A ex-professora Eliana Teles Fernandes, 40 anos, foi eleita nesse domingo, 1°, para seu quarto mandato consecutivo de Conselheira Tutelar em Cruzeiro do Sul. Na primeira eleição direta, teve 727 votos, e agora foram 824 votos.
“É resultado de muito trabalho, dedicação ao logo desses anos como conselheira, apoio incondicional dos familiares e dos amigos. Nossa retribuição será com muito trabalho, respeito, dedicação, lealdade ao ofício e comprometimento com os direitos das crianças e do adolescentes”, pontua.
“Eu entrei em 2011 e o mandato era de 3 anos. Quando a Lei mudou e houve a unificação da eleição em todo país, o então prefeito Wagner Sales prorrogou nosso mandato, para em 2015, todos que estavam pudessem participar do processo direto. Mas eu não considero que sejam 5 mandatos, e sim, uma prorrogação”.
Eliana e os outros 9 conselheiros eleitos serão empossados no 10 de Janeiro de 2024 para mandatos de 4 anos. O salário de Conselheiro Tutelar em Cruzeiro do Sul é de R$ 2 mil mais R$ 1.500 de gratificação pagos pela prefeitura do município.
Votação de vereador
Assim como ocorreu na maioria do país, a eleição de Conselheiro em Cruzeiro do Sul teve fila para votar e os eleitos tiveram votação com números próximos ao de vereador.
Eliana teve 824 votos e o vereador mais bem votado de Cruzeiro na eleição de 2020, teve 1.048 votos. Mas ela diz que não pensa em política. “Eu não quero, não. A minha prioridade é a defesa dos direitos da criança e do adolescente de Cruzeiro do Sul. Este é meu foco”, concluiu.