar o pedido, se retirou da disputa da presidência”, ponderou.


Conversar é preciso
Já recomendou que o deputado Moisés Diniz (PCdoB) procure o atual vice-presidente da Aleac, deputado Helder Paiva (PEN), que ainda se mantém renitente, e lhe dê ciência da situação.


Maioria esmagadora
Sobre o único cargo da mesa diretora da Aleac que ainda se mantém indefinido, a segunda secretaria, disse ter recebido a informação que o deputado Chico Viga (PSD) tem 16 votos.


Muito tranqüilo
Tião se mostrou sereno no papo. Acha que fez o certo em não bancar o carnaval popular. E indagou: “Se dia 30, o ministro do STF, Gilmar Mendes, vetar o repasse do FPE, como ficaria?”


Repasse ilegal
A sua preocupação diz respeito ao fato de recentemente o STF ter decidido que os repasses do Fundo de Participação dos Estados no modelo atual são ilegais e não poderá continuar.


Apoios diversificados
Tião Viana diz que sua decisão, ao contrário do que se pensa, não foi aceita só por evangélicos, mas por católicos e demais segmentos sociais. Diz que só recebeu elogios pela sua prudência.


Ano proveitoso
Sobre o ano em curso Tião acha que será muito proveitoso e de realizações. Cita sua última conversa com a presidente Dilma que lhe passou um panorama político alentador para 2013.


“Estamos conversando”
Sobre o nome que comporá a sua chapa de vice se limitou a dizer : “estamos conversando”. Ao ser citado o nome do secretário Edvaldo Magalhães, riu e repetiu: “estamos conversando”.


Minha dedução
Com quarenta anos de colunismo político a experiência me deu um faro, quando converso com políticos. Sai da conversa certo que, o Edvaldo Magalhães é um nome forte no páreo.


Fato decidido
Sobre a liderança do governo na Aleac, Tião Viana confirmou o que o blog antecipou que, o líder será o deputado Astério Moreira (PEN), com quem já conversou sobre esse assunto.


Perfil de líder
Tião tem um perfil de líder de governo: o do ex-senador Artur Virgílio (PSDB), ferrenho na defesa de FHC. No parlamento líder do governo é líder do governo, oposição é oposição, diz.


 


eliane gadelha


Papo com El Brujo
Aproveitei e tive uma conversa rápida com o assessor político do PT, Carioca, que se mostrou nada satisfeito com o prefeito de Plácido de Castro, Roney, que afastou o PT de sua gestão.


Não há como
Para o Carioca não há como o prefeito Roney (PSB) continuar aliado com o PT se vir apoiar o deputado federal Gladson Cameli (PP) para senador, considera a equação algo impossível.


Faltou política
Concorda com o blog sobre a derrota dos prefeitos do PT no Vale do Acre. “Faltou fazer política”, enfatiza. Mas, acha que os prefeitos eleitos prometeram além do orçamento.


Angelim no páreo
Sobre o Senado considera que o senador Anibal Diniz (PT) é um candidato em potencial por estar no mandato, mas admitiu que o nome do Angelim será pesquisado para o cargo.


Grande puxador
Também admite que o ex-prefeito Angelim possa vir disputar uma vaga na Assembléia Legislativa ou na Câmara Federal : ”em qualquer caso será um grande puxador de votos”.


Ligação direta
O ex-prefeito Angelim será nomeado em breve para ser uma espécie de interlocutor entre o governo e os municípios e terá nessa nova missão a companhia do faz tudo Dudé Lima.


Tiraram da rede
Maldade com o Dudé: ganhava como secretário e só trabalhava na Expoacre e no carnaval!


Condiac
O prefeito de Epitaciolândia, André Hassem,  presidente do CONDIAC, tem de fazer uma devassa no órgão, que representa os prefeitos do Vale do Acre, e mandar para o MP.


Não pode calar
O prefeito André não pode calar sobre o pepino que recebeu, sob pena de ser conivente.


Não acreditam
A cúria dos cardeais do PT não acredita nem um pouco que o deputado federal Gladson Cameli (PP) disputará o Senado no próximo ano, acha que, após ele avaliar bem sairá para a reeleição.


Visão dos cardeais
Na opinião do sínodo dos cardeais do PT, o candidato a governador será Sérgio Petecão (PSD), por não ter nada a perder, e o deputado federal Márcio Bittar (PSDB) disputará o Senado.


Medida responsável
Everaldo Gomes (Brasiléia), André Hassem (Epitaciolândia), Mano Rufino (Sena Madureira) e James Gomes (Senador Guiomard) foram responsáveis em cancelar o carnaval popular.


Seria burrice
Seria uma tremenda burrice realizar a festa, gastar, e depois faltar dinheiro para o básico das prefeituras e acumular dúvidas que se somariam às muitas recebidas dos antecessores.


É de dar dó
Não sou de ficar impressionado. Mas, nos meus 40 anos de jornalismo político, nunca vi alguém entregar uma prefeitura tão saqueada em seus bens como a prefeita Eliane Gadelha.


Sempre termina mal
Só você pegar a história política do Brasil não se conhece um gestor público que fez desdém da imprensa e terminou bem o mandato.
Fernando Collor foi um deles.
José Dirceu o mais recente.
São dezenas e dezenas de exemplos.
Os casos regionais mais próximos são os dos ex-prefeitos de Tarauacá, Wando Torquato, de Porto Walter, Neuzari Pinheiro, que acabaram cassados, após várias denúncias na imprensa.
O prefeito de Plácido de Castro, Roney Firmino, usou o mesmo discurso.
O tempo vai lhe mostrar que está errado, a imprensa existe para fiscalizar, para noticiar, para cobrar, e esse seu arroubo de arrogância para agradar o PT não vai impedir o papel da imprensa.
Não existe democracia sem contraditório. E ser cercado de puxa-sacos não é o melhor caminho.
Lembro ao Roney um velho ditado político para a sua reflexão: “o carro de todo político de mandato tem um pneu careca, um dia derrapa na curva”.
Traduzindo o ditado: um dia, fatalmente, praticará algo errado e queira ou não vai virar manchete.
O tempo é o senhor da razão, prefeito Roney Firmino. Você não será diferente dos demais políticos.


Por Luis Carlos Moreira Jorge


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.