Menu

Bolsonaro diz que perdeu batalha e deixa órfãos apoiadores em quartéis ao “fugir” aos EUA

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O presidente Jair Bolsonaro fez seu último pronunciamento público antes de deixar o cargo do executivo em uma live nas redes sociais na manhã de hoje (30). Algumas horas depois, o presidente viajou aos Estados Unidos e não participará da cerimônia de posse do presidente eleito, Lula, que ocorre no próximo domingo em Brasília (01). O vice-presidente Hamilton Mourão já manifestou que também se ausentará da cerimônia.


Bolsonaro usou um tempo generoso na transmissão para falar diretamente a apoiadores acampados em quartéis do Exército em todo Brasil há dois meses, e tentou se defender das acusações de covardia e silêncio inoportuno.

Publicidade

Segundo o presidente, acabou o tempo de criticar as instituições e silenciou para não ser mal interpretado. Anunciou ainda, chorando, que perdeu a batalha, se referindo à disputa eleitoral que ocorreu em outubro, mas tentou tranquilizar apoiadores ao repetir diversas vezes que o Brasil não acaba dia primeiro com Lula no comando do país. Apoiadores do presidente relatam em redes sociais que, caso não haja uma intervenção das Forças Armadas, o país viverá um momento apocalíptico sob o comando de Lula.


Bolsonaro pediu empatia ao tentar sensibilizar apoiadores que o acusam de não radicalizar e aplicar um golpe ao dizer que está constrangido e chateado, e sem citar diretamente uma reação antidemocrática, o presidente afirmou que se atendesse as expectativas dos patriotas, as reações estrangeiras seriam muito danosas.


BOLSONARO SOBRE UM GOLPE


O presidente descartou qualquer medida antidemocrática para retomar o poder: “não tem tudo ou nada. Inteligência”, ressaltou.


ÓRFÃOS


O último pronunciamento de Bolsonaro como presidente pede o fim do ataque às instituições, e a “fuga” aos EUA caem como balde de água fria nos acampamentos patriotas em todo o Brasil. Os manifestantes, que conviviam com a expectativa diária do próximo passo de seu principal líder, não esperavam que este próximo passo seria rumo a um auto exílio nos Estados Unidos.


ASSISTA AO VÍDEO:

video
play-sharp-fill


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido