Uma garoto de 12 anos morreu vítima de sepse nesse sábado, 17, no Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul. O menino havia sido transferido do Hospital de Feijó para Cruzeiro na quinta-feira,15. Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) manifestou pesar pela morte do paciente e esclareceu que não houve omissão nem demora no atendimento, e que todas as medidas médicas cabíveis foram adotadas de forma ágil e responsável nas duas unidades hospitalares.
O rapaz apresentava um quadro infeccioso grave que evoluiu para sepse, que é uma doença potencialmente grave desencadeada por uma inflamação que se espalha pelo organismo diante de uma infecção, podendo causar queda da pressão arterial, falência de órgãos e morte.
A Sesacre afirma que a criança deu entrada no Hospital Geral de Feijó na manhã do dia 15 de maio. Diante da piora no estado de saúde, a transferência para Cruzeiro do Sul foi solicitada no dia 16 e realizada no dia 17, dentro do prazo estipulado pelos protocolos do Ministério da Saúde.
“A criança foi atendida por equipes médicas e multiprofissionais tanto em Feijó quanto em Cruzeiro do Sul. Apesar dos esforços das equipes, o quadro evoluiu para sepse grave associada à celulite, impedindo um desfecho positivo.
“É importante esclarecer que não houve qualquer omissão ou demora no atendimento. O caso apresentava um quadro infeccioso severo, de rápida evolução. O atendimento foi feito de forma contínua, com suporte médico e de uma equipe multiprofissional”, diz a nota.
A secretaria reafirmou seu compromisso com a saúde pública baseada em critérios técnicos e humanos, e garantiu que todas as ações seguiram os protocolos clínicos estabelecidos.