Menu

Pesquisar
Close this search box.

Bancada da Bala, do Major Rocha e Cia, defende a maioridade penal

Lembram do episódio?
Nunca atire pedras na lua, uma pode lhe cair na cabeça. O velho ditado se aplica a políticos da oposição acreana. Quando a primeira dama Marluce Cândido foi ao Rio de Janeiro prestigiar uma escola de samba que enaltecia o Acre, numa época de alagação, o mundo desabou de críticas. E agora, no mesmo período, o Sérgio Petecão e o Gladson Cameli foram ao Vietnã e Dubai e estes críticos sumiram. Dois pesos e uma medida? O pau que dá em Chico dá em Francisco.


Não volta para o centro
Esta eu ouvi ontem de um dirigente do PMDB, sobre a Socorro Nery ser candidata à PMRB, pelo PSDB: “se soltarem ela na Sobral não sabe voltar para o centro, é elite, uma burocrata”.


Fogo amigo
Este é apenas o início do fogo amigo que a Socorro Nery vai sofrer na oposição.


Com todas as mazelas
Ainda que fique em denúncias no varejo, sem profundidade nas críticas, mesmo assim o deputado Luiz Gonzaga (PSDB) é dos parlamentares eleitos pelo Juruá, o mais atuante.


Criminalista de sucesso
Fala-se no advogado Sanderson Moura para disputar a PMRB. Tem militância política e é um quadro preparado, não sei se vai trocar uma carreira jurídica muito bem sucedida pela política.


E com um sério agravante
E ainda com o sério agravante de ser candidato por uma oposição que olha para o umbigo.


Curta e grossa
O vereador Romário Tavares (PSDB) procurou o prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, para pedir apoio à sua candidatura a prefeito. A resposta foi curta: “Não, o PMDB terá candidato”.


É melhor esquecer
O ex-prefeito Nilson Areal esqueça o sonho da sua mulher Leuda Areal, vir ser a candidata a prefeita de Sena Madureira pela FPA. Não há como rifar o prefeito Mano Rufino, está no poder.


Um dos mais ardorosos
O deputado Werles Rocha (PSDB),da “bancada da bala” – formada na Câmara Federal por ex-policiais e delegados- é um dos mais ardorosos a favor da diminuição da idade penal.


Admissibilidade aprovada
Ontem, na CCJ da Câmara Federal foi aprovada a admissibilidade do projeto que reduz para 16 anos a maioridade penal. Pelo que tenho lido, a matéria passa no Senado e Câmara Federal.


Voz das ruas
É que todas as pesquisas de opinião pública apontam que entre 70% e 80% dos entrevistados são a favor da redução. Um parâmetro político. O único partido 100% contra a redução é o PT.


Debate de pé-quebrado
Os trechos críticos da BR-364 no sentido Cruzeiro do Sul foram licitados e vão começar a ser executados. Não adianta o deputado Luiz Gonzaga (PSDB) ficar requentando este assunto.


Esqueceu de dizer
O Gonzaguinha se esqueceu de dizer que no fim de semana foi à Cruzeiro do Sul de carro com o deputado federal Werles Rocha (PSDB), não atolou e chegou tranquilamente na sua cidade.


Se verdadeiro, tem de ser revisto
A deputada Sinhazique (PMDB) levantou ontem um tema para reflexão: a costelinha de tambaqui processada no Complexo de Piscicultura é vendida a 30 reais o quilo no supermercado.


Não tem justificativa
Não tem justificativa que sustente este preço, o dobro do valor do mesmo produto nos mercados. Mais caro que o quilo do filhote, um peixe nobre, é algo que precisa ser revisto.


Peixe subsidiado
Mesmo porque o produtor recebe uma ração a menor preço, tem sua produção industrializada a baixo custo, todo o incentivo do governo e deveria praticar um preço menor que o cobrado.


Deixa de ser justificável
O governador Tião Viana tem de rever esta relação entre governo, produtores e a revenda no supermercado, porque com o preço mais caro o peixe do Complexo de Piscicultura vai ficar na prateleira.


 Penitência de quaresma
Ontem, paguei minha penitência de quaresma, ao assistir um debate estéril sobre ramais, entre os deputados Jonas Lima (PT), Chagas Romão (PMDB) e Jairo Carvalho (PSD).


Sexo dos anjos
Foi uma discussão do sexo dos anjos. Gastaram tempo na tribuna para saber se a competência de recuperar os ramais é do governo, das prefeituras e sobrou até para a bancada federal, acusada de não destinar emendas para os ramais. Minha Santa Genoveva, dai-me paciência!.


Candidatura solo
O ex-deputado federal Iderley Cordeiro (PR) esqueça ter o apoio do prefeito Vagner Sales ou ser convidado para ser candidato a prefeito de Cruzeiro pela FPA, só se for uma candidatura solo.


Um detalhe importante
O deputado Ghelen (PP) tem razão em citar o PT como figura central do Petrolão. Mas, esqueceu um detalhe: o astro do Petrolão é seu partido, com o maior número de encrencados.


Não será novidade
Se a Aleac atender e aprovar um pedido da Câmara Municipal para uma intervenção na prefeitura de Manuel Urbano, que vive um caos administrativo, parada, não será inédito.


Plácido de Castro
Isso já ocorreu no município de Plácido de Castro. Se aprovada a intervenção será nomeado um interventor para gerir a prefeitura por um período. Não pode é continuar este caos.


Não pode ser prefeito
Quando é procurado por professores grevistas o prefeito Ale diz que não está nem aí por não ser estudante. Com os funcionários grevistas diz que não mandou ninguém fazer greve. Pode ser prefeito?.


Pressão popular
Para uma cidade pequena como Manuel Urbano se levantar e ir para as ruas pedir a saída do prefeito Ale Araujo é porque a coisa já chegou ao limite do tolerável.


Virou rotina
Virou rotina, toda vez antes de sair de casa dou uma olhada no vizinho igarapé São Francisco para ver se não há uma corveta americana, um porta-aviões americano, cheia de marines e agentes da CIA, prontos para invadir o Brasil, começando pelo Acre. O ano vai terminar é o besteirol dito pelo deputado federal Sibá Machado (PT) que o Petrolão e coisa da CIA, permanecerá imbatível. O muro de Berlim já caiu e o Sibá ainda vive o clima de guerra fria.


Vira uma baderna
Não concordo com grande parte das posições políticas do deputado federal Werles Rocha (PSDB), mas a sua decisão de expulsar os políticos com mandato do seu partido que apoiaram adversários na eleição para o governo não merece crítica. Duvido que um parlamentar do PT apóie um candidato tucano majoritário e não seja expulso. Ou se tem fidelidade à sigla á qual se é filiado ou vira uma bagunça política.


Até seria a favor, se fosse uma doação
Não entendo o motivo da insistência da deputada Eliane Sinhazique (PMDB) em endividar ainda mais os aposentados acreanos. Se o governo antecipar um salário, o valor terá que ser pago, porque será uma forma de empréstimo com parcelas mensais, como fez o INSS. E será mais uma dívida para o aposentado colocar no seu já minguado e comprometido orçamento.


Precisa pensar e repensar
Os moradores de Brasiléia precisam pensar e repensar antes de votar num deputado estadual para lhes representar. Se é para ter alguém e não reivindicar, ficar só dizendo amém e sim senhor para tudo, melhor até votar em branco. O Alto Acre só vai ter as suas reivindicações valorizadas quando tiver um parlamentar independente. Ter deputado para só puxar saco, melhor não ter.


Agindo como um magistrado
Converso com muitos deputados e de todos só ouço elogios à forma como o deputado Ney Amorim (PT) vem conduzindo a presidência da Assembléia Legislativa. A gestão do Ney não é só unanimidade no bloco do governo, mas também na oposição. O seu forte é não agir como partidário, mas como um magistrado. Até porque não é o presidente do PT, mas também dos deputados de outras siglas. Daí a sua aprovação.


Ou vai ao MP ou é conivente
Vez por outro vejo deputados criticando esta ou aquela obra e soltando o velho chavão: sumiram com o dinheiro, onde colocaram o dinheiro?. Estamos num regime democrático, com as instituições funcionando. Tem prova de bandalheiras? Procure o MP e apresente. Não pode é ficar nesta ladainha. Se alguém conhece uma bandalheira e não leva as provas ao MP é conivente. Não existe meio termo.


Estavam merendando?
Leio contestações oficiais sobre a variedade de peixes no CEASA. Quando fui lá só tinha tambaquis e pintados mirrados. Reafirmo. Pode ser que na hora que fiz as visitas as outras variedades de peixes tinham ido merendar. Nunca se sabe, nunca se sabe, né?.


Velha máxima
O ex-deputado Luiz Tchê (PDT), depois da derrota para deputado federal sumiu de cena. Repete-se a velha máxima que, em político sem mandato nem o vento bate nas costas. Quanto mais o poder, não é Tchê?.


Os dinossauros foram extintos
A entrevista do Ministro Edinho, da Comunicação Social do Governo Federal, veio com boas colocações, sem ranços contra a grande mídia, sem chavões que tudo de mal que acontece ao PT é culpa da elite e não tocou em regulação da mídia. Falou mais em diálogo com a imprensa. Enfim, mostrou equilíbrio. Conquista-se espaço na imprensa sendo transparente, reconhecendo quando se erra. Ir para o confronto é burrice. Isso é do tempo dos dinossauros.


Ponto positivo da Dilma
Estou entre os que consideram que, a presidente Dilma faz um segundo mandato cheio de trapalhadas. Mas, tenho de ressaltar uma virtude dela pouco citada: é uma ferrenha defensora da liberdade de imprensa. Toda vez que alguns aloprados do PT levantam a bandeira da regulação da mídia, criação de mecanismos outros para controlar os órgãos de comunicação, não encontra nela o respaldo. E ninguém a vê choramingando contra críticas da imprensa como fazia e ainda faz o presidente Lula e a direção nacional do PT. Ponto para a Dilma. Para quem foi vítima da ditadura não era de se esperar outra conduta em relação à liberdade.


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Este conteúdo é publicado e autenticado diretamente por Luis Carlos Moreira Jorge. Para falar com o blog do Crica o e-mail – lulajorge@hotmail.com

Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.