Menu

Governo do Acre abre 60 vagas em cursos de capacitação para mulheres

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), abriu nesta quinta-feira, 21, em parceria com o Instituto Federal do Acre (Ifac) um novo ciclo de capacitação profissional voltado para mulheres da capital. Os cursos são voltados para microempreendedor individual e cuidadora de idoso.

A coordenadora Liliane Moura detalhou as novidades durante entrevista ao repórter do ac24horas, David Medeiros, na manhã desta quinta-feira (21). “Nós vamos ter mais 60 vagas, 30 vagas na Cidade do Povo e 30 vagas ali na região da Vila Acre, que vão estar atendendo 60 mulheres a partir dos 16 anos, mulheres cis, trans ou travestis, que podem estar se capacitando, fortalecendo a sua autoestima, transformando a sua vida através da profissionalização. Essa profissionalização é disponibilizada através dessa parceria com o Ifac”, explicou.

Anúncio

Sobre as novas turmas, a coordenadora detalhou as áreas de atuação: “Na Cidade do Povo vai ser para microempreendedor individual e na Vila Acre vai ser cuidadora de idoso. Isso é um pedido da própria comunidade. A gente faz os atendimentos, consultas, e elas pedem a oferta de novos cursos, e elas mesmas dão as sugestões das áreas que necessitam”, pontuou.

Liliane também explicou a remuneração oferecida: “Sim, ao final do curso, na conclusão, elas ganham o valor de 560 reais, que é o valor de uma bolsa auxílio, que é um incentivo para começarem a vida, o negócio, para custear. Como o curso é ofertado na comunidade, esse valor seria para ajudar elas com o vale-transporte e lanche, mas como já é ofertado na própria comunidade e a gente providencia junto, em parceria com as escolas, o lanche, esse recurso fica para elas usarem da forma que necessitam”, ressaltou.

Sobre o projeto Mãos que Acolhe, Liliane destacou: “Então, esse projeto Mãos que Acolhe é um projeto aqui da nossa secretária, Mailza Assis, que é voltado para o atendimento, o acolhimento de mulheres em situações de vulnerabilidade social ou em situações de violência. Durante esses atendimentos, a gente faz esses encaminhamentos para cursos de capacitação, para atendimento em outras secretarias, em outros órgãos, atendimento na rede das necessidades que são apresentadas aqui para a gente”, destacou.

As inscrições para os cursos são presenciais, visando facilitar o acesso da comunidade. Liliane explicou os locais. “Está sendo feito na própria escola onde vai ser realizado o curso. Na Cidade do Povo, está sendo feita lá na escola Frei Heitor, que fica ali próximo à UPA, na Cidade do Povo. Na Vila Acre, está sendo nas escolas do Zuleide Pereira, que é ali quase ao lado do Sesc Senat. E aí o período de inscrições começa hoje e vai até sexta-feira da semana que vem. E aí a pessoa leva a cópia do seu RG, CPF, comprovante de endereço e de escolaridade, que a nossa equipe está lá de oito ao meio-dia para atendê-las”, finalizou.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.