Menu

Pesquisar
Close this search box.

A volta do filho pródigo: Eber Machado volta a Frente Popular

Como na parábola bíblica do filho pródigo, o PSDC, que tinha rompido com o PT, e prometido que não voltaria para a aliança em hipótese alguma, definiu numa reunião entre a direção e os seus vereadores refazer os laços políticos com o governo petista e apoiar a reeleição do prefeito Marcus Alexandre (PT). O deputado Eber Machado (PSDC) já tinha dado sinais que não acompanharia a oposição, ao se recusar a assinar as CPIS da BR-364 e a que apuraria a venda de casas do programa “Minha Casa, Minha Vida”. A decisão de ingressar na FPA teve o consenso partidário. Falta só o momento exato para o deputado Eber Machado anunciar oficialmente que voltou para o antigo ninho, de onde de fato não saiu, deu uma revoada. O PSDC é o segundo partido de oposição que adere ao PT nos últimos dias, o outro foi o PSOL.


Levará para o MPF
O deputado federal Werles Rocha (PSDB) juntou vídeos e documentos e estará está semana indo ao MPF para pedir que, a Polícia Federal entre na investigação do caso da venda dos imóveis do “Minha Casa, Minha Vida”. Não quis adiantar, mas diz ter provas consistentes.


O MP não pode ficar fora
Caso seja realidade a denúncia de vereadores de que o prefeito de Epitaciolândia, André Hassem (PR), deve mais de 200 mil reais aos fornecedores da prefeitura, não quita, e fez a EXPOLÂNDIA, uma festa orçada em 300 mil reais é um escárnio a ser investigado pelo MP.


Os tempos são outros
Uma denúncia grave, como essa feita pelos vereadores se torna uma “notícia crime” e exatamente por isso é preciso que o MP entre no caso para saber como foi bancada a festa, pago os cachês de artistas de fora, e, enfim, para mostrar se foi tudo legal ou se não foi.


Fim dos castelos assombrados
Já tinha defendido várias vezes o fim dos castelos assombrados e seus fantasmas – ACREDATA, CILA, CAGEACRE, COLONACRE, CODISACRE , SANACRE, empresas indiretas em processo de liquidação, que só servem para abrigar parentes de políticos ganhando de 10 mil reais para cima, sem dar um prego numa barra de sabão. Acerta o governo em suas extinções.


O príncipe da casa rosada
De uma das figuras mais odiadas pelo petismo no governo Orleir Cameli, o deputado federal César Messias (PSB) se tornou num dos mais queridos nos governos da FPA. O PSB tem secretarias no município e no governo, indicará a vice do PT na Capital e, a candidata a prefeita de Cruzeiro do Sul. César, insinuante, é hoje o príncipe mais poderoso da corte rosada.


Campanha que pegou
Antes de dar uma notícia sobre um fato político costumo ouvir versões de lados antagônicos. E todos que ouço dizem que a candidatura de Ailson Mendonça (DEM) a prefeito de Xapuri tomou corpo e deve disputar a prefeitura pau a pau com Bira Vasconcelos (PT).


Vantagem de ser o novo
A vantagem do Ailson Mendonça (DEM) – filho do deputado Antonio Pedro (DEM) – é ser algo novo na política de Xapuri. Bira Vasconcelos (PT) já foi prefeito e como tal deixou pontos positivos e também, deixou pontos negativos. Ainda assim será uma disputa interessante.


Uma avaliação
A avaliação que faço depois de ouvir alguns amigos do PSDB é a de que o partido não terá Francineudo Costa (PSDB) como candidato a prefeito, mas como um dos puxadores de votos na chapa de vereadores. O fato de não ter conseguido decolar para prefeito é o que pesou.


Simpatia pelo Bocalon
O presidente do diretório regional, Major Rocha (PSDB) diz que a decisão de ter ou não candidato próprio a prefeito de Rio Branco é da direção municipal, mas ressalva e dá uma pista para o desfecho: “não podemos ter um candidato em baixa nas pesquisas”.


Como se comportará o PSDB?
Sobre como ficará o PSDB sem candidatura própria para a PMRB, o Major Rocha diz que vai comportar uma discussão, mas não consegue esconder que sonha com uma aliança com PR-PEN-PTC-PSC-PSD-PSDB, para apoiar a candidatura a prefeito de Tião Bocalon (DEM).


Candidato para valer
Conversando ontem com um dos mais próximos aliados do Tião Bocalon (DEM), este me garantiu que a sua candidatura para a prefeitura da Capital é para valer: “disputou quando o PT estava em alta, não vai disputar com o PT em baixa e ele numa forte coligação?”. Indagou.


Direto nos bairros
Tião Bocalon (DEM) está direto nos bairros na busca de reconquistar os pontos perdidos nas últimas pesquisas por conta de sua ausência por problemas de doença na família, e continua convicto que na pesquisa do final de julho estará num patamar mais acima do que o atual


Sabe da dificuldade
A cúpula do PT sabe da dificuldade grande que é vencer a eleição para a prefeitura de Cruzeiro do Sul com a candidata Carla Brito (PSB), que não coloca o município nem entre as prioridades de investimento para vencer a eleição. Carla é um nome a ser preparado para o futuro.


Disputa provável
Com a provável saída do ex-prefeito Zé Maria (PT) do páreo por problemas jurídicos, a polarização na disputa da prefeitura de Porto Acre deverá ficar mesmo entre Daniel Nogueira (PP) e Bené Damasceno (PROS), com este sendo apoiado pelo PT. Uma boa disputa.


Reparando a omissão
Na relação de candidatos a vereadores pelo PT faltou na relação o Pelezinho (PT), que faço agora o registro. Pelezinho é uma das figuras queridas do partido e da turma da antiga.


Promessa de assinatura
O senador Gladson Cameli (PP) prometeu que o deputado Nicolau Junior (PP) irá assinar a “CPI da BR-364”, que falta apenas uma assinatura para vir a ser apresentada em plenário. O autor do pedido, deputado Luiz Gonzaga (PSDB) está nesta esperança de que a assinatura aconteça.


O grande mote
O grande mote desta CPI é tentar atingir os governadores petistas que estiveram à frente das obras, mas, principalmente, o prefeito Marcus Alexandre, que seria chamado a depor e ficar exposto de forma negativa no período da campanha política. O resto é conversa periférica.


Pode-se omitir?
Gostar ou não gostar do prefeito Marcus Alexandre é um direito de qualquer cidadão. De criticá-lo, também. Não se pode, porém, omitir que vem conseguindo cumprir os seus compromissos de campanha na área de Saúde. Acabou de entregar ontem mais uma UBS- Unidade Básica de Saúde. Esta é uma área em que será difícil lhe atacar na campanha.


Que boa notícia!
O Ministério Público Estadual está entre os mais transparentes do Brasil. Uma boa notícia para o Procurador Osvaldo Albuquerque, que comanda o MPE da forma a mais democrática possível, além de tirar a instituição dos gabinetes e levar para ouvir diretamente a população.


Uma grande escolha
O ex-deputado Astério Moreira será o novo presidente do diretório municipal do PSDC. Aceitou o convite feito pelo deputado Eber Machado (PSDC). Ganha o partido, pela experiência do Astério como ex-vereador e ex-deputado estadual. Uma bola dentro do Eber.


Vai com o PMDB
Nem o senador Gladson Cameli (PP) e nem o dirigente José Bestene – que está na coordenação política – deram uma declaração sobre o assunto, mas tudo caminha para que o PP venha se coligar com o PMDB na eleição municipal, repetindo o que já acontece em Cruzeiro do Sul


Lamuriando
Com quem conversa o ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB) fica se lamuriando por duas coisas que não consegue aceitar da atual direção: o PSDB não estar aliado do PMDB na eleição municipal e não ter indicado nomes para ocupar cargos federais no Acre.


Recomendação direta
Uma fonte do PMDB me revelou que a deputada Eliane Sinhasique (PMDB) recebeu a orientação do deputado federal Flaviano Melo (PMDB) que não entre numa luta vale-tudo com o PT, que toque a campanha sem ofensas e mostrando o que pretende fazer. Está seguindo.


Seria o ideal
Eliane Sinhasique (PMDB) candidata a prefeita de Rio Branco e Tião Bocalon (DEM) vice, é a chapa dos sonhos dos peemedebistas, só que não combinaram com o Tião Bocalon (DEM), que bateu o martelo em ir para a disputa da PMRB. Bocalon não dá bola para as pesquisas.


Salvo pela canarana no repiquete
O PCdoB saiu anão da última eleição estadual, perdendo as duas vagas que tinha na Assembléia Legislativa e a que detinha na Câmara Federal. A candidatura da Socorro Nery (PSB), um projeto pessoal do governador, foi como uma canarana que passou oportunamente e  salvou os comunistas do afogamento em pleno repiquete. Hábil negociador, Edvaldo Magalhães, o dirigente maior dos comunistas, conseguiu fazer do limão da perda da vice do Marcus Alexandre uma limonada. Perdeu a vice, mas manteve a secretaria municipal de Educação de porteira fechada e ganhou um mandato para o Moisés Diniz (PCdoB) de deputado federal. Por isso aponto sempre o Magalhães como um dos mais hábeis negociadores da FPA


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.