Adolescentes imunizadas podem ser a primeira geração praticamente livre do risco de No primeiro mês de vacinação contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), 2 mil meninas do Acre já tomaram a segunda dose da vacina, o que garante a proteção contra o vírus até que recebam a dose de reforço, em cinco anos.
O número representa 7,86% do público-alvo do Estado, formado por 25,6 mil meninas de 11 a 13 anos. No Brasil, 914 mil meninas já tomaram a segunda dose, atingindo 18,4% do público-alvo, formado por 4,9 milhões de meninas. A vacinação da segunda dose começou no dia 1º de setembro e se manterá no calendário nacional de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS).
A vacina contra HPV faz parte do calendário nacional e está disponível nas mais de 36 mil salas de vacinação espalhadas pelo país. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção: a segunda, seis meses depois da primeira e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira dose. Neste ano, são vacinadas as adolescentes do primeiro grupo, de 11 a 13 anos. Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de nove a 11 anos e, em 2016, as meninas de nove anos.
Desde 10 de março, quando a imunização passou a ser ofertada gratuitamente no SUS, 4,5 milhões de meninas receberam a primeira dose, o que representa 92,6% do público-alvo. No Acre, foram vacinadas 22.947 meninas, cobertura vacinal de 89,33%.