Menu

Saerb recebe 4 novas motobombas e encaminha “solução final” para ETA II

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Prefeitura de Rio Branco, por meio de seu Serviço de Água e Esgoto – SAERB, recebeu na manhã deste sábado (10) quatro motobombas que serão parte da solução para os problemas recorrentes da Estação de Tratamento de Água II, responsável por 60% do abastecimento na capital. O investimento é de R$ 3 milhões e foi oriundo da Defesa Civil Nacional, através do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), diante do decreto de emergência na captação de água na cidade.


De acordo com vice-prefeito do município, Alysson Bestene, os investimentos, que ocorreram depois de grande mobilização em Brasília do prefeito Tião Bocalom, vai no sentido de dar segurança à população quanto a capacidade do SAERB de garantir o abastecimento ininterrupto.


Foto: Whidy Melo/ac24horas

“Ao longo deste anos as enchentes tem causado avarias. Hoje todo o esforço por parte da gestão do prefeito Tião Bocalom é no sentido de dar qualidade a esse abastecimento de água. Com todos esses investimentos sendo feitos, com equipamentos modernos e novos, com outra metodologia de uso, vamos dar uma nova vida para a ETA II e garantir que não haja descontinuidade desse abastecimento”, disse.

Anúncio


O diretor-presidente do SAERB, Enoque Pereira, informou que a entrega dos motobombas é a terceira de quatro etapas para a reformulação completa da captação na ETA II, mas disse que a quarta etapa – ainda não entregue -, só deve ser imprescindível no inverno.


“As etapas são o flutuante, os PEAD (tubos), as motobombas e o desarenador [equipamento que faz a remoção de areia e outros materiais sedimentáveis na água]. Os materiais para as três primeiras fases do projeto já foram entregues e o desarenador deve estar pronto até outubro, quando começa o próximo inverno e a água apresenta maior turbidez”, afirmou.


Foto: Whidy Melo/ac24horas

As novas motobombas que chegaram à ETA II neste sábado também mudarão os processos da captação. Hoje, bombas de captação retiram a água do rio, colocando-as em tanques. De lá, outras bombas de mais de 1000 cavalos de potência jogam a água para o tratamento na unidade que fica localizada na Estrada da Sobral. A partir da instalação dos novos equipamentos, as novas bombas são capazes de retirar a água do rio Acre e depositar diretamente para o tratamento, se desfazendo da necessidade dos tanques – que estão deteriorados -, e das outras bombas.


O presidente da Câmara de Rio Branco, vereador Joabe Lira, acompanhou o desembarque dos equipamentos e comemorou o avanço.


“Estamos felizes, é um momento importante, a gente sabe que o problema de abastecimento de água de Rio Branco é antigo. A água é uma questão de saúde pública e com a chegada dessas novas bombas, o problema da captação vai ser solucionado”, falou.

Publicidade


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress