Menu

Pesquisar
Close this search box.

Piti Kuin: Acre inaugura primeiro restaurante de culinária indígena

Foto: Restaurante Piti Kuin inaugurado no Centro Indígena Huwã Karu Yuxibu. Foto: Maria Fernanda Arival/Sete
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Acre inaugurou nessa sexta-feira, 13, o Piti Kuin, primeiro restaurante de culinária indígena Huni Kuin do Brasil. O projeto é fruto de uma parceria entre o Instituto Alok, a empresa Gaslive e governo estadual. O espaço é localizado no Centro Indígena Huwã Karu Yuxibu, no quilômetro 36 da AC-90, na Transacreana, zona rural de Rio Branco (AC).


O Piti Kuin busca atender a gastronomia social e o etnoturismo, fortalecendo a identidade cultural e segurança alimentar do povo Huni Kuin em Rio Branco.


À Agência de Notícias do Acre, o líder espiritual Mapu Huni Kuin agradeceu a todos os envolvidos no projeto. “Quero expressar minha profunda gratidão a todas as pessoas que se empenharam, acreditaram no nosso trabalho, articularam e se movimentaram para que tudo isso se tornasse realidade. Agradeço as autoridades estaduais e municipais, às equipes que se dedicaram e a cada pessoa que se comprometeu com esse projeto. Também sou muito grato ao Alok, que sempre inspira com suas ações positivas e mesmo não estando aqui fisicamente, ele está presente espiritualmente”, disse o líder Mapu Huni Kuin.

Anúncio


O Piti Kuin fica dentro do Complexo Campo da Fartura, que tem toda a área de cultivo e de roçado que abrange as plantas nativas, dentre elas 80% são de reflorestamento. Os alimentos do restaurante serão cultivados dentro do Campo da Fatura e atenderão as crianças, idosos e gestantes atendidos pelo projeto social, com a alimentação tradicional Huni Kuin, além de ser aberto ao público para fomento do etnoturismo.


Foto: Bruno Morais/ Sete

O diretor do Instituto Alok, Devam Bhaskar, que representou também o DJ Alok, lembrou que a inauguração do restaurante é um sonho de quase três anos. “Estamos muito honrados e emocionados com essa inauguração do restaurante Peti Kuin, pois é um sonho que sonhamos junto com o Mapu. Quando ele começou a gravar com o Alok, a gente começou a conversar sobre que projetos faríamos aqui no Centro Huwã Karu Yuxibu, e de lá para cá, a gente tem vindo com esse projeto. Temos projetos de agrofloresta para começar aqui em janeiro do ano que vem”, disse.


“No restaurante a gente põe muita expectativa que esse projeto ajude a realizar o sonho do Mapu de preservar a cultura culinária Huni Kuin, além de atender os parentes que moram aqui próximos, que vêm pra cá para a cidade. É um momento muito emocionante para a gente”, finalizou Bhaskar.


Mapu Huni Kuin também explicou que o Piti Kuin tem como objetivo colocar alimento de qualidade e resgatar as tradições do povo Huni Kuin que está na cidade, principalmente em Rio Branco, centro urbano mais próximo do restaurante.


No menu da inauguração, os pratos disponíveis eram mandioca com amendoim, mandioca com folha, piau muquinhado, tambaqui assado, tambaqui cozido, farofa de banana verde, açaí, mingau de banana com amendoim e suco de fruta da época.


Com informações da Agência de Notícias do Acre


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido