Menu

Pesquisar
Close this search box.

Marcus Viana diz que escolha do vice ficará a cargo da FPA

O abacaxi só será descascado em 2016
O prefeito Marcus Alexandre (foto) ligou para esclarecer que não tem candidato a vice-governador e que, quem vai definir este nome será o conjunto da Frente Popular. Sobre nota da coluna e e-mails de dirigentes de partidos nanicos sobre o assunto de vice, explicou que, quando elogiou em recente programa na televisão as qualidades do vice Márcio Batista (PCdoB), referiu-se ao seu comportamento exemplar na equipe, mas que isso não se tratou de declaração de voto para que continue na chapa de vice na eleição do próximo ano. “Claro que quero um vice que tenha afinação comigo, mas serão os partidos da FPA que darão a palavra final na escolha deste nome”, enfatizou Marcus. O debate deverá ser aberto em maio de 2016.


Um aspecto importante
Na escolha de um candidato a vice-prefeito se deve destacar alguns pontos: vice não se convida, ele é convidado. Tem que passar por uma discussão na FPA com todos os dirigentes partidários e tem que ser da confiança e ter uma afinidade com o Marcus Alexandre.


Ou ajudam ou estou fora
O prefeito de Epitaciolândia, André Hassem (PP), diz que vai deixar claro para a direção do seu partido: se não houver ajuda substancial com estrutura à prefeitura e para uma campanha á reeleição não será candidato e deixará o caminho aberto para o PT ganhar a prefeitura.


Situação cômoda
André Hassem acusa a pesquisa do PSDB de mascarar os números que o colocam mal na aceitação. “Quando não tinha obras eu liderava e agora que tenho apareço mal?”, pergunta ele. Na sua visão, se for candidato, a disputa em Epitaciolândia será entre ele e o PT.


Caminhando para espectador
 Com a crise econômica diz o prefeito André Hassem que, se sedimenta a cada dia a decisão de não sair à reeleição e ser candidato à Aleac em 2018. Se isso acontecer – diz – vou ficar como espectador na eleição municipal do próximo ano e me preparar para ser deputado estadual.


Com que direito?
Um aliado próximo do Tião Bocalon (DEM) me disse ontem que ri da hipótese dele desistir de disputar a PMRB para apoiar a deputada Eliane Sinhasique (PMDB). “Ela nunca disputou um cargo majoritário, sua liderança é restrita ao PMDB, nunca administrou um carro de pipoca, ao contrário do Tião Bocalon”. E indaga: com que direito o PMDB quer que a gente abra?”.


Pode esquecer
Como o PSDB não retira também a candidatura da professora Socorro Neri (PSDB) para a prefeitura, a direção do PMDB se acostume com a idéia de que o DEM e o PSDB não vão estender o tapete vermelho e fazer reverências à candidatura da Eliane Sinhasique (PMDB).


A dilma tratorou todo mundo
A afirmação do senador Jorge Viana (PT) de que a crise chegou aos mercados, às pensões, ao andar de baixo é a mais pura verdade. Esqueceu de dizer que, tudo isso acontece graças à política econômica desastrada da presidente Dilma, que detonou todas as classes sociais.


Coragem de dizer
O senador Jorge Viana (PT) tem um perfil que considero positivo num político: não varrer para debaixo do tapete a verdade, mesmo tendo sido o seu partido o causador dos percalços pelos quais passa a população brasileira. A desgraceira está escancarada e esconder é impossível.


A história é outra, jc!
O ex-deputado federal João correia (PMDB) briga com a realidade ao dizer que o PMDB não se junta ao PT. É o principal avalista do governo Dilma com seis ministérios e no Acre também já se aliou ao PT. O PMDB estava no palanque do PT contra o Edmundo Pinto, remerber, JC?.


Pêsames e conforto
Quem Deus conforte a família Vaz pela passagem ontem de Lourdes Vaz. Ao amigo Roberto Vaz meus pêsames pessoais pela morte da irmã..


Brigando com a crise
Dentro de 30 dias o secretário Nil Figueiredo, da SEAPROF, entrega reformado o escritório do órgão em Capixaba e trabalha para concluir as reformas em Xapuri, Assis Brasil e Sena Madureira. O Nil é um secretário dos mais ativos do governo Tião Viana.


Pesquisa da eleição em xapuri
Pesquisa fechada pelo DATA-CONTROL sobre a eleição para prefeito em Xapuri. Bira Vasconcelos (PT) 38.3%, Marcinho Miranda (PSDB) 23.3%, Ailson (DEM) 13.3% e Erivelton Soares (PSB) 5%.  Estes foram os principais colocados na pesquisa recém saída do forno.


Prefeito lidera rejeição
O prefeito Marcinho Miranda (PSDB) lidera o índice de rejeição na pesquisa do DATA-CONTROL, com 34%, seguido do ex-prefeito Bira Vasconcelos (PT) com 21.7% negativos.


Sempre foi forte
Não é novidade o que a pesquisa mostra em Xapuri com a liderança do PT. Sempre foi forte no município. O resultado pode embalar ainda mais a tendência do PT de ser a cabeça de chapa numa aliança com o PSB, cujo candidato Erivelton Menezes, aparece muito distante do petista Bira Vasconcelos.


Eleição em senador Guiomard
O DATA-CONTROL também fez pesquisa para a prefeitura de Senador Guiomard. Ficou assim a corrida para prefeito do município: André Maia (PDT) 21%, Branca Menezes (PSDB) 14.8%, Nei do Miltão (PRB) 11.1%, Jorge Catalan (PP) 6.2%, Buiu (PROS) 4.9%, Manoel Macedo (PP) 2.5%.


Reduzindo os candidatos
Numa segunda simulação com um menor número de candidatos a situação ficou assim no DATA-CONTROL: André Maia (PDT) 25.9%, Branca Menezes (PSDB) 19.8%, Nei do Miltão (PP) 14.8% e Jorge Catalan (PP) 9.9%. A mesma ordem com o maior número de candidatos.


Não é uma maravilha
Não é surpresa André Maia (PDT) liberar a corrida para a prefeitura de Senador Guiomard. A coluna tinha alertado que a memória eleitoral da última disputa pesaria a favor dele.


Adversários bem posicionados
A pesquisa de Senador Guiomard aponta também para o fato de que o prefeito James Gomes (PP) terá dificuldade em eleger Jorge Catalan ((PP), escolhido por ele para a sua sucessão. Os seus adversários estão bem na frente. O problema do James é desprezar os seus aliados.


Rejeição é um fato importante
Em qualquer pesquisa deve ser levada em conta a rejeição de cada candidato a prefeito. Em Senador Guiomard o candidato André Maia (PDT) tem uma rejeição de 13.4%, seguido de Nei do Miltão (PRB) com 8.2% e Branca Menezes (PSDB) 6.2%.


Novas rodadas
Em breve a coluna divulgará em primeira mão os resultados de outros municípios.


Não é o momento
O prefeito Marcus Alexandre nega que chegou na sua mesa. Mas, a coluna tem a informação que os empresários de transportes coletivos vão protocolar pedido de aumento do preço das passagens. Dar reajuste agora será um tiro político no pé e causará revolta na população.


Não há o que fazer
O prefeito de Epitaciolândia, André Hassem, demitiu ontem 40 servidores, o prefeito Ale Anute demitiu 90 funcionários e daqui para frente haverá demissões em massa nas outras prefeituras, porque não há milagre a ser feito: ou reduzem a máquina ou não pagam o 13º salário.


Não consigo entender
Nenhuma pessoa lúcida consegue entender como alguém ainda luta para ser prefeito numa prefeitura quebrada e sem perspectivas, só pode ser uma espécie de masoquismo político.


Altamente competitivo
Caso se concretize esta aliança de seis partidos para apoiar a candidatura de Joelso Pontes (PP), como um nome alternativo às candidaturas do prefeito Everaldo Gomes (PMDB) e vereadora Fernanda Hassem (PT), a eleição em Brasiléia vai pegar fogo. Joelso é competitivo.


Resta saber se disputa mesmo
A questão é que o vereador Joelso Pontes (PP) parece fole de sanfona de vai e vem. Uma hora é candidato a prefeito, outra hora à reeleição e a deputado estadual em 2018.


O problema é que se vendem ao poder
Sempre foi e continuará sendo assim: segundo turno favorece quem está no poder. Tem a chave do cofre, acordem deste delírio de que é bom para a oposição! Poderia favorecer se os partidos da oposição se pautassem pela ideologia, pelo pragmatismo político, mas olham para os próprios umbigos. A última eleição para governador está aí de exemplo. O Márcio Bittar (PSDB) abriu a boca e acusou as principais lideranças da oposição de terem feito corpo mole no segundo turno. Dos candidatos proporcionais da oposição que ficaram nas primeiras suplências, grande parte foi comprada pelo PT no segundo turno. Quem quiser se enganar que segundo turno é bom para a oposição que se engane. As urnas sempre mostram que não.


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.