Menu

Pesquisar
Close this search box.

Professores alunos do PARFOR apresentam TCC em Mâncio Lima

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nesta quarta-feira, 25, os 85 alunos do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, das zonas urbana, rural e ribeirinha de Mâncio Lima, Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves, apresentaram na Casa de Cultura Márcia Alencar, em Mâncio, o Trabalho de Conclusão de Curso- TCC, que é a última etapa para a graduação da turma. A formatura dos futuros pedagogos está marcada para abril.


O Parfor é um programa emergencial criado pelo Ministério da Educação para permitir a professores, em exercício na rede pública de educação básica, o acesso à formação superior exigida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB. Com os professores formados, o objetivo é melhorar a qualidade do ensino principalmente nas comunidades rurais.

Anúncios


A aluna e professora Maria de Fátima Rosa, da etnia Puyanawa, dá aulas há 11 anos. Neste período, já ministrou aulas no EJA, Ensino Fundamental e como mediadora de alunos especiais. Agora, em vias de se formar, ela acredita, que poderá exercer melhor a função de professora.


“ A graduação será um divisor de águas na minha vida profissional, humana. É a realização de um sonho que era de atuar em sala de aula, levar conhecimento para os alunos” , afirmou a professora Maria de Fátima.


Camila Melo, disse que agora se sente mais segura para atuar em sala se aula.


” O PARFOR trouxe muito conhecimento a nós. E agora depois de concluir o curso estou segura e apta a dar conta de uma sala de aula e exercer aquilo que aprendemos ao longo desses 4 anos. Também vou me preparar para os concursos vindouros”, destaca


O programa já formou mais de 2 mil alunos. Com os acadêmicos sendo em sua maioria da zona rural e fluvial, o formato do programa se adequa a realidade dos professores levando em consideração o período de férias e a melhor época para o deslocamento dos mesmos.


“ Temos futuros pedagogos e pedagogas de comunidades de difícil acesso, lugares onde pra sair só é possível no inverno ou no verão e claro outros fatores que levaram muitos a desistirem. Essas turmas são frutos do empenho de um grupo de pessoas que lideraram o movimento Resiste PARFOR que, graças à coragem, à força e dedicação de cada um, o Ministério da Educação voltou atrás e estamos formando estas turmas hoje”, ressaltou Vera Bambirra, professora doutora, coordenadora Local do PARFOR.


Da turma de 85 formandos, 30 são do Município de Mâncio Lima com 70% atuando em regência nas escolas da zona rural e urbana. A modalidade oferecida é de licenciatura em Pedagogia. O deslocamento nos rios, nos ramais, para o Campus UFAC em Cruzeiro do Sul e as negociações para o início das aulas na melhor época do ano foi garantido pela prefeitura de Mâncio Lima por meio da Secretaria de Educação.


O prefeito de Mâncio Lima, Isaac Lima, presente na apresentação dos TCCs, disse que a Educação é prioridade na gestão dele, por isso garantiu suporte necessário para os alunos/professores de Mâncio Lima, concluíssem o PARFOR.


” Fico feliz em ver uma turma tão grande de futuros pedagogos e pedagogas que, mesmo diante das dificuldades conseguiu chegar até aqui e concluir uma etapa importantes em suas vidas. Desde que assumimos os rumos desta cidade a educação tem sido uma prioridade na busca de alcançar os melhores resultados no IDEB, estamos melhorando e ampliando os espaços físicos, capacitando nossos profissionais e oferecendo melhores condições salariais. Sem a educação não temos qualidade de vida” concluiu o prefeito de Mâncio Lima, Isaac Lima.



INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido