Menu

Tribo Marubo processa New York Times por difamação sobre suposto vício em pornografia

Foto: reprodução/internet
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A tribo Marubo, do Vale do Javari (AM), processou o New York Times por difamação, alegando que uma reportagem publicada em junho de 2024 retratou injustamente seus membros como viciados em pornografia após o acesso à internet via Starlink. O processo, movido em Los Angeles, pede ao menos US$ 180 milhões e também cita os portais TMZ e Yahoo por amplificarem a acusação.

Segundo os Marubo, a reportagem assinada por Jack Nicas, chefe do NYT no Brasil, distorceu a realidade da comunidade, formada por cerca de 2 mil pessoas. Embora a matéria mencionasse brevemente o acesso de menores à pornografia, portais como TMZ destacaram o tema de forma sensacionalista.

Anúncio

O New York Times nega as acusações e publicou uma segunda matéria intitulada “O povo Marubo não é viciado em pornografia”, reafirmando que o artigo original não sustentava essa interpretação. O processo também alega que o jornalista permaneceu menos de 48 horas na aldeia, apesar de ter sido convidado a ficar uma semana.

A Associated Press tentou contato com TMZ e Yahoo, mas não obteve resposta.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.