Menu

Pesquisar
Close this search box.

PT quer tirar os cargos do Basa e da Sudam de Petecão e Gladson

A bancada federal acreana do PT, tendo à frente o líder do governo na Câmara Federal, Sibá Machado (PT) – não vai ficar restrita a pedir à presidente Dilma as demissões dos dirigentes da Pesca e da pasta da Agricultura, no Acre, indicados pelos deputados federais Flaviano Melo (PMDB) e Jéssica Sales (PMDB). Também haverá uma investida para a exoneração do presidente do BASA, Marivaldo Melo; e do Superintendente da SUDAM, Paulo Roberto Correia, indicados pelos senadores Sérgio Petecão (PSD) e Gladson Cameli (PP). O motivo é comum em todos os pedidos de demissões: Flaviano Melo, Jéssica Sales, Sérgio Petecão e Gladson Cameli , já se pronunciaram a favor do impeachment da Dilma. Os petistas não questionam os motivos do “Fora, Dilma” do grupo, mas defendem que, não se pode ser contra a saída da Dilma e continuarem com cargos no governo que querem derrubar.


Neste ponto o PT não está errado
Se você é aliado tem que ser no bom e no péssimo momento. Você não pode ter cargos no governo federal e ser a favor da saída da Dilma. Você tem toda liberdade e direito de ser contra a desastrada presidente Dilma, mas tem que entregar os cargos para ser coerente.


Neste barco não entro
O leitor que mandou e-mail me desculpe a não publicação, as aventuras sexuais de secretários estaduais e nem de ninguém me interessam, por serem questões de fórum íntimo, por isso não publico os detalhes. A vida pessoal não me interessa como colunista político.


Era outra história
Se fosse uma notícia que envolvesse uma crítica ao trabalho do secretário, uma denúncia, com certeza publicaria por ser um jornalista que não vive na rédea pública. Fofoca, eu estou fora!


Sem modificações
O que a coluna antecipou vai acontecer: a LDO será aprovada na Assembléia Legislativa sem nenhuma modificação. E pelo motivo relevante que a oposição não tem número para conseguir modificar pontos do texto enviado pelo governo. No máximo poderá protestar.


Está em todas
O prefeito Marcus Alexandre está em todas. Esteve presente no fim de semana a um café da manhã anual que reúne famílias do Jardim Tropical III. Não será fácil impedir a sua reeleição, porque não é um prefeito de gabinete, vive nos bairros, no contato direto com a população.


Não deu para entender
Ninguém conseguiu entender até o momento a estratégia do PSDB para projetar a candidatura da professora Socorro Nery (PSDB) à prefeita de Rio Branco. Nesta altura da pré-corrida eleitoral era para estar ocupando espaços na mídia, por ser novata e a campanha ser curta.


Ao rei tudo, menos a honra
É correta a posição do vereador Marcelo Jucá (PSB) na Câmara Municipal de Rio Branco, pois, mesmo sendo da base do prefeito Marcus Alexandre vota em cima do seu convencimento pessoal dos projetos. Foi assim ao votar contra o reajuste do preço das passagens de ônibus.


Afunda vez
Caso a presidente Dilma coloque na sua tropa de choque o ex-ministro Ciro Gomes vai afundar ainda mais, porque é um moço ignorante, grosseiro, sem nenhum trato para o diálogo. O ex-prefeito do Bujari, Padeiro (PSB), perto dele é um Lorde inglês no quesito educação.


Meta petista
Ao montar a chapa para a disputa de vagas na Câmara Municipal de Rio Branco, o PT trabalha para eleger cinco vereadores, o que não será nada do outro mundo, porque as máquinas da prefeitura e do governo vão ser direcionadas para os seus candidatos, o sistema será bruto.


Rolo compressor
Será um rolo compressor do PT em cima dos demais candidatos, como aconteceu na eleição para deputado estadual, que elegeu cinco deputados estaduais triturando quem estava na frente, nem os aliados escaparam do trator petista.


Passando bem
A deputada Leila Galvão (PT) foi submetida a uma cirurgia, mas passa bem. A coluna lhe deseja uma rápida recuperação e na esperança que no próximo ano volte mais concisa nos debates.


Acabou a lua e mel
Acabou a lua de mel do secretário de Saúde, Armando Melo, com a opinião pública, estão pipocando críticas contra a sua administração, com médicos Residentes ameaçando parar por falta de condições de trabalho, empresários do setor limpeza sem receber e ameaças de greve.


Dificuldade dupla
A situação do secretário Armando Melo tem uma dificuldade dupla: além de ser a pasta do Estado mais complexa para se administrar, numa crise econômica fica mais complicado ainda.


Mobilização grande
O PT trabalha para fazer no próximo dia 16 uma manifestação grande em Rio Branco na defesa do mandato da Dilma. Dirigentes petistas dos municípios do Alto Acre, a máquina estadual e a municipal, estão empenhadas em colocar muita gente no centro da cidade no ato público.


Dois bons vices
A eleição para a prefeitura de Cruzeiro do Sul está tão equilibrada entre os dois candidatos da oposição Henrique Afonso (PSDB) e Iderley Cordeiro (PSDB), que os seus dois vices são aglutinadores de votos: Idalina Onofre (PP) vice de Henrique e Zequinha (PP) vice de Iderley.


Continua um mistério
O nome do candidato a prefeito pelo PT continua um mistério e precisará ser muito bom para derrotar Henrique Afonso (PSDB) e Iderley Cordeiro (PMDB), sob pena de ficar em terceiro lugar. Não adianta vir com improvisação, que em eleição majoritária não funciona.


É da maior idiotice
A comparação mais idiota que se faz para dizer que quem a FPA lançar a prefeito será forte, porque Tião Viana (PT) ganhou na disputa do governo em Cruzeiro do Sul é despropositada. É outra história. O eleitor votou no carisma do Tião, foram votos pessoais, que não se transferem como se pensa.


Questão decidida
Pelo que tem dito o presidente do PSDB, deputado federal Werles Rocha, a única forma de haver candidatura única da oposição em Sena Madureira  será todos se unindo em torno da ex-prefeita Toinha Vieira (PSDB).


Fazendo o jogo certo
O candidato do PMDB, Mazinho Serafim, tem tentado de todas as maneiras buscar uma candidatura única a prefeito de Sena Madureira pela oposição, mas a questão é que a decisão não passa só pelos candidatos, mas pelo interesse partidário. Se conseguir unir é um feito.


Nome na mesa
Encontrei o ex-vereador e dirigente do PT, Dinho, e lhe perguntei como o partido iria se comportar na escolha do candidato a prefeito de Sena Madureira. Sua resposta: “vamos apresentar para o debate o médico Alan Areal”.


O bolo também é na FPA
Isso significa que a indefinição não está só na oposição, mas também na FPA, que tem três candidatos para tirar um: Charlene Lima (PV), Mano Rufino (PSB) e Alan Areal (PT).


O melhor para o partido
O ex-deputado Luiz Tchê (PDT) se mostra mais preocupado em fortalecer o partido do que atender aos interesses da FPA. Em municípios onde não terá candidato a prefeito tem se aliado com a oposição.


Grande interrogação
O ex-prefeito Tião Bocalon (DEM) tem dito que será candidato a prefeito de Rio Branco. Seus aliados têm defendido a tese de que por ter sido candidato nos momentos difíceis da oposição, seria a vez dos demais partidos lhe apoiarem. É assunto para 2016.


Não se pode negar
Com as votações expressivas que teve para o governo e para a prefeitura, Tião Bocalon, candidato à PMRB ou não em 2016, terá um papel importante na eleição municipal, as urnas já mostraram isso. Não pode ser colocado fora da pauta dos debates.


Não pode reclamar
Assisti uma entrevista do deputado federal Léo de Brito (PT) reclamando com razão do número excessivo de partidos, o que dificulta a governabilidade. Mas tem o outro lado da moeda: a Dilma e o PT estão pagando o preço por não fecharem questão a favor do fim das coligações proporcionais e a favor da implantação da Cláusula de Barreira. Acabaria a farra dos nanicos.


Sibá Machado, Agente 000
Quem ocupa um mandato federal deve se policiar para não fazer declarações que o levem ao ridículo. O deputado federal Sibá Machado (PT) voltou a cair na galhofa popular ao dizer que o PSDB está aliado com a CIA para derrubar a presidente Dilma. O cinema teve o durão agente secreto James Bond 007, e nós temos agora o nosso “Sibá, Agente 000”. Diferença: James Bond era o símbolo da luta contra o império do mal; Sibá Machado, no máximo, é um contador de piadas sem graça, com a história que a CIA quer apear a Dilma. Não sei de onde o Sibá tirou esta besteira e a transformou na sua verdade, nunca ouvi uma liderança nacional do PT ou aliado político encampar o besteirol do complô da CIA. Sibá: poupe-nos do seu delírio!


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.