Menu

Pesquisar
Close this search box.

PT diz a Nilson Areal que a porta de saída é a serventia da casa

Quando o Nilson Areal foi o prefeito todos os candidatos a governador pelo PT tiveram vitórias retumbantes em Sena Madureira. Com ele fora do poder sofreu fragorosas derrotas nos dois turnos para o governo na eleição passada. O Mano Rufino (PSB) só é prefeito por causa do seu apoio. Pois bem, saiu do poder e foi colocado de escanteio, sendo nomeado para cargos estaduais sem relevância. Mano lhe fechou as portas da prefeitura. Virou uma espécie de pária política na FPA, mesmo continuando com um relativo prestígio popular. A última humilhação sofrida pelo Nilson foi agora, quando teve vetada a indicação da sua mulher Leuda Areal (PSL) para ser a vice na chapa do Mano Rufino (PSB). O PT colocou de vice o vereador Clayton Brandão (PT). Só falta agora algum dirigente petista se virar para o ex-prefeito Nilson Areal e lhe dizer que, na FPA: – “a porta de saída é a serventia da casa”. Triste fim do velho Nilson!.


Disputa em Epitaciolândia


Em Epitaciolândia, as chapas que vão disputar a prefeitura estão formadas. Rosemari (PSD) será a candidata a prefeita pelos partidos de oposição, e, para prefeito pela FPA, Tião Flores (PSB) e Marcos Fernandes (PT). O prefeito André Hassem (PR) desistiu de disputar a reeleição.


Cena comovente


Quem assistiu conta que foi comovente o longo abraço de dois adversários políticos ferrenhos, nem se cumprimentavam, o senador Sérgio Petecão (PSD) e o ex-prefeito Celso Ribeiro. Depois das lágrimas, Celso indicou Ailton do Frigorífico (PTN), como vice de André Maia (PSD).


Pagando na mesma moeda


O presidente regional do PRB, deputado federal Alan Rick (PRB), deu um troco no grupo da deputada Juliana Rodrigues (PRB), lhe tirando da liderança do partido na Aleac. No seu lugar colocou o deputado André da Droga Vale (PRB), que é brigado com a tribuna da Casa, não fala. E não deu nem satisfação à deputada Juliana (PRB).


A volta do “bruxo”


Quem voltou por cima e como aliado da mais extrema confiança do deputado federal Alan Rick (PRB) foi o ex-prefeito Normando Sales (PRB), o “bruxo”, foi nomeado vice-presidente do PRB.


Contas no azul


O bom administrador navega bem na crise. O índice da FIRJAN de Gestão Fiscal cita Rio Branco como a segunda Capital brasileira com melhor situação fiscal. É o resultado de medidas duras tomadas no ano passado pelo Marcus Alexandre, reduzindo os gastos para não entrar no barco da quebradeira.


O que sempre falo


O que sempre falo. O que aconteceu com outros gestores em cargos majoritários no Executivo é que no início do mandato fizeram uma gastança desenfreada, a crise chegou, e não tiveram como evitar, sendo fatal a quebradeira. A questão é mais de uma má gerência.


Lula é réu


Dificilmente o presidente Lula não chegará em 2018, como inelegível. Desde ontem passou a ser réu na justiça em um de seus processos. Cometeu o maior amadorismo ao denunciar à ONU que sofre perseguição da justiça brasileira, como se isso mudasse sua situação jurídica.


Candidatura única


A tão procurada unidade da oposição na Capital foi conseguida em Brasiléia. 15 partidos de oposição se uniram para apoiar a candidatura do ex-vereador Manoel Prete (PSDB) a prefeito. O prefeito interino Jorge da Fazenda (PSD) esteve na convenção e hipotecou o seu apoio.


Só um acidente de percurso


Todos os indicadores apontam no sentido que a eleição para prefeito de Rio Branco será polarizada entre o prefeito Marcus Alexandre (PT) e Eliane Sinhasique (PMDB). Só um grave acidente de percurso de um deles na campanha, colocaria outra candidatura no páreo.


Prejuízo eleitoral


Não adianta querer minimizar, a saída do PSD da coligação que apóia a candidatura do Henrique Afonso (PSDB) para prefeito de Cruzeiro do Sul, trouxe sim, um prejuízo eleitoral considerável, porque teve que procurar outro vice, o que demandou um desgaste.


Mais grave ainda


O baque mais grave sofrido pela candidatura do Henrique Afonso (PSDB) a prefeito foi a derrota ontem na justiça, referendando a permanência do PEN-PR-PSC-PTN-SOLIDARIEDADE na coligação do candidato Iderley Cordeiro (PMDB). O deixou praticamente só.


Apostando tudo nos debates


Os apoiadores da candidatura do ex-deputado federal Henrique Afonso (PSDB) a prefeito de Cruzeiro do Sul apostam tudo nos debates na televisão entre os candidatos, pela fluência do candidato. Um erro. O público que decidirá a eleição é o que mora nos grotões da cidade.


Perderam a sensibilidade


Roupas penduradas em varais improvisados, comida feita no local, roupas jogadas, e sendo alvo diário do olhar de quem passa pelo local toca a sensibilidade de quem vê a situação dos acampados na porta da Aleac. Só não toca a da SEHAB que, parece não resolver por birra.


Debate eleitoral


Com a eleição começando, os debates na Assembléia Legislativa, que reinicia na terça-feira os seus trabalhos, deverá ser em torno da eleição municipal, principalmente a disputa em Rio Branco. Mesmo porque tem uma candidata na Casa, a deputada Eliane Sinhasique (PMDB).


Agora é rua


Apoiada pelo DEM-PMDB-PSD-PPS-PTB-PP, a deputada Eliane Sinhasique (PMDB) foi oficializada ontem, candidata oficial a prefeita de Rio Branco. Agora é campanha na rua.


Não parece tarde?


O deputado federal Flaviano Melo (PMDB) andou procurando ontem o deputado federal Major Rocha (PSDSB) para uma conversa sobre Rio Branco. Rocha me disse que, sem a retirada da candidatura a prefeito do Mazinho Serafim (PMDB), em Sena Madureira, não tem conversa.


Uma exigência


Para uma conversa sobre o eventual apoio do PSDB à candidatura da deputada Eliane Sinhasique (PMDB), além da retirada da candidatura de Mazinho Serafim, terá que ter a anuência da ex-deputada federal Antonia Lúcia com quem está apalavrado sobre a Capital.


Guerra das pesquisas


Com o encerramento do prazo das convenções, no próximo dia 5, vai começar a guerra das pesquisas eleitorais. Pesquisa não decide a eleição. É o retrato do momento. Isso quando é bem feita. Mas quando todas se inclinam na mesma direção pode ser uma lógica. A pesquisa que dará um bom indicador é da segunda quinzena de agosto em diante. Agora é cedo.


Completamente abatido


Quem assistiu a entrevista do ex-prefeito Tião Bocalon (DEM) ontem na TV-RIO BRANCO notou o seu semblante de decepção por ter ficado sem legenda para disputar a prefeitura de Rio Branco. Debita a situação à aliança do deputado Rocha (PSDB) com Antonia Lúcia (PR).


Nada mais a fazer


Depois que foi detonado na coligação PR-PSDB não restava outro caminho ao Tião Bocalon a não ser o de declarar apoio à candidatura da deputada Eliane Sinhasique (PMDB) à PMRB.


Recesso branco


Será natural que, principalmente, em setembro, diminua a presença de deputados nas sessões da Assembléia Legislativa e da Câmara Municipal da Capital. Deputados e vereadores estarão envolvidos direta ou indiretamente na eleição. É o chamado “recesso branco”, inevitável.


Não terá facilidade


O vereador Artêmio Costa (PSB) não é nenhum boi morto, mas terá uma grande dificuldade na sua reeleição, porque vai enfrentar na sua coligação os candidatos do PT apoiados pelas máquinas da prefeitura e governo. E quando se trata de eleição, o PT trata só dos seus.


Fora da disputa


Em Xapuri, o prefeito Marcinho Miranda (PSDB) não disputará a reeleição. Deverá apoiar o candidato do PMDB, Elivelton Soares. Marcinho não conseguiu decolar a sua administração.


Candidatura mantida


O DEM manteve a candidatura do jovem Carlos Vale a prefeito de Sena Madureira. É um moço obstinado.Tentaram de todas as formas buscar a sua desistência e não conseguiram. É uma virtude a ser ressaltada na sua candidatura.


Quatro candidaturas


Quatro candidatos estarão disputando a eleição para prefeito de Senador Guiomard. Três de oposição ao PT: Jorge Catalan (PP), Branca Menezes (PSDB) e André Maia (PSD). E com o apoio do PT a chapa do vereador Ney do Miltão (PRB). O PT nunca foi expressivo no município.


Aliado prioritário


O PP fez do PMDB o seu aliado prioritário nos dois maiores colégios eleitorais do Estado. Em Cruzeiro do Sul o candidato a prefeito é do PMDB e o vice PP. Na Capital, a candidata à PMRB é do PMDB, tendo o PP como vice. O nome do vice é relativo, o eleitor vota no perfil do candidato a prefeito. Basta o vice não atrapalhar.


Não tem este valente


Perguntei ontem a um amigo do PMDB se existia a possibilidade do empresário Mazinho Serafim (PMDB) não ser candidato a prefeito de Sena Madureira. Resposta: “não tem um valente no PMDB que tope fazer este pedido, o Mazinho é brabo igual siri em lata”.


Quanta falta de habilidade!


O que tem de esforçada a ex-deputada federal Antonia Lúcia (PR) não tem de habilidade como dirigente partidária. Anda anunciando que na próxima segunda-feira pedirá na justiça que reconheça o PR-PSC-PTC-PEN-SOLIDARIEDADE, como aliados do candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul, Henrique Afonso (PSDB), na marra. Os dirigentes municipais destes partidos optaram em convenção por estar na coligação do candidato a prefeito Iderley Cordeiro (PMDB), apoiado pelo prefeito Vagner Sales (PMDB). Na política se conversa, se negocia, se dialoga, mas não se obriga ninguém a apoiar quem não quer. E até porque esta sua ação só


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.