Menu

Pesquisar
Close this search box.

Vox populis

A pesquisa da VOX POPULIS somente será publicada na próxima semana, com um panorama de todos os municípios, até dos mais isolados como Santa Rosa, Taumaturgo e Jordão.


Invasão vermelha
Está ocorrendo uma espécie de “invasão vermelha” nos bairros, com a entrada de milhares de militantes do PT.


Opinião de adversário
Conversei ontem com um dirigente do PMDB sobre a candidatura do Márcio Bittar ao governo. Foi sincero: “no primeiro turno jogamos a toalha, vamos torcer para dar segundo turno”.


“Não foi abraçada”
Para este dirigente, o principal problema enfrentado pelo Márcio “foi a falta de interação com os candidatos a deputado e algumas lideranças aliadas, que fizeram campanhas solitárias”.


Me dando razão
E na complementação da conversa, pontuou: “Luis Carlos, você tem razão, o Márcio Bittar se elege bem para deputado, mas, não desperta confiança no eleitor para Senado e Governo”.


Grande final
A FPA prepara para a próxima semana o último ato de campanha, com a passeata tradicional, numa espécie de demonstração de força dos candidatos majoritários e proporcionais.


Absoluta certeza
E com a mais absoluta certeza a passeata será puxada pelo padre Asfury. Passeata do PT sem o padre Asfury não tem graça.


O que é a política….
Quem ousava dizer há 20 dias que, a Marina Silva ia desabar como desabou? Chegaram a dar ela vencendo no primeiro turno. Dilma já colocou 13 pontos na dianteira. Coisas da política!.


A máquina é forte
Uma máquina pública quando bem usada numa campanha faz milagres políticos.


Quem apostaria?
Um exemplo da máquina: quem apostaria que um político da envergadura de um Nabor Junior (PMDB) perderia a eleição do Senado para um inexpressivo, como o Geraldinho Mesquita ?


Fato que é comum
O que está acontecendo nesta reta final de campanha é normal em todas as campanhas que presenciei: candidatos da oposição, em baixa, aderindo ao partido que está liderando.


Mais de uma dezena
Pelas informações seguras que tenho a respeito, já passou de uma dezena os candidatos a deputado pela oposição que procuraram o comando político do PT para “uma conversa”.


Contas vermelhas
O comando do PCdoB trabalha com a conta de fazer dois deputados. Lista sete candidatos que, na sua conta, um pelo outro terá 3 mil votos.Com a soma dos demais esperam o teto de 26 mil votos.


Nomes listados
Eduardo Farias, Chico Viga, Iria Matos, Dr. Jenilson, Corinto, Jair Santos e Washigton Aquino seriam os puxadores de votos para chegar à meta de eleger dois deputados.


Tornou-se competitiva
A observação eu escutei do governador Tião Viana: “a candidatura da Regina Lino se tornou competitiva dentro da chapa para deputado federal”. Minha opinião: é altamente qualificada.


Não brinquem com o Rony!
Não duvidem de nada do Ronivon Santiago, coordenador da candidatura da Regina Lino!


Crescendo aos pulos
A candidatura do Dr. Julinho (PSB) a deputado estadual está crescendo aos pulos.


Chegou redonda
Outra candidatura que chegou redonda e forte na reta final foi a do Rodrigo Beirute (PRP).


Delírio religioso
Algum desavisado sobre a disputa de governador chegar a ouvir o deputado federal Henrique Afonso (PV) falar que o Bocalon (DEM) ganha no primeiro turno, acaba crendo na basófia.


Ética, acima de tudo!
O deputado Jamil Asfury (DEM) diz que faz uma campanha ética e respeitando os colegas. Nega as reclamações que, para conseguir votos faz de tudo. “Não é verdade”, dasabafou.


Mexeu com o quadro
Para Jamil, o que ocorreu é que muita gente esperava que ele não se elegesse, mas, como conseguiu fazer uma campanha competitiva, despertou o ciúme de alguns candidatos.


É muita coisa
São 16 pontos que separam Tião Viana (PT) do segundo colocado Márcio Bittar (PSDB). E na mesma pesquisa do DELTA, que presta serviços ao PMDB e PSDB, Tião aparece há poucos pontos de ganhar no segundo turno, o que leva à dedução que poderá não haver segundo turno. Estamos perto de saber.


Fim da rejeição
É voz corrente até na oposição, o PT nunca esteve tão bem no Juruá como está com a candidatura do Tião Viana. Com a BR 364 aberta o ano todo acabou o isolamento e a rejeição.


Mentira tem pernas curtas
Não adianta se jogar com fatos mentirosos, criar uma situação inexistente para tentar sair do buraco nas pesquisas. A justiça eleitoral deu direito de resposta á FPA na acusação feita no programa do Márcio Bittar (PSDB), de que ele foi agredido pela militância petista. Pelo contrário, integrantes da carreata tucana é que invadiram um comitê do candidato Tião Viana, verdade restabelecida na imprensa. Na política acabou o tempo em que forjar vítimas dava resultado eleitoral.


Como nunca esteve
Busquei ontem opiniões diversas sobre o quadro de Xapuri. É o que me foi passado foi o seguinte: “Manoel Moraes (PSB) deve ser o mais votado e o Tião Viana ganha de capote”. Tião Viana também tende a ganhar muito bem a eleição em Brasiléia e Assis Brasil. Enfim, o petista deverá vir dos municípios do Vale do Acre disparado sobre os candidatos da oposição.


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Para falar com Luís Carlos Moreira Jorge use o e-mail lulajorge@hotmail.com


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.