Os níveis de poluentes no ar em Brasileia, Rio Branco e em Cruzeiro do Sul, no Acre, estão acima do recomendado neste sábado (5), com níveis até 3.8 vezes superiores do que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). As informações são da plataforma IQAir, que monitora a suspensão de material particulado no ar em todo o mundo.
De acordo com os dados, a pior cidade do Acre em qualidade do ar até esta manhã é Brasileia, onde é registrado 19.1 µg/m³ (microgramas de partículas finas inaláveis por metro cúbico), índice 3.8 vezes acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde.
Rio Branco, capital do estado registrou na manhã de hoje 16.6 µg/m³, um número 3.3x maior que o recomendado. O índice é o pior da semana e a previsão é de que a situação se mantenha até a próxima sexta-feira (11).
Em Cruzeiro do Sul, a situação é apenas um pouco melhor. O sensor instalado na cidade mede 14.5 µg/m³, número 2.5 vezes maior que a diretriz e também o pior da semana, mas lá a previsão é de que a qualidade piore 30,91% até a sexta-feira.
A recomendação para a população de municípios com este nível de qualidade do ar, classificada como moderada, é para o uso de máscaras em atividades externas, que sejam usados purificadores de ar em ambientes fechados, e que sejam evitados exercícios ao ar livre.
*as informações são dinâmicas e podem mudar a qualquer momento. Nem todos os municípios do Acre possuem sensores.