Menu

Pesquisar
Close this search box.

De quase candidata a nada, a vice-governadora

MUITO SE TEM FALADO sobre figuras desta eleição. Mas uma não pode deixar de ser citada, a futura vice-governadora Mailza Gomes (PP). Sem nunca ter disputado uma eleição, ela foi escolhida pelo Gladson Cameli para ser a sua primeira suplente ao Senado. O Gladson se elege governador e ela vira senadora. 


Na eleição municipal ficou contra o Gladson e apoiou o prefeito Bocalom, e o Bocalom ganhou. Grupos do PP tentaram de todas as maneiras lhe impedir de disputar a reeleição para mais um mandato e lhe expurgar do PP. Fracassaram. Depois de todo uma guerra, quando menos se esperava, era a zebra da história, foi escolhida vice do Gladson, a chapa ganhou a eleição e ela virou vice-governadora. Se o Gladson disputar a próxima eleição para o Senado, ela governará o Acre por pouco mais de um ano. E, tudo isso sem nunca ter disputado uma eleição para que pudesse ser avaliada pelo voto pessoal. Ninguém vota em vice, se vota focado no cabeça da chapa. 


O certo de tudo isso é que se pode dizer que a Mailza venceu várias guerras sem participar de uma. Mas, não é um demérito, ela apenas jogou dentro das quatro linhas das regras políticas. E, o que vale na política é vencer, e ela é uma vencedora.


CANDIDATO NA RUA


QUEM já anunciou a sua candidatura a prefeito de Brasiléia foi o ex-vereador Joelso Pontes (PP). Disse ao BLOG que disputará, independente do apoio que  tiver.


MUITO NATURAL


 O EX-PREFEITO Aldemir Lopes sempre foi uma figura leal ao MDB. É muito natural que venha a ser escolhido o novo presidente do MDB, quando o deputado federal Flaviano Melo (MDB) entregar as chaves da presidência.


VAI QUEM QUER ORA POIS!


NÃO ENDOSSO as críticas contra as presenças da primeira-dama Michelle Bolsonaro e da senadora eleita Damares Alves, amanhã (10), em um encontro, na capital. Todo mundo sabe que são duas evangélicas extremistas, que pedem votos para o Bolsonaro, e vai quem quer. Estamos numa democracia.


VOTAÇÃO EXPRESSIVA


DOS 65 mil votos do candidato derrotado ao Senado, Jenilson Leite (PSB), 35 mil votos foram só na capital, o que deixa seu nome na berlinda para disputar a PMRB.


FORA DE COGITAÇÃO


O SENADOR Petecão (PSD) descarta a formação de uma frente de oposição ao novo governo do Gladson Cameli. “Não é hora de pensar nisso, neste momento”, diz.


OPOSIÇÃO DE RAIZ


Falando em oposição, o único que sobrou da oposição tradicional foi o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), e vai permanecer também, na mesma linha crítica atual ao futuro governo do Gladson Cameli, na ALEAC.


JOGO NO TUDO OU NADA


O EX-SENADOR Jorge Viana (PT), derrotado para o governo, joga tudo no futuro político do PT, no estado, numa vitória do Lula; que se ganhar, ele volta por cima.


NÃO VAI MUDAR


CASO resolvesse querer mudar do PT, por certo o ex-prefeito Marcus Alexandre (PT) encontraria grandes partidos de portas abertas para lhe receber. Mas, não deve sair do PT, que foi o partido que lhe projetou.


GRANDE TRUNFO


DEIXANDO de lado o fato de que cumpriu dois bons mandatos de deputado federal, o senador eleito Alan Rick (União Brasil) foi quem melhor projetou o seu trabalho parlamentar na mídia, que forjou um perfil positivo. Como comunicador, sabia o caminho das pedras.


SERÁ AVALIADO NA ÉPOCA CERTA


0 MANDATO do prefeito Bocalom só será avaliado para valer pela população de Rio Branco, ao final de 2024, quando terá terminado todo seu projeto. Será isso que vai lhe credenciar ou não disputar a reeleição com chance.


MUDA TODA CORRELAÇÃO


UMA VITÓRIA DO LULA mudará toda a configuração do poder no estado, porque as portas hoje escancaradas para alguns políticos bolsonaristas, estarão fechadas nos ministérios, porque é assim que funciona o jogo político.


ASSUME O MISSIONÁRIO JOSÉ


A senadora Mailza Gomes (PP) deverá deixar o mandato no fim do ano para assumir a vaga de vice-governadora. Quem deve assumir por um mês, é o suplente Missionário José, que saiu do estado na surdina. O Acre, não merece! Só que, não tem culpa de ter sido indicado.


FATO NATURAL


CASO aumente a abstenção do primeiro turno no estado, neste segundo turno; será um fato normal. Deputado nenhum fará força para levar o eleitor. Pelo simples fato de ter gastado muito para ser eleito.


GRANDE ELEITOR


NÃO conheço um governador que não palpitou na eleição da mesa diretora da ALEAC. E, não será diferente na escolha da nova mesa, o Gladson será o maior eleitor. Pode até dizer que, não vai se meter, mas se meterá. Até porque, seus projetos passarão pela ALEAC.


PODERIA SER FEDERAL


NA POLÍTICA, todos os passos têm que ser bem medidos. Tivesse o Ney Amorim (PODEMOS) seguido o projeto inicial de ser deputado federal, por certo seria eleito.


DUAS PROJEÇÕES


 NÃO SE PODE fazer nenhuma projeção do novo governo do Gladson antes de se saber se ganhará o Lula ou o Bolsonaro. Seu falecido tio Orleir Cameli comeu o pão que diabo amassou por não ter tido um presidente aliado. O Osmir Lima, o único deputado federal que ficou até o fim ao seu lado, conta bem essa história.


CAVEIRA DE BURRO


A BR-364, no trecho entre Rio Branco-Cruzeiro do Sul, deve ter uma caveira de burro enterrada. Continua em péssimas condições. Nem o Lula e nem o Bolsonaro conseguiram desenterrar esta caveira.


CAMINHO PERIGOSO


O CAMINHO mais perigoso que surgiu nesta eleição presidencial, foi o fanatismo religioso. Todas as grandes tragédias da humanidade surgiram no caldo inicial das brigas entre grupos de religiões diferentes.


ÉGUA, BAIXOU O ESPÍRITO DO CHAVES?


O senador eleito e vice-presidente Mourão, defende o aumento de juízes no STF. Quem fez isso na Venezuela para dominar o Judiciário foi o Hugo Chaves. Lembram? Baixou o espírito do Chaves no Mourão?


FRASE MARCANTE


“A preguiça anda tão devagar que a miséria facilmente a alcança”. Ditado sul-americano.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.