Menu

Pesquisar
Close this search box.

Eleições para tirar o sono, nos dois maiores colégios eleitorais do Estado

Em Rio Branco, maior colégio eleitoral do estado, todos os caminhos indicam no momento, que poderemos ter uma disputa renhida entre o ex-prefeito Marcus Alexandre (sem partido), que é cortejado pelo PSD e MDB, e o prefeito Tião Bocalom. Como falta muito para a eleição podem aparecer outros nomes e desbancar ambos na campanha, mas na atualidade, são os nomes mais fortes. O Marcus foi um prefeito bem avaliado, lidera as pesquisas (lembrando que pesquisa é momento), e sua gestão sempre é bem lembrada. Será um nome forte caso a sua legenda não seja o PT. E, tem o prefeito Tião Bocalom, que embora não tenha aparecido no pico das pesquisas, disputará a eleição no poder, tem 400 milhões de reais em caixa para trabalhar com dois verões, e com as suas ações pode entrar na campanha como competitivo. Vai dar trabalho ao adversário. Todo esse comentário pode perder a validade mais na frente. Pode aparecer outro nome para entrar com chance na disputa, mas na atualidade o que se vê são as coisas se encaminhando para uma polarização entre Marcus Alexandre (sem partido) e Tião Bocalom, que pode ser pelo PP ou pelo PL. Já em Cruzeiro do Sul, o segundo maior colégio eleitoral do estado, as pesquisas apontam para a preferência pela ex-deputada federal Jéssica Sales para a prefeitura. Ela poderá ter o apoio do deputado Nicolau Junior (PP). Tem um eleitorado forte, e na última eleição foi bem votada na cidade. Vai enfrentar o prefeito Zequinha, que até aqui não conseguiu projetar em grandes proporções as pautas positivas da sua gestão. O que tem se destacado na mídia são as pautas negativas. Mas tem aliados e deverá travar uma boa disputa com a Jéssica. O resto é com o eleitor.


O JOGO NÃO FOI JOGADO
Pesquisa no momento não tem valor para definir quem é o favorito para a disputa da PMRB, no próximo ano. Estamos longe da eleição. Portanto, não é científico colocar o Tião Bocalom como derrotado. Só tenho certeza de uma coisa: sua candidatura será rifada no PP. Terá que procurar outra legenda. Ninguém o quer no PP.


PARECE DISPOSTA
Pelas suas postagens, a ex-deputada federal Jéssica Sales (MDB) parece disposta a disputar, no próximo ano, a prefeitura de Cruzeiro do Sul. Em qualquer cenário, ela é o melhor nome da oposição para enfrentar o prefeito Zequinha.


A DISPUTA É PAROQUIAL
Para o eleitor, numa eleição majoritária, o que vale para o candidato disparar, é a empatia que conseguir com o eleitorado. Ter apoio deste ou daquele político, disputar no poder, é mero complemento. Quando um candidato cai na antipatia popular, nem guindaste levanta o cabra.


BUROCRACIA QUE ATRAPALHA
O deputado Clodoaldo Rodrigues (Republicanos) fez uma denúncia de um fato que é surreal: em Cruzeiro do Sul, quando há uma ocorrência policial e se aciona o 190, a ligação é direcionada para Rio Branco, com demora de até 20 minutos para resposta. A secretaria de Segurança tem que acabar com essa burocracia. Por que não monta um sistema regional? Nada justifica essa transferência das ligações para a capital.


AVALIE SE NÃO GOSTASSE…..
Quer dizer que o prefeito Tião Bocalom “gosta” do ex-prefeito Marcus Alexandre? Avalie se não gostasse…..Ninguém é mais crítico da gestão do Marcus que o velho Boca.


AGIU CERTO
A deputada federal Socorro Neri (PP) agiu certo ao tirar o seu nome da disputa da PMRB pelo PP. Com a confusão formada no PP, não iria conseguir consenso em torno da sua candidatura. O PP virou campo de guerra.


CONVERSA PARA BOI DORMIR
O PSD fez um alarde de que iria expulsar os vereadores considerados traidores na campanha do senador Sérgio Petecão (PSD) ao governo, vai chegar o dia da eleição com ninguém expulso. Quem quer expulsar faz como o PT, cumpre o rito e rua.


JÁ ERA TEMPO
Brasiléia terá a sua primeira exposição agropecuária. Se Rio Branco e Cruzeiro do Sul têm o evento, por qual razão só o Alto Acre ficou fora dos olhos do poder? É justa, então, a reclamação do deputado Tadeu Hassem (Republicanos), para que a realização do evento tenha ajuda financeira e logística do governo.


É O QUE MAIS PRECISA
A notícia que chega é que a prefeita Rosana Gomes está dando forte apoio ao esporte amador na sua gestão. É o que mais precisa. Quando se investe em esporte, se investe no social. Justa também a homenagem que fez ao subsecretário Carlão Gouveia, por sua colaboração na projeção internacional da prática do voleibol, sendo campeão olímpico.


SAINDO DO MARASMO
Pela mudança de rota da sua administração, com ações coletivas, a prefeita Rosana Gomes pode acabar chegando competitiva no próximo ano, para disputar a reeleição. Política é assim, você pode pular do desgaste para a aceitação popular.


PRECISA DIZER
O subsecretário Carlão Gouveia ainda não falou o que pretende fazer em relação ao estádio Arena da Floresta, abandonado e interditado judicialmente. O nosso melhor estádio não sedia há mais de dois anos competições do futebol acreano, o que impede o crescimento desse esporte no estado.


FIDELIDADE TOTAL
A vice-governadora Mailza Gomes até aqui não arredou um milímetro das atribuições do cargo. Cumpre as pautas que lhe são destinadas sem passar a linha vermelha do seu limite.


FOCO É O GOVERNO
O ex-senador Jorge Viana (PT), desde que terminou a eleição tem evitado falar de política. Não se sabe o que pensa para a eleição de prefeito na capital. O que não se pode ter dúvidas, é de uma coisa: seu foco é disputar o governo em 2026.


PRESENTE NA MÍDIA
O senador Alan Rick (UB) consegue transformar as suas ações parlamentares em ganhos políticos, sabe usar como poucos os espaços na mídia. É importante, para quem vislumbra voar mais alto na política.


FICOU NA CONVERSA
Chegou o verão e não se consegue ver grandes ações do DNIT na recuperação da 364, no trecho para Cruzeiro do Sul. Não esperem nada além do que alguns serviços paliativos. Recuperação para valer, de vergonha, só Deus sabe quando isso acontecerá. Enterraram uma cabeça de burro no trecho. Só pode ser.


FRASE MARCANTE
“Fortuna perdida? Pouco se perdeu! Coragem perdida? Muito se perdeu! Honra perdida? Tudo se perdeu”. Ditado irlandês.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.