Menu

Pesquisar
Close this search box.

Uma novela de capítulos repetidos 

NÃO é a primeira vez que o igarapé São Francisco – este, principalmente, alaga e deixa um cenário de terra arrasada, com famílias perdendo tudo. 


É louvável a liberação de recursos financeiros pessoais para os alagados e antecipação de parte do décimo terceiro salário pelo governo; é importante a ação da prefeitura em montar uma estratégia para comprar móveis, geladeiras, televisão e etc, perdidos pelas famílias de baixa renda. 


Louvável também a solidariedade da ALEAC na distribuição de colchões e ações individuais de políticos para ajudar os desabrigados. Toda ajuda, por menor que seja, é importante. 


É importante também que os moradores destas áreas tenham melhor educação ambiental e não joguem lixo e móveis velhos no igarapé, como se fosse uma lixeira. Mas todo este conjunto de ações vai valer muito pouco se governo e prefeitura não se unirem para combater os pontos de alagação do referido igarapé.


Faltam políticas públicas. Promessas mirabolantes para fazer um trabalho de engenharia ao longo do seu curso para diminuir as enchentes, foram muitas e diversas. Só que, de promessa, Santo Antônio ficou careca. Se não acontecerem políticas públicas para essas áreas, no próximo inverno poderemos estar assistindo este mesmo triste filme e com os mesmos protagonistas. E, será o continuar de enxugar uma pedra de gelo.


NÃO TEM ESPAÇO VAZIO


SEM um senador, o PT vai perdendo espaço político para os adversários. O senador Alan Rick (União Brasil), mesmo sendo bolsonarista, é o que melhor trafega nos ministérios e vai resolvendo as suas pautas para o estado. Na política, não tem espaço vazio. E o Alan tem sabido ocupar bem.


NÃO É MAIS ILAÇÃO


AGORA não é mais ilação, mas ficam claros os movimentos de aproximação política entre Jorge Viana (PT) e o governador Gladson Cameli. O sistema público de comunicação foi liberado para entrevistar o petista. Ontem, estava uma correria na busca de localizar o JV para uma entrevista.


BOLA DENTRO


FALANDO no Cameli, ele deu uma bola dentro ao antecipar o pagamento de parte do décimo terceiro e de liberar 300 reais para as famílias que sofreram com a alagação. Para quem perdeu tudo, não deixa de ser uma ajuda neste difícil momento.


SEPARANDO AS SEMENTES


O agronegócio tem gente de bem, empresários que respeitam o meio ambiente, e que impulsionam a balança comercial do país. Mas, boa parte da devastação da Amazônia deve ser debitada, sim, aos que destroem a floresta para abrir pastos. Faltou ao Jorge Viana explicitar isso em sua fala na China. Ou seja, de todo ele não está errado.


TREMENDA BOBAGEM


É uma tremenda bobagem o que saiu num órgão de imprensa bolsonarista, que com isso o Jorge Viana pode se destruir politicamente. No Acre, seu reduto; o Agro é Pop, tem grana, mas não tem voto. Não tem um parlamentar eleito pelo setor.


NINGUÉM MAIS QUE A ANTÔNIA


NINGUÉM mais do que a deputada Antônia Sales (MDB) lutou pela melhoria do sistema público de saúde, no Juruá. Então, quando ela faz uma crítica cobrando melhor atendimento, não é oportunista.


PELO MENOS, NÃO CHEGA


NÃO sei quem são os assessores de imprensa dos deputados federais. Mas sei que a produção desses parlamentares, se de fato acontece, não chega na ponta para quem tem os meios de divulgação.


NÃO TERMINA


A ALEAC não vai terminar a atual legislatura com a mesma composição, como aconteceu na passada, com as cassações da deputada Juliana e do Josa da Farmácia. Pelo menos dois deputados atuais rodam. Um do Juruá é tido como quase carta fora.


UM PONTO A FAVOR


NINGUÉM é obrigado a gostar do governador Gladson, mas não se pode tirar-lhe o mérito de jamais censurar a imprensa, mesmo nas críticas que recebe. Não conheço nenhum colega que foi pressionado por ele, por causa de comentário. Não avalizo tudo o que faz, mas tenho de registrar isso.


COLAR CANDIDATURA


O SENADOR Márcio Bittar (União Brasil), quando coloca o senador Alan Rick (União Brasil) de candidato ao governo, foca em 2026, quando disputará a reeleição. Mira numa dobradinha.


PORTA ESCANCARADA


O senador Petecão (PSD) tem dito que as portas do PSD não só estão abertas, mas escancaradas para o Marcus Alexandre disputar a PMRB pela sigla, no próximo ano. Conversas já aconteceram sobre isso.


CALCANHAR ABERTO


O setor de esportes foi o que pior se saiu no primeiro mandato do governador Gladson. E continua, porque até hoje não escolheu ninguém com conhecimento da área para a segunda gestão.


PRECISA SE PROJETAR


CASO o deputado Emerson Jarude (MDB) tenha mesmo a intenção de ser candidato a prefeito, tem que se projetar bem nas pesquisas e na ALEAC, para convencer o MDB a ter candidato próprio.


VARRIDO DO PODER


O MDB foi varrido do centro do poder – Palácio Rio Branco e Prefeitura de Rio Branco – há mais de duas décadas. Neste espaço só acumulou derrotas.


SABER COMO CHEGARÁ


NÃO se pode dizer que o prefeito Tião Bocalom está fora do páreo na eleição do próximo ano. Se a eleição fosse hoje – mostram as pesquisas e as enquetes – não se reelegeria. O desgaste é grande. Mas ainda tem muito tempo na gestão, para se saber se o desgaste é definitivo ou se pode haver uma recuperação. Tem que se aguardar as pesquisas do próximo ano.


PASSA PELA JÉSSICA


A eleição do próximo ano para prefeito de Cruzeiro do Sul passa por se saber ou não se a ex-deputada federal Jéssica Sales (MDB) será candidata, para se avaliar o quadro. Com ela na disputa, é um cenário; sem ela, é outro completamente diferente. Vamos dar tempo ao tempo.


FRASE MARCANTE


“Justificar um erro é dobrá-lo.” Ditado francês.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.