Menu

Pesquisar
Close this search box.

PMDB lança Valadares Neto pré-candidato a prefeito de Brasileia

VALADARES_01O PMDB, o maior e melhor estruturado partido da oposição, em Brasiléia, entrou no jogo para manter a prefeitura de Brasiléia. E para isso buscou um nome que não faz parte dos grupos políticos tradicionais do município. Estará filiando hoje o advogado Valadares Neto, que saiu do PCdoB. Segundo uma fonte do PMDB no município, no próximo dia 15, Valadares Neto (foto), lançará, oficialmente, a sua candidatura à prefeitura, com o aval do diretório municipal do PMDB e presenças de lideranças do partido. Está sendo programada uma campanha massiva para que as pesquisas de junho já o mostrem como um candidato viável. A tendência é fazer um acordo com o PP, que tem como candidato o vereador Joelso Pontes, para que no curso da campanha quem estiver melhor nas pesquisas unificar a oposição. O prefeito Everaldo Gomes (PMDB) desistiu de disputar a reeleição, por que o seu nome era um empecilho a uma união de oposição ao PT. Deverá cumprir o restante do mandato.


Nomes na disputa


O quadro de Brasiléia fica praticamente definido no tocante à briga pela prefeitura. O PT tem como candidata fixa a vereadora Fernanda Hassem (PT) e a oposição se divide entre Joelso Pontes (PP) e Valadares Neto (PMDB), com a probabilidade de chapa única até junho.


Mês ideal


Junho é o mês ideal para se ter uma melhor noção como se comportarão as candidaturas de Fernanda Hassem (PT), Joelso Pontes (PP) e Valadares Neto (PMDB) na opinião do eleitor.


Só se coopta quem aceita ser cooptado


Vez por outra ouço dirigente de partido nanico reclamar do PT que, está tirando candidatos a vereadores de sua chapa, seja como cooptação ou para colocar em outras siglas satélites. Tenho uma concepção: só se faz cooptação política de quem aceita ser cooptado. Ponto final.


PR com o bloco na rua


Num ato programado para hoje às 9 horas, na sua sede central, o vereador Raimundo Vaz, ex-PRP, estará se filiando ao PR, num primeiro passo para ser candidato a prefeito de Rio Branco. É esperada ainda a filiação do vereador Rabelo Goes e do seu grupo político.


Nome com potencial


O vereador Raimundo Vaz é um quadro extremamente preparado, conhece a cidade e seus problemas como poucos, já foi deputado estadual e, na última eleição foi bem votado para deputado federal. Vaz tem base na região do Calafate e se sairá bem nos debates na TV.


Os novos números estão mostrando


A princípio, quando não existia movimento de campanha, a impressão era que a polarização na disputa da prefeitura de Senador Guiomard se daria entre André Maia (PSD) e Ney do Miltão (PRB). Na medida em que a campanha avança, a candidatura de Jorge Catalan (PP) passa a ser competitiva, por ter o apoio do prefeito James Gomes, que não é tolo em política.


Um fato que pesa


Um fato que pesa em qualquer eleição majoritária para uma prefeitura é o número de candidatos a vereador. Jorge Catalan (PP-PR- PMN- PSC-PDT-SD-PTC-PRP) tem 66 candidatos. Branca (PSDB) 9 candidatos, André Maia (PSD) 16 candidatos e Ney do Miltão (PRB) tem 22.


É quem vai para a rua


Mais que o cabo-eleitoral contratado, quem mais vai para o corpo a corpo em uma campanha para uma prefeitura é o candidato a vereador, porque também está correndo para ganhar e tem que estar em todos os grotões. Por isso, é importante chapa forte e numerosa.


O nome do Jorge Viana


Basta um dedo de prosa com o senador Jorge Viana para se notar que, se dependesse apenas dele o candidato a prefeito de Sena Madureira seria o prefeito Mano Rufino (PSB), de quem costuma falar com entusiasmo na defesa de que deveria ser apoiado por toda a FPA.


Meio de escanteio


Pode até ser uma falsa impressão, mas a imagem que passa é que lhe deixaram ao largo das discussões para as escolhas dos candidatos majoritários da FPA. Não vem sendo protagonista. Pode ser que o Senado tome o tempo todo do Jorge Viana. Mas, que está estranho, está.


Banana do mesmo cacho


Não consigo ver diferença política entre a presidente Dilma e o vice Michel Temmer (PMDB). Tudo banana do mesmo cacho, quando se trata de falta de credibilidade popular. O PMDB é co-autor do PT na desgraceira em que está o país. Trocar um pelo outro é a mesma joça.


Não pode ficar


O ideal seria o TSE decidir na ação em que ainda vai julgar por novas eleições. Não se pode ficar com um país em recessão econômica, fábricas fechando, empresas quebrando, a “Lava-Jato” escancarando os mal feitos, a Dilma com 69% de desaprovação e o Temmer mal visto.


Fosse num país sério…..


Fosse no Japão, onde por bem menos um político flagrado em  qualquer delito costuma se suicidar, por envergonhar a família e o país, Eduardo Cunha (PMDB), que é réu no STF; e Renam Calheiros (PMDB), com nove pedido de investigações no STF, jamais se manteriam presidindo poderes como a Câmara Federal e o Senado. No Brasil é um esculhambação.


Atividade empatada


Neste tempo de pré-campanha para a prefeitura de Rio Branco, a deputada Eliane Sinhasique (PMDB) e o deputado Eber Machado (PSDC) estão empatados em atividades nos bairros. É comum vê-los nos chamados grotões da cidade. Dentro da oposição são os mais ativos.


Degola os dois


Para o Brasil sair desta crise é degolar o Temmer, Dilma, Eduardo Cunha,  Renam Calheiros, zerar tudo e uma nova eleição.


Tem que ser nesta base


Leio que as cabeças do crime organizado no Acre serão transferidas para prisões federais. Medida da Secretaria de Segurança que deve ser apoiada. E de preferência para prisões bem longe. Não dá para continuar o clima de violência em uma cidade pequena como Rio Branco.


Para todos os gostos


Na disputa pela prefeitura de Rio Branco haverá candidatos para todos os gostos. Marcus Alexandre (PT), Eber Machado (PSDC), Eliane Sinhasique (PMDB), Tião Bocalon (DEM), Raimundo Vaz (PR) e Francineudo Costa (PSDB). Única certeza: teremos segundo turno.


Alguma dúvida?


Marcus Alexandre (PT) vai estar no segundo turno. Alguma dúvida? Quem irá enfrentá-lo no turno final pela oposição? Fica difícil avaliar antes do início da campanha nas ruas.


Bons nomes: façam a sua escolha


Helder Paiva (PSB), Walter Prado, Lene Petecão (PSD), Rose Costa (PT), Dr. Jferson (PRB), Fernando Martins (PCdoB), Roberto Duarte (PMDB), Evandro Cordeiro (PSC), Raimundo Fernandes (PMDB), Marcelo Jucá (PSDC), são bons nomes para a Câmara Municipal de Rio Branco.


O povo é esquecido


Caso o corpo jurídico do PT consiga tirar todos os impedimentos do ex-prefeito Paulinho Almeida (PT), ele será um candidato competitivo. O que mostram os números que vi. O que mostra também um povo sem memória: não foi um bom prefeito de Plácido de Castro.


Volta em 2018


A ex-deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) deverá voltar à política em 2018, como candidata a deputada federal. Não me causará surpresa alguma se ganhar, até porque foi uma parlamentar atuante. Não tem perfil para cargo majoritário, mas para proporcional emplaca.


Oremos todos


Até o fechamento da coluna não era bom o estado de saúde do Padre Paolino Baldassari, um religioso que durante toda a vida só serviu aos mais pobres. Oremos todos pelo padre Paolino.


Com extrema competência


O presidente do diretório municipal do PR, Carlos Beirute, tem mostrado extrema competência na montagem de chapas que disputarão vagas na Câmara Municipal de Rio Branco. O PR deve sair numa coligação com nomes para vereador bem interessantes.


Está na disputa


A campanha não começou. Apontar que este ou aquele candidato já ganhou é uma irresponsabilidade. O máximo que se pode falar sem a campanha estar nas ruas é que este ou aquele nome é competitivo, como o caso da candidata a prefeita do Bujari, Zilmar Rocha (PP).


Homem da coordenação


O senador Gladson Cameli (PP) delegou ao ex-deputado José Bestene o papel de articular as candidaturas a prefeito, a vereador e as alianças nos municípios. Bestene tem larga experiência, conhece o parlamento e os bastidores da política.


Não vota em protesto


O filósofo do Iaco, Macauã, Caeté e cercanias, Idel Diniz, tomou a decisão que, se a oposição sair com mais de um candidato a prefeito de Sena Madureira, não votará. Acha que neste caso o prefeito Mano Rufino (PSB) se reelegerá.


PT não desistiu de Sena Madureira, a Charlene se cuide!


O ex-prefeito de Sena Madureira, Nilson Areal, não tem a intenção de apoiar Toinha Vieira (PSDB), Mano Rufino (PSB) e nem Charlene Lima (PV). A sua meta é convencer o PT e o governador Tião Viana, com quem já conversou, de que o partido tem que ter candidato próprio à prefeitura e que o nome do médico Alan Areal (PT) e factível. Pessoas próximas a Areal acham que ele crescerá mais dentro da FPA viabilizando uma candidatura petista do que simplesmente apoiando um nome de outro partido, no que seria mero coadjuvante na campanha. O próprio PT de Sena tem insistido na oficialização da candidatura Alan Areal (PT). A Charlene Lima que fique de olho aberto!


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.