Menu

Pesquisar
Close this search box.

Programa Saúde da Comunidade leva saúde itinerante à comunidades de difícil acesso

Foto: Whidy Melo/Ac24horas
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O programa Saúde na Comunidade, executado pela Prefeitura de Rio Branco, chegou à comunidade do Assentamento Barro Alto, na cabeceira do Riozinho do Rola, parte rural da Capital. Neste sábado (16), cerca de 280 famílias da comunidade e de outras da região, foram até a base instalada pelos técnicos da Secretaria de Saúde de Rio Branco (órgão que conduz o programa) para procurar atendimento (assista ao vídeo no fim da matéria).


O programa acontece anualmente. Em 2024, conta com 4 barcos do tipo balsa (de 25 toneladas), com equipamentos, medicamentos, e 62 profissionais de saúde. Médicos, enfermeiros e técnicos percorrem rios e igarapés criando bases temporárias em uma viagem estimada para durar 30 dias.

Anúncios


Foto: Whidy Melo/Ac24horas

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, visitou o local na manhã deste sábado, com a secretária de Saúde de Rio Branco, Sheila Andrade; o secretário de Cuidados com a Cidade, Joabe Lira. Eles acompanharam os trabalhos durante parte da manhã.


“O importante desse programa é que ele leva saúde para as comunidades esquecidas. Mas nós estamos trabalhando para humanizar a saúde e alcançar até as pessoas de locais mais distantes da cidade”, afirmou o prefeito.


Josélio Lima Alves, morador do ramal do Ninita, falou da importância da ação, mas lamentou que ela só ocorra uma vez ao ano. Ele veio até o atendimento para consultar o filho. “Pra nós é uma benção. Aproveitamos para fazer tudo o que precisa porque é difícil para nós ter _(sic)_ que ir até a cidade. Uma pena que só acontece uma vez no ano, mas é benção”, agradeceu.


Foto: Whidy Melo/Ac24horas

Os quatro barcos com profissionais de saúde zarpam da comunidade Barro Alto amanhã (17) com destino a outros locais de difícil acesso.


Veja o vídeo:


video
play-sharp-fill


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido