Conecte-se agora

Professores alunos do PARFOR apresentam TCC em Mâncio Lima

Publicado

em

Nesta quarta-feira, 25, os 85 alunos do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, das zonas urbana, rural e ribeirinha de Mâncio Lima, Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves, apresentaram na Casa de Cultura Márcia Alencar, em Mâncio, o Trabalho de Conclusão de Curso- TCC, que é a última etapa para a graduação da turma. A formatura dos futuros pedagogos está marcada para abril.

O Parfor é um programa emergencial criado pelo Ministério da Educação para permitir a professores, em exercício na rede pública de educação básica, o acesso à formação superior exigida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB. Com os professores formados, o objetivo é melhorar a qualidade do ensino principalmente nas comunidades rurais.

A aluna e professora Maria de Fátima Rosa, da etnia Puyanawa, dá aulas há 11 anos. Neste período, já ministrou aulas no EJA, Ensino Fundamental e como mediadora de alunos especiais. Agora, em vias de se formar, ela acredita, que poderá exercer melhor a função de professora.

“ A graduação será um divisor de águas na minha vida profissional, humana. É a realização de um sonho que era de atuar em sala de aula, levar conhecimento para os alunos” , afirmou a professora Maria de Fátima.

Camila Melo, disse que agora se sente mais segura para atuar em sala se aula.

” O PARFOR trouxe muito conhecimento a nós. E agora depois de concluir o curso estou segura e apta a dar conta de uma sala de aula e exercer aquilo que aprendemos ao longo desses 4 anos. Também vou me preparar para os concursos vindouros”, destaca

O programa já formou mais de 2 mil alunos. Com os acadêmicos sendo em sua maioria da zona rural e fluvial, o formato do programa se adequa a realidade dos professores levando em consideração o período de férias e a melhor época para o deslocamento dos mesmos.

“ Temos futuros pedagogos e pedagogas de comunidades de difícil acesso, lugares onde pra sair só é possível no inverno ou no verão e claro outros fatores que levaram muitos a desistirem. Essas turmas são frutos do empenho de um grupo de pessoas que lideraram o movimento Resiste PARFOR que, graças à coragem, à força e dedicação de cada um, o Ministério da Educação voltou atrás e estamos formando estas turmas hoje”, ressaltou Vera Bambirra, professora doutora, coordenadora Local do PARFOR.

Da turma de 85 formandos, 30 são do Município de Mâncio Lima com 70% atuando em regência nas escolas da zona rural e urbana. A modalidade oferecida é de licenciatura em Pedagogia. O deslocamento nos rios, nos ramais, para o Campus UFAC em Cruzeiro do Sul e as negociações para o início das aulas na melhor época do ano foi garantido pela prefeitura de Mâncio Lima por meio da Secretaria de Educação.

O prefeito de Mâncio Lima, Isaac Lima, presente na apresentação dos TCCs, disse que a Educação é prioridade na gestão dele, por isso garantiu suporte necessário para os alunos/professores de Mâncio Lima, concluíssem o PARFOR.

” Fico feliz em ver uma turma tão grande de futuros pedagogos e pedagogas que, mesmo diante das dificuldades conseguiu chegar até aqui e concluir uma etapa importantes em suas vidas. Desde que assumimos os rumos desta cidade a educação tem sido uma prioridade na busca de alcançar os melhores resultados no IDEB, estamos melhorando e ampliando os espaços físicos, capacitando nossos profissionais e oferecendo melhores condições salariais. Sem a educação não temos qualidade de vida” concluiu o prefeito de Mâncio Lima, Isaac Lima.

Na rede

Homem é preso com mais de 13 quilos de fios em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Na manhã desta sexta-feira, 3, José Moura dos Santos, 45 anos, foi preso pela Polícia Militar no Bairro Cruzeirão, em Cruzeiro do Sul, com 13 quilos de fios.

Quando foi abordado o homem não respondeu ao questionamento dos policiais quanto à procedência dos fios que carregava enrolados na própria camisa. ” Ele foi levado para a Delegacia Geral de Polícia Civil e vai responder por furto. A Polícia Militar está sempre prendendo quem furta fios. Estamos sempre levando “, disse o sub comandante da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul, capitão Silva Lima

O fio de roubos é um dos grandes problemas da segurança pública em Cruzeiro do Sul e afeta a população do município de várias formas.

Esta semana a clínica renal que atende pacientes das redes privada e pública de todo o Vale do Juruá, Tarauacá e Sul do Amazonas, teve que garantir o bombeamento manual da água do aparelho que faz a hemodiálise de 60 pessoas porque ladrões levaram o fio de cobre do sistema de bombeamento de água do local A Defensoria Pública, roubada 3 vezes, mudou de endereço, fios do equipamento que monitora o volume de águas da chuva e do Rio Juruá, na Ponte da União, foram levados. A Avenida Mâncio Lima, está grande parte no escuro, também pela mesma causa. Uma Galeria no Bairro da Baixa, também teve a fiação furtada.

Continuar lendo

Na rede

Porto Walter cancela Processo Seletivo da Educação e anuncia outro

Publicado

em

O Diário Oficial do Estado desta Sexta-feira, 3, traz publicado, o novo edital de Processo Seletivo Simplificado para formação de cadastro de reserva para profissionais da Educação do município de Porto Walter, tendo em vista que o anterior, lançado dia 19, foi cancelado. Os cargos são para professores de ensino infantil e fundamental anos iniciais e finais, mediador, assistente educacional, tutor intérprete, de libras, de AEE, de EJA e Educação Infantil da pré-escola.

O edital 02/2023 tem duas mudanças com relação ao anterior: a primeira delas consiste na oferta de vagas que serão somente para formação de cadastro de reserva para as escolas da zona rural.

Outra mudança diz respeito aos critérios de avaliação: O processo seletivo será composto de duas etapas, de caráter eliminatório e classificatório, por meio da prova de títulos – análise curricular, e entrevista do candidato (a).

Para concorrer é necessário que o candidato comprove o nível de escolaridade exigido para a função em que desejar atuar, apresentar documentos de identificação, dentre outros requisitos especificados no Edital.

As inscrições são gratuitas, deverão ser feitas entre os dias 8 10 de fevereiro, na sede da Secretaria de Educação – SEMEC, ao lado do IDAF, no horário de 07 as 11 horas e de 13 as 17 horas. As entrevistas serão realizadas de 13 a 17 de fevereiro. A divulgação e homologação oficial está previsto para o dia 8 de março conforme especifica e rege o Edital. Os candidatos já inscritos, poderão usar a documentação do PSS que foi cancelado anteriormente.

O prazo de validade do processo seletivo será de 1 ano, podendo ser prorrogado uma vez por igual período.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da prefeitura de Porto Walter, houve a necessidade de cancelar o Edital e lançar novo, porque houve problema na oferta de vagas. ” Tinha vagas para zona urbana, no entanto, alguns profissionais não estavam em sala. E esse ano serão lotados para preencher essas vagas”, explica

Continuar lendo

Na rede

Prefeitura de Mâncio Lima intensifica ações contra a malária

Publicado

em

Agora no mês de janeiro 234 casos de malária foram registrados no município de Mâncio Lima. Para reduzir os números a prefeitura intensifica as ações de combate a doença, com a ampliação das visitas domiciliares dos agentes, as orientações, capacitação dos profissionais e entregas de mosquiteiros impregnados.

A Secretaria Municipal de Saúde está realizando, por meio da Gerência de Endemias, uma capacitação para os Agentes de Combate as Endemias – ACE e os Agentes Comunitários de Saúde – ACS para garantir aos profissionais, um olhar mais apurado sobre informações coletadas nas residências e orientem da melhor forma, as pessoas que necessitam de atendimento.Para as aulas teóricas, o Bairro Guarani foi o escolhido visto que somente no mês de janeiro foram registrados 25 casos de malária na localidade, sendo 2 do tipo falciparum a forma mais agressiva e perigosa da doença.

Agentes de Endemias das zonas urbana, rural terrestre e fluvial estão visitando os domicílios com orientação e ações preventivas.

Em outra frente, a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, distribui mosquiteiros impregnados com um medicamento contra a malária utilizado com frequência em humanos e que tem se tornado uma nova ferramenta para combater a doença funcionando como uma barreira física impedindo o contacto homem-vetor, dado que certos mosquitos se tornaram resistentes aos inseticidas.

” A capacitação dos agentes para o trabalho do dia a dia é muito importante. Como houve um aumento de casos de malária no mês de janeiro, visto que é um período sazonal da doença com o aumento de chuvas, o acumulo de águas e os criadouros do mosquito. estamos fortalecendo as ações com visitas domiciliares, orientações, capacitação dos profissionais e entregas de mosquiteiros”, pontuou Francisco Melo, Gente de Endemias.

O agricultor Manoel Socorro, que recebeu a visita dos profissionais de saúde, agradeceu pelas orientações e pelos cortinados.

“Aqui em casa, no Guarani, tem pouco mais de um ano que teve casos de malária e dengue. Os Agentes de Saúde estiveram aqui, verificaram de onde estava vindo o mosquito, eliminamos um poço que eu tinha e passei a usar os cortinados impregnados. Aí graças a Deus não teve mais ninguém doente com malária”, contou ele.

Continuar lendo

Na rede

Homem é preso com arma falsa em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Luiz Elisson Santos, 41 anos, foi preso pela Polícia Militar nesta quinta-feira, 2, no Cais do Porto de Cruzeiro do Sul com um simulacro de arma de fogo e R$ 1.352,00 em espécie. Á PM ele informou que havia chegado de Marechal Thaumaturgo.

A Polícia recebeu denuncia anônima, via Copom 190, de que o homem estava no centro da cidade com uma mochila nas costas e em atitudes suspeitas. Na abordagem, o simulacro de pistola foi achado dentro da mochila bem como o dinheiro. Os itens e Luis foram levados para a Delegacia de Polícia Civil.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.