O Conservatório de Música, inaugurado no último dia 11 de maio no município de Porto Walter, nunca funcionou e está fechado com um cadeado. O espaço foi entregue à população pelo prefeito César Andrade, o promotor de Justiça, Iverson Bueno e a governadora em exercício, Mailza Gomes.
A proposta era de ofertar aulas de instrumentos musicais e de canto para os jovens do município, a exemplo do Conservatório de Música de Cruzeiro do Sul. Mas nestes mais de dois meses não houve nenhuma aula no local.
O espaço é de responsabilidade do promotor Iverson Bueno, com apoio da Fundação de Cultura Elias Mansour, da Sociedade Eunice Weaver, do Tribunal de Justiça do Acre, e da Diretoria de Cultura, Turismo e Lazer.
O promotor Iverson Bueno, disse que a situação deverá ser resolvida no final da próxima semana. “Tínhamos um professor agendado pra iniciar as aulas, mas não deu certo. Estamos capacitando um outro professor, que será o coordenador e também uma professora. Estamos neste alinhamento e até o final da próxima semana já teremos concluído”, relatou o promotor.
O Conservatório de Música do Vale do Juruá, em Cruzeiro do Sul, idealizado pelo promotor Iverson, é referência de cidadania e inserção de jovens em situação de vulnerabilidade social e mais de mil pessoas já passaram pelo local.
A instituição desperta, revela e potencializa talentos. Três alunos da instituição já participaram do programa The Voice, da Rede Globo de Televisão: em 2020, Loren Medeiros, em 2021, Gustavo Mathias e em 2022, Arthur Marçal.