A Polícia Federal prendeu 10 pessoas durante uma operação de combate ao garimpo ilegal na região da Terra do Atola, localizada na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. Uma balsa ancorada às margens do Rio Maú, na fronteira com a Guiana, foi destruída durante a ação.
Batizada de Fox Uno, a operação foi realizada de forma integrada com o Exército Brasileiro, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o Ministério Público Federal. A fiscalização teve início na terça-feira (24).
Além da balsa, estruturas e equipamentos usados na extração ilegal de minérios foram inutilizados. Os detidos foram encaminhados à Justiça e permanecem à disposição para os procedimentos legais.
Com 1,7 milhão de hectares, a Raposa Serra do Sol é uma das maiores terras indígenas do país, abrangendo os municípios de Normandia, Pacaraima e Uiramutã, no norte de Roraima. De acordo com o Instituto Socioambiental (ISA), vivem na região cerca de 26 mil indígenas de cinco povos distintos.
A área passou a ser foco da migração de garimpeiros após a retirada das atividades ilegais da Terra Indígena Yanomami, nos anos 1990, quando cerca de 40 mil garimpeiros invadiram o território. Em 2023, o Conselho Indígena de Roraima (CIR) já havia alertado para o risco de novas invasões, impulsionadas pelo reforço das ações de fiscalização na Terra Yanomami.