Uma grande conquista para a indústria acreana. É o que representa o decreto assinado na tarde desta segunda-feira, 20 de maio, pelo governador do estado, Gladson Cameli, que amplia os segmentos da indústria local que terão prioridade no Programa de Compras Governamentais (Comprac).
Os setores prioritários são os seguintes: Móveis em madeira e chapas aglomeradas; Produtos cerâmicos, como tijolos, blocos, telhas etc.; Extração mineral de areia, brita, argila, seixo etc.; Bebidas; Alimentos; Produtos de panificação; Vestuário, acessórios e calçados; Produtos e serviços gráficos; Fabricação de artefatos e componentes cerâmicos, plásticos, de concreto, metálicos, de madeira e outros tipos de materiais; Compensados; Madeira bruta ou beneficiada; Produtos plásticos; Produtos químicos; Manutenção, reparação e instalação em edificações e espaços diversos; Manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos; Fabricação de material asfáltico e serviços afins; Fabricação de concreto e serviços afins; Fabricação, manutenção, reparação e instalação de equipamentos de refrigeração; Fabricação, manutenção, reparação e instalação de veículos e seus acessórios.
A assinatura foi realizada durante ato na sede da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC). De acordo com o presidente da instituição, José Adriano, o momento é de grande alegria para o setor industrial. “Temos que agradecer a toda a equipe de governo, que tem sido parceira do setor produtivo, assim como a Assembleia Legislativa (Aleac), aqui representada pelo presidente Luiz Gonzaga, e também Tribunal de Contas (TCE) e outras instituições. Os parabéns vão para o setor industrial e essa ampliação do Comprac será importante para todos nós”, frisou.
Já o presidente da Aleac, deputado Luiz Gonzaga, destacou que é essencial a união dos Poderes, instituições e iniciativa privada. “Isso fortalece o setor industrial, que é tão relevante para o Acre e para a nossa economia. Esse decreto faz com que o dinheiro circule ainda mais dentro do estado”, pontuou.
O secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanípal Mesquita, que é um grande entusiasta do Comprac, diz que a ampliação do decreto é um presente para a indústria acreana. “Isso representa o compromisso do governo Gladson Cameli de fortalecer, priorizar e ampliar o Programa de Incentivos às Indústrias. É um instrumento assertivo de valorizar a indústria local. É uma conquista de todos, com grande esforço da FIEAC, das secretarias do governo, Aleac e sindicatos industriais”, acrescentou.
Para o governador do Acre, Gladson Cameli, o decreto é um grande passo em benefício da indústria acreana. Ele também elogiou a FIEAC, pelo papel que tem desempenhado no sentido de orientar a equipe de governo em pautas que visam o fortalecimento da economia.
“Há também o empenho da Aleac para diminuirmos as dificuldades e a burocracia. Temos que facilitar a vida de quem quer investir. O Comprac valoriza a iniciativa privada local, gerando emprego e renda dentro do estado”, assinalou o governador.
Também estiveram presentes na solenidade a procuradora-Geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque; o secretário de Planejamento, Ricardo Brandão; a diretora-presidente da Agência de Negócios do Estado do Acre, Waleska Bezerra; o coordenador da Casa Civil, Ítalo Medeiros; além de outras autoridades do estado, diretores da FIEAC e presidentes de sindicatos industriais.
Assessoria FIEAC
Veja as fotos da Assessoria Fieac: