Menu

Pesquisar
Close this search box.

Nem no Jordão a oposição conseguirá ter uma candidatura única

Fazenda “Boi Cagão”, oposição e sucessão municipal
A recente convenção etílica-comensal de dirigentes da oposição na Fazenda “Boi Cagão” do senador Sérgio Petecão (PSD) na busca de um entendimento para a sucessão municipal na Capital é o retrato de que os oposicionistas terão mais de um nome a prefeito de Rio Branco. A estratégia do PMDB de que PSDB e DEM poderiam apoiar a candidatura da deputada Eliane Sinhasique (PMDB) à PMRB fracassou. O fracasso da candidatura única passa por Tião Bocalon (DEM), que já declarou ser candidato a prefeito e ponto final. E a sua declaração veio acompanhada de um carão do seu conselheiro Normando Sales nos demais dirigentes oposicionistas: “quando é para roer o osso chamam o Bocalon, e quando está mais fácil ganhar a prefeitura querem ele fora?”. Neste contexto as pedras na mesa da oposição estão praticamente colocadas na disputa da prefeitura da Capital: Socorro Nery (PSDB), Eliane Sinhasique (PMDB), Tião Bocalon (DEM) e ainda os candidatos a serem anunciados pelo PSOL e REDE. Todos vão brigar para ver quem enfrentará o prefeito Marcus Alexandre (PT) no segundo turno. Não esperem nada além desta situação. Ninguém ganhará no primeiro turno.


Procura a justiça, Ghelen Diniz!
Virou moda agora o deputado Ghelen Diniz (PP) denunciar supostos erros médicos. Se há um fato real tem que denunciar mesmo, mas não deve ficar só à tribuna da Aleac. Não diz que tem provas? Então procure o MPE e formalize a denúncia, caso contrário fica só no blá-blá-blá.


A questão é ter um bom candidato
O deputado Josa da Farmácia (PTN) contesta a imprensa e diz que a FPA tem vários candidatos para lançar a prefeito de Cruzeiro do Sul. Os nomes que foram ventilados até o momento são mais talhados para disputar eleição de presidente de bairro. Nenhum com densidade eleitoral.


Por qual razão não disputa?
Se o deputado Josa da Farmácia (PTN) acha que a FPA está tão forte assim em Cruzeiro do Sul, porque ele, que foi bem votado no município, não se candidata? O picolé não é doce como fala.


O PSDC está no meio?
Em sua última entrevista na TV-RIO BRANCO o prefeito Marcus Alexandre disse que na sua coligação lhe darão apoio quatorze partidos. Neste caso ele incluiu o PSDC. A direção do PSDC tem que vir de público e dizer de que lado vai estar: na FPA apoiando o candidato do PT ou a uma das candidaturas da oposição?. Não dá para ficar mantendo o discurso do muro.


Não fez uma boa administração
O ex-prefeito Bira Vasconcelos (PT) é um dos nomes citados entre os prefeituráveis do partido em Xapuri. Um dos argumentos usados contra seu nome pelos aliados da FPA, inclusive, o PSB, é que foi um prefeito fraco mesmo com todo o apoio do governo. E é uma verdade cristalina.


Defensora ferrenha
Falando em sucessão municipal, a deputada Leila Galvão (PT) é uma das defensoras mais ardorosas de que o PT puxa a cabeça da chapa da FPA para disputar a prefeitura de Xapuri. Não está errada politicamente, quer tirar carta de seguro, tendo um prefeito seu em 2018.


Bate com que a coluna publicou
Recente pesquisa mostra o deputado federal César Messias (PSB) como o melhor nome da FPA a prefeito de Cruzeiro do Sul. Mas atrás do Iderley Cordeiro (PMDB) e tecnicamente empatado com o Henrique Afonso (PSDB). Dedução: sua candidatura não seria garantia de vitória.


Nem no Jordão
Até no pequeno município do Jordão a oposição não conseguirá ter uma candidatura única a prefeito. São candidatos a vereadora Zeina Melo (PMDB) e Turiano Farias (PSDB). O candidato da FPA será o atual prefeito Elson Farias (PCdoB). Será uma eleição muito disputada


Vai ficar sem medicamento
Ninguém quer mais vender medicamentos para a prefeitura de Santa Rosa, por um basilar motivo: o prefeito Rivelino Mota (PV) não paga os seus fornecedores. O problema é que com este seu descaso com os compromissos a grande prejudicada acabará sendo a população.


Está no páreo
Na última eleição municipal, com três candidatos da oposição, perdeu por 300 votos para a máquina do PT e o prefeito Tonheiro (PT). Com o desgaste do prefeito, a professora Zilmar Rocha (PP) vai disputar a prefeitura do Bujari com uma boa chance de vitória. É preparada.


Uma coisa é certa
Quando vejo qualquer discussão sobre a disputa de prefeituras a primeira coisa que analiso é a qualificação do candidato. Pode ser bom de voto, mas ser um tapado administrativo. Acho que a professora Zilmar está no ranking dos candidatos a prefeito com boa capacidade de gestão.


A roda viva da sucessão municipal
Depois da incisiva atuação do secretário de Segurança, Emylson Farias, no combate ao crime organizado, com o envio dos chefes do crime organizado para presídios federais, o seu nome já é citado em algumas rodas fechadas do PT como um nome para vice de Marcus Alexandre.


Que bela sentença
Iria para o folclore jurídico. A condenação do Padre Paolino Baldassari a pagar a indenização de 8 mil reais a um cidadão, que ao desviar dele bateu seu carro em outra veículo. Nada mais cômico. Ainda bem que veio a bela sentença do Juiz José Augusto Fontes e inocentou Paolino.


Falsos agricultores
O deputado Lourival Marques (PT) desnudou os “agricultores” levados á Aleac pelo deputado Raimundinho da Saúde (PTN), que estavam no fechamento da BR-364. Descobriu que eram agricultores de araque, se tratavam de candidatos a vereador e a prefeito de Acrelândia pela oposição.


Barrados no baile
Os ex-prefeitos Randinho (PMDB) e José Praxedes (PSD) tiveram as suas contas rejeitadas pela Câmara Municipal de Marechal Taumaturgo. Portanto, esqueçam de disputarem a prefeitura do município.


Homenagem histórica
A mesa diretora da Aleac homenageou ontem a GAZETA pelos seus 30 anos de jornalismo, com um diploma de reconhecimento jornalístico. A entrega foi feita pelo presidente Ney Amorim (PT). Nada mais justo.


Soltando fumaça
O ex-deputado José Vieira (PSDB), marido da candidata a prefeita Toinha Vieira (PSDB), está cuspindo bala contra o deputado Ghelen Diniz (PP), que o convidou para integrar a sua chapa de candidatos a vereador, com um sarcasmo: quando for prefeito quero ter bons vereadores.


Mazinho serafim
O ex-deputado Mazinho Serafim (PMDB) tem dito a amigos que nada impede a sua candidatura para a prefeitura de Sena Madureira. Com ele passam a ser seis os candidatos a ser o próximo prefeito do município.


Não será fácil
Aliados do prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB), apontam como a sua meta ao sair da prefeitura ser candidato ao Senado em 2018. Tem dois probleminhas a romper: primeiro fazer o seu sucesso e, segundo, ser conhecido no restante do Estado, só é no Juruá.


Pode esquecer isso
Ser o candidato único da oposição, o prefeito Vagner Sales (PMDB) trate de esquecer. O senador Sérgio Petecão (PSD) é candidato natural á reeleição e o Márcio Bittar (PSDB) poderá ser o outro nome. Todos bem mais conhecidos do que ele no Estado.


Ficando isolado
O prefeito James Gomes (PP) está errando em se isolar politicamente. Para se eleger teria um grau de dificuldade menor do que para eleger seu sucessor, principalmente, o engenheiro Jorge Catalan (PP), que não é do ramo político. Tem que colocar isso urgente na sua cabeça.


Como é que pode?
Como se pode pensar em desenvolvimento de um município como Jordão, onde a gasolina já custa 5 reais o litro? E ainda existem loucos querendo ser candidato a prefeito do lugar.


Não deixou no marasmo
Mesmo com seu partido no fundo do poço, uma braba crise econômica, ainda assim o governador Tião Viana não se abateu e mantém a máquina estatal funcionando, pagando os salários em dias e certo que pagará o 13° salário no ano. É um feito nestes tempos bicudos.


 Bem melhor
O deputado Jonas Lima (PT) tem feito um segundo mandato bem mais ativo do que o primeiro, bem mais produtivo do que alguns que chegaram na Assembléia Legislativa como medalhões.


Uma bandeira na campanha
Ser honesto na administração pública é uma obrigação. Mas não é a regra no Brasil. Aí está a “Lava-Jato”. Por isso ressalto como exemplar a gestão do vereador Artêmio Costa (sem partido), como presidente da Câmara Municipal de Rio Branco.


.O dia em que o PMDB traiu o PMDB
Nada mais fisiológico do que o PMDB, diz uma das máximas da política. Um fato comprova isso. Disputavam a convenção para ver quem seria o candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales e Aluisio Bezerra (que queria partir para a reeleição). Ganhou Aluisio. O grupo do Vagner, unido ao senador Nabor Junior, Flaviano Melo e companhia limitada não aceitam o resultado e fundam o MDA, num ato de traição ao partido. Pinçam para apoiar a prefeito o secretário de Orleir Cameli, César Messias (PP), sem nenhuma ligação histórica com o PMDB. Veio a eleição e César Messias foi eleito. Foi o dia que o PMDB traiu o PMDB. Mas, a vingança do Aluisio Bezerra veio a galope: na eleição para o governo, César Messias dá como troco ao PMDB, por baixo dos panos, o apoio ao candidato do PT, Jorge Viana, que se elegeu governador. Aluisio Bezerra costumava contar esta história se deliciando em gargalhadas.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.