Menu

Da direita do Acre, apenas Márcio Bittar adianta apoio a Flávio Bolsonaro

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A movimentação política em torno da pré-candidatura de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência da República em 2026 tem repercutido de maneira tímida entre os parlamentares federais do Acre. As redes sociais dos congressistas identificados como de direita ou alinhados ao bolsonarismo foram verificadas pelo ac24horas na manhã deste sábado (6), e apenas um deles se manifestou de forma clara sobre o tema: o senador Márcio Bittar (União Brasil).


Bittar divulgou um vídeo reafirmando que sua posição já estava definida há anos. Ele lembrou que, desde 2023, havia declarado que apoiaria Jair Bolsonaro em 2026, ou qualquer nome indicado pelo ex-presidente. “Não gosto que duvidem da minha posição”, afirmou. Em seguida, reforçou o apoio à pré-candidatura de Flávio Bolsonaro: “Conte com meu apoio, eu vou trabalhar tão entusiasmado para o Flávio Bolsonaro como eu trabalharia para o pai dele, o nosso líder, Jair Bolsonaro”.

Anúncio


Outro movimento observado foi o do deputado federal e pré-candidato ao Senado, Eduardo Velloso (União Brasil). Embora não tenha tratado diretamente da indicação de Flávio Bolsonaro, Velloso compartilhou no Instagram uma publicação do presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, no X. No texto, Rueda também evita citar nomes, mas sinaliza um reposicionamento do partido em relação à polarização política. “Em 2026, não será a polarização que construirá o futuro, mas a capacidade de unir forças em torno de um projeto sério, responsável e voltado para os reais interesses do povo brasileiro”, escreveu.


O dirigente ainda defendeu “diálogo maduro”, “pautas estaduais” e a necessidade de “olhar para frente e construir, juntos, o melhor caminho para o país”. O teor da mensagem sugere que o União Brasil deve buscar uma rota mais independente, possivelmente distante do alinhamento automático ao PL e ao bolsonarismo.


Os demais parlamentares federais do Acre que orbitam o espectro político da direita não se manifestaram sobre o tema até a manhã deste sábado (6). Entre eles estão:


• Alan Rick (União Brasil/AC), senador;


• Roberto Duarte (Republicanos/AC), deputado federal;


• Meire Serafim (União Brasil/AC), deputada federal;


• Antônia Lúcia (Republicanos/AC), deputada federal;


• Zezinho Barbary (Progressistas/AC), deputado federal;


A discreta movimentação nas redes pode indicar, por enquanto, um cenário de cautela entre a maior parte da bancada acreana.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido