Menu

Cruzeiro do Sul decreta situação de emergência nível II devido a inundações

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul decretou nesta terça-feira, 25, situação de emergência após as fortes chuvas de fevereiro de 2025 causarem o transbordamento do Rio Juruá, afetando severamente diversas áreas do município. O Decreto nº 472/2025, assinado pelo prefeito Zequinha Lima (PP), reconhece a gravidade da situação e estabelece a “situação de emergência nível II”, em conformidade com a Lei Federal nº 12.608/2012.

Cerca de 1.650 famílias, totalizando aproximadamente 6.600 pessoas, foram impactadas pelas inundações, com a interrupção no fornecimento de energia elétrica e água potável em diversas localidades, incluindo bairros como Várzea, Lagoa e Beira Rio, além de comunidades ribeirinhas.

Anúncio

O decreto também autoriza a entrada em propriedades particulares para realizar evacuações e prestar socorro, além de permitir o início de processos de desapropriação de áreas em risco. A Prefeitura ainda destaca a dispensação de licitação para aquisição de bens e serviços necessários à reabilitação da cidade, com um prazo de 180 dias para a conclusão das ações emergenciais.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.