Menu

Pesquisar
Close this search box.

Rio Acre enfrenta seca histórica mesmo em período chuvoso

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Defesa Civil Municipal de Rio Branco avaliou nesta segunda-feira, 14, que devido a ausência de chuvas atípicas para o mês novembro, a capital passa pela pior seca de todos os tempos. A declaração foi dada pelo coordenador da Defesa Civil, coronel Cláudio Falcão.


Com a baixa do Rio Acre que marcou 1,55m na medição ocorrida nas primeiras horas de hoje, o militar acredita que o nível não tem previsão de melhoras nos próximos dias mesmo havendo chuvas. “Podemos comparar como a pior seca da história do Acre. Agora o que acontece, quando tem a pior época, em 2005, agora vem um ano atrás do outro. Nós estamos com umas das maiores secas dos últimos tempos. O nível tá baixo pra novembro, a situação é crítica”, comentou.

Anúncios


Falcão destacou que para sanar o problema e resolver a falta de água na zona rural, a prefeitura deverá estender a Operação Estiagem, que, por meio de carros-pipas, leva água potável para as comunidades rurais da capital, que não são atendidas pela rede de distribuição de água. O coordenador da Defesa Civil lamentou a falta de chuvas. “Vamos fazer o prolongamento da operação de estiagem. Nós não tivemos nem 10% de chuvas, ou seja, temos 90% de déficit de chuva”, ressaltou.


Contudo, o coronel garantiu que não há risco de falta de água em Rio Branco, mas, deixou claro que haverá dificuldade para o líquido chegar nas torneiras. “Não corre o risco de desabastecimento mais a dificuldade é maior, pois é difícil tratar e captar, ou seja para retirar, porque pode ocasionar problema na bomba”, disse.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido