Menu

PF investiga fraude de mais de R$ 1 milhão em salário-maternidade no Tocantins

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (17), a Operação Duplo Ardil, para desarticular um grupo suspeito de fraudar benefícios de salário-maternidade no Tocantins. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão nas cidades de Gurupi e Araguaína.


De acordo com a investigação, o grupo teria causado um prejuízo superior a R$ 1 milhão aos cofres públicos, por meio da concessão irregular de centenas de benefícios. O esquema consistia em criar vínculos empregatícios falsos em nome de mulheres que haviam sido mães recentemente, para, em seguida, solicitar o benefício junto à Previdência Social.


Ainda segundo a Polícia Federal, após o pagamento, as beneficiárias precisavam repassar metade do valor ao grupo criminoso. Em alguns casos, as mães sequer sabiam da fraude e acabavam ficando endividadas com o INSS.

Publicidade


Os investigados poderão responder pelos crimes de estelionato majorado e associação criminosa.


O nome da operação, Duplo Ardil, faz referência à estratégia adotada pelo grupo, que enganava simultaneamente a Previdência Social e, em certos casos, as próprias beneficiárias, utilizando vínculos fictícios para obter o benefício de forma ilícita.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress