Menu

Pesquisar
Close this search box.

Tião Bocalom não abre mão de ser candidato na capital em 2016

Que a saúde melhorou: é uma realidade.
O Rio de Janeiro, um Estado rico, que recebe royalties milionários da exploração do petróleo na sua costa, afundou no atendimento na área de saúde e virou manchete negativa ontem na mídia nacional. Faltam medicamentos, leitos, médicos, dezenas de UPAs foram fechadas, enfim, o sistema virou um caos e o governo federal teve que intervir para salvar o governador Luiz Pezão do desastre. Aqui no Acre, um Estado que vive praticamente da transferência de recursos do FPE, os atendimentos nos hospitais e UPAs, continuam normais. A oposição tem o direito de criticar o governador Tião Viana, mas não pode deixar de reconhecer, sob pena de cometer um radicalismo infantil, que a saúde na sua gestão melhorou muito. Se chegou à medicina de ponta, como os transplantes de rins e fígado e não se vê pacientes deitados nos corredores dos hospitais, como em muitos lugares. Há pontos de estrangulamento e problemas na rede, mas ninguém pode dizer que o atendimento na área da saúde não melhorou. Pode não ser o ideal, mas que melhorou é uma realidade.


Candidato para valer
Tião Bocalon (DEM) reafirmou ontem que será candidato à PMRB em 2016. Argumenta que perdeu a eleição para a prefeitura por apenas meio ponto percentual, mesmo com a criação pelo PT, que bateu num deficiente e ser grileiro do INCRA, que comprovou serem mentiras.


Falta argumento
A declaração de Tião Bocalon (DEM) confirma o que comentei aqui, de que não há argumento para a oposição o pressionar para não ser candidato e apoiar Eliane Sinhasique (PMDB).


Comentando o que não saiu
O deputado federal Silas Câmara (PR) mandou e-mail à coluna reclamando que em recente comentário foi desmerecido o trabalho de articulação política e de ação social da ex-deputada federal Antonia Lúcia (PSC), no Acre. E  ressaltou que as suas as suas emendas são para o Amazonas.


Leu e não entendeu
A coluna é uma das poucas que tem respeito pela ex-deputada federal Antonia Lúcia (PSC), em nenhuma linha foi desmerecida. Também não foi dito que as emendas do deputado federal Silas Câmara (PSD) serão destinadas ao Acre. Ou leu outra coluna e se leu esta não entendeu.


Não brigo com a notícia
As notícias de que haverá um esforço do deputado federal Silas Câmara (PR) para procurar destravar emendas das prefeituras acreanas (não são emendas suas) foi me passado pelos prefeitos que vão para o PR. Qual a ilegalidade da ação? Não brigo com a notícia, deputado!


Não tenho que combinar
E para fechar o assunto: não tenho que pedir licença a ninguém para o que publico. Certo?.


Acabou a festa
Fui checar e a justiça acabou mesmo com a festa do processo de cassação do prefeito de Epitaciolândia, André Hassem, o que não deixou de ser uma derrota contundente para o articulador da CPI, vereador Carlos Portela (PPS). O processo praticamente acabou a festa.


Conversa cara a cara
O prefeito de Epitaciolândia, André Hassem, me disse ontem que, irá comunicar pessoalmente ao senador Gladson Cameli (PP) que se filiará ao PR: será o vice-presidente e o coordenador político do partido, no Acre. André diz que não se trata de traição, mas de uma opção política.


Nome na pista
Maria Gorete (PP) é um nome alvo de articulações de lideranças políticas em Brasiléia para ser candidata à prefeita, como uma via alternativa ao PMDB e PT. Gorete acabou de entregar o cargo de secretária municipal de Educação, rompendo com o prefeito Everaldo Gomes (PMDB).


Um nome na pauta
O empresário Fernando Lage é um nome em estudo dentro do grupo formado pelo PEN-PSC-PR para disputar a prefeitura de Rio Branco. Não é algo decisivo, mas existem conversas com a ex-deputada federal Antonia Lúcia (PSC).


Justo, mas inoportuno
A reivindicação do SINTEAC de brigar por reajuste salarial em 2016 é justa, mas é muito inoportuna, pela crise econômica nacional, com sérios reflexos no Acre. E não vai conseguir seu objetivo não iniciando o ano letivo de 2O16, como anunciou a presidente Rosana Nascimento.


Todos de plantão
A secretária Flora Valadares pediu que os secretários não se ausentem da cidade até o dia 31, porque se o último repasse do FPE vier gordo, poderão ser feitos pagamentos de fornecedores e de servidores terceirizados.


É só articulação
O senador Jorge Viana (PT), não tem deixado para cair em campo mais à frente, tem se articulado e conversado muito sobre política. Sabe que, mesmo favorito para ficar com uma das vagas do Senado, em toda eleição tem o imponderável. E não se sabe como estará o PT.


O problema do impeachment
Há uma discrepância entre a rejeição de 65% da presidente Dilma e o fraco movimento das ruas pelo seu impeachment. A questão não é nem a falta de um forte motivo jurídico relevante, mas o fato de que ter Michel Temmer (PMDB) na presidência não empolga.


Joãozinho paz e amor
O ex-deputado federal João Correia (PMDB), coordenador político da candidatura de Eliane Sinhasique (PMDB) à PMRB, diz que o seu discurso na campanha não será o de “terra arrasada”, mas reconhecendo os avanços e propondo manter e melhorar o que é bom.


Mudança de tom
É uma mudança radical, pois, o tom da oposição nas campanhas para a prefeitura de Rio Branco sempre foi que nada se fez e que nada presta nas gestões do PT. Uma mudança da água para o vinho. Sentiram que o eleitor não se sensibiliza com baixarias na campanha.


Nem sentido
Quando me chegou a notícia não publiquei, por sentir ser vazia. Não tinha nem sentido o ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB) deixar o partido, onde é prestigiado e tem livre trânsito na direção nacional, para ser mais um sem mandato no PMDB, onde não apitaria nada.


Preparar para 2018
Márcio Bittar (PSDB) está de olho mesmo é em ser candidato ao Senado em 2018.


Por cima da carne seca
O presidente do DEPASA, Edvaldo Magalhães, é o único do primeiro escalão do governo Tião Viana por cima da carne seca, com dinheiro em caixa para tocar o programa “Ruas do Povo”, por isso, não deve estar tendo problemas em pagar funcionários e fornecedores.


Grana no rodo e rindo da crise
E se o governador Tião Viana conseguir a liberação da operação financeira para a vinda de recursos de projetos já aprovados, aí é que o presidente Edvaldo Magalhães ficará com os cofres do DEPASA cheios, boa parte dos valores será destinada para saneamento.


Ou melhora ou busca outro nome
Por tudo o que se tem ouvido, até dentro da FPA, da administração do prefeito do Bujari, Tonheiro (PT), se não melhorar em 2016 e o PT o lançar à reeleição, o partido pode perder a eleição naquele município.


Não vai mudar nada
Na eleição municipal de 2016 continuará vigorando o dando é que se recebe. Tendo dinheiro se elege, não tendo o candidato vai cumprir apenas tabela e perder tempo. Há muito as eleições no Acre vêm sendo decididas não na base do verbo, mas da verba. E não mudará.


Show de amadorismo
O PSDB deu um show de amadorismo. Apresentou à imprensa o filiado Francineudo Costa (PSDB) com a pompa de quem seria o candidato a prefeito de Rio Branco. E vem agora dizer que existem outros nomes em estudo? Política, há muito tempo é coisa para profissional.


Dado como quase certo
Dirigentes do PTN dão como quase certa a candidatura a prefeito pela FPA do deputado Josa da Farmácia (PTN). Josa não tem se mostrado muito resistente à idéia, embora o PT do Juruá não morra de amores pelo seu nome. Só que o PT do Juruá não tem opções internas.


Tirar o cavalo da chuva
A vice-prefeita de Senador Guiomard, Branca Menezes (PSDB), esqueça assumir na vaga do prefeito de Senador Guiomard, James Gomes, cujo afastamento judicial foi pedido pelo Juiz Afonso Branã. Geralmente, prefeitos condenados em primeira instância recorrem no cargo.


Nenhum tão prestigiado
Não existe hoje na FPA um partido mais prestigiado em cargos dentro da FPA, mesmo após seu baque eleitoral no último pleito, do que o PCdoB. Em seguida vem o PSB, mas bem atrás. Os demais partidos vivem das migalhas em cargos sem nenhuma relevância.


É mais pessoal
O fato do presidente PSL, partido sem expressão política, Pedro Longo, ter ganhado uma secretaria foi mais por ter qualificação e ter caído na simpatia do governador Tião Viana.


Nabor Junior
Um amigo que foi um dos articuladores da formação do movimento político MDA, que fez um prefeito no auge da popularidade do PT, o peemedebista Flaviano Melo, comentava ontem que se o MDA tivesse continuado com as mesmas cabeças e tendo como coordenador um Nabor Junior (PMDB), figura acima de todos os partidos, por certo o PT não teria vencido tantas eleições como venceu após a sua dissolução. E completou: o PT tem os irmãos Viana, e na oposição falta alguém do porte do ex-senador Nabor Junior. Comentário que assino embaixo.


 


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.