Conecte-se agora

Em Porto Walter, alunos seguem sem aulas por falta de professores em escola estadual

Publicado

em

Em todo o Acre as aulas presenciais já foram retomadas nas escolas da rede pública estadual de ensino, mas parte dos 789 estudantes da única escola estadual de Porto Walter, a Borges de Aquino, ainda não começou a estudar por falta de professores de seis disciplinas.

A estudante Evilyn Pinheiro, que começaria o 3° ano do ensino médio, conta que mesmo antes da pandemia de Covid-19, já havia falta de docentes na escola. Segundo ela, só há 4 professores das disciplinas de matemática, espanhol, inglês e geografia dando aulas. Não há ninguém para ensinar português, biologia, sociologia, filosofia, história e artes.

Ela quer concluir o ensino médio este ano, mas conta que nem a direção da escola nem o Núcleo de Educação sabem quando haverá professores para dar aulas.

“Antes da pandemia começar já faltava professores, e durante a pandemia, nas aulas remotas, já tinha professores que davam aulas até de três matérias. Eles não têm nem previsão de quando vão contratar professores. E nós, que achamos que finalmente íamos voltar a ter aulas presencialmente como em todo o estado, continuamos parados como antes”, desabafa ela.

A diretora da escola, Ivania Ferreira, reconhece a falta de professores e diz que das 12 turmas de ensino médio, apenas 2 estão tendo aulas, e que as outras 10 estão paradas por falta de docentes. Ivania informa que as aulas estão normais para os alunos do ensino fundamental, EJA e parte do ensino médio (para os alunos da parte da manhã). Dos 789 alunos, segundo ela, 422 estão tendo aulas e 367 não.

“Temos 25 turmas, dessas 15 estão tendo aulas e 10 não. Nossos professores estão lotados pela manhã e tarde e trabalham com duas modalidades diferentes. Nós não conseguimos começar as turmas de ensino médio da tarde porque não há professores. Estamos com menos da metade dos professores necessários para a tarde. Mas ontem à noite me ligaram da secretaria e disseram que no máximo em duas semanas vão resolver o problema”, afirmou a gestora escolar.

No entanto, por meio da assessoria de comunicação, a Secretaria de Estado de Educação afirma que, por enquanto, não há solução para o caso. Houve uma chamada de edital esta semana para professores, mas Porto Walter não foi contemplado.

“Não há professores classificados no banco de reserva dos processos seletivos já realizados para os cargos que constam no quadro de necessidades informado na Divisão de Lotação. A secretaria busca outras alternativas para contratação de profissionais”, informou a assessoria.

Na rede

Murilo Huff e André Valadão são atrações na ExpoJuruá 2022

Publicado

em

Após dois anos de restrições em decorrência da pandemia, o Estado do Acre voltará a realizar, entre os dias 1 a 4 de setembro, a Expoacre Juruá, em Cruzeiro do Sul.

Com exposição de produtos, dois dias de rodeio, vaquejada, corrida, esportes radicais, prova de motocross, prova de laço e de tambor, o evento tem como objetivo fomentar a economia na região e gerar renda.

Além disso, a programação terá ainda show com o cantor Murilo Huff, noite gospel com o pastor André Valadão e encerramento com a tradicional cavalgada.

Por causa do grande público que cresce a cada ano, a 17° edição acontecerá em um novo espaço anunciado em maio pelo governador Gladson Cameli, na Arena do Juruá, que ainda passa por melhorias na infraestrutura, ruas de acesso e ampliação.

Cavalgada

A cavalgada, diferente da realizada na feira agropecuária em Rio Branco, irá ocorrer na última noite, dia 4 de setembro, com concentração na avenida Coronel Mâncio Lima e saída às 09h da manhã.

As inscrições podem ser feitas no Sindicato Rural e Senar, que funcionam no mesmo prédio da Associação Comercial de Cruzeiro do Sul.

Os interessados que desejam participar a cavalo, precisam apresentar cópia do RG e CPF, carteira de Vacinação de influenza, Guia de transparente – GTA e exames de Anemia Infecciosa Equina (AIE) e de mormo, do animal.

Para quem vai de comitiva, é necessário cópia do RG do representante legal do grupo, memorial descritivo da estrutura física para comitiva, certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros, que deve ser solicitada com 72h de antecedência na unidade ou na OCA.

Já para quem vai de quadriciclo, necessita entregar cópia da Carteira de Identidade do condutor e/ou do proprietário do veículo.

Continuar lendo

Na rede

Em Cruzeiro do Sul, ação integrada apreende mais de 120 kg de droga

Publicado

em

Durante Operação Guardiões da Fronteira, realizada no início da madrugada desta terça-feira, 16, no Porto Naval do Miritizal, município de Cruzeiro do Sul, guarnição composta pelo Gefron-AC, Companhia de Policiamento Especializado do 6° Batalhão da Polícia Militar (ROTAM E GOE), Polícia Civil (DRACO/DENARC) e Polícia Federal (PF), apreendeu 120,5 quilos de substâncias entorpecentes. Um homem foi preso.

De acordo com o grupamento designado para a ação, após levantamento de inteligência, as equipes conseguiram interceptar um indivíduo atracando no porto naval, transportando toda a carga, contendo skunk (21,65 kg), maconha (43,55 kg), cloridato de cocaína (32,63 kg) e oxidado de cocaína (22,67 kg).

Após dada ordem de prisão, o acusado foi conduzido à delegacia de Polícia Federal, onde foram tomadas as demais medidas legais. O barco que transportava a droga foi apreendido.

Continuar lendo

Na rede

Mais de 200 famílias são beneficiadas com o Auxílio Brasil em Porto Walter

Publicado

em

A prefeitura de Porto Walter, por meio da secretaria de Assistência Social, promoveu nesta segunda-feira, 15, uma reunião com orientações com as 200 novas famílias selecionados que atenderam aos requisitos e receberão R$ 600 mensais do Programa Auxilio Brasil, do governo federal.

“São mais 200 novas famílias contempladas que passam a receber recursos que garantem dignidade e bem estar. Fazemos nossa parte enquanto gestão municipal e ficamos satisfeito com o resultado”, disse o prefeito de Porto Walter, Cesar Andrade.

A dona de casa Maria Etilene, da Comunidade Foz do Natal, relata que essa é a primeira renda fixa de que sua família desfrutará.

“Vivemos da agricultura eu e meus filhos, e agora com essa renda poderemos melhorar mais de vida”, disse.

Este ano 400 famílias já foram beneficiadas. A secretária de Assistência Social, Thaís Barbary diz que a meta é dobrar o número de beneficiários.

“O nosso papel de receber as famílias e inseri-las no sistema estamos fazendo. O sistema processa esses dados e ver se a família se encaixa nas regras. Já realizamos várias ações para atualizar os dados dos cadastrados, e vamos seguir trabalhando para ampliar o número de famílias selecionadas”, disse.

Continuar lendo

Na rede

Governo do Estado e Prefeitura de Cruzeiro do Sul fazem trabalho inédito nos ramais

Publicado

em

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cruzeiro do Sul realizou uma grande festa para celebrar o trabalho inédito que está sendo feito pelo Deracre, do Governo do Estado, numa parceria com a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, nos ramais do município. A celebração de agradecimento aconteceu neste sábado, na sede do Projeto de Assentamento Santa Luzia.

Ao todo, serão feitos cerca de 480 km de ramais em serviços que incluem: raspagem, levantamento de greide (nível da estrada), aterro, cortes de ladeiras, recuperação de pontes e bueiros e operação tapa buracos nos ramais já asfaltados. Para este ano, também estão previstos trabalhos definitivos como a colocação de ponte pré-fabricada e bueiros de concreto.

“O objetivo é dar aos moradores da zona rural a mesma atenção que é dada aos moradores da zona urbana. Onde for possível queremos fazer um trabalho definitivo, porque o produtor rural é definitivo, ele vai ficar no ramal a vida toda”, disse Petrônio Antunes, diretor-presidente do Deracre.

Ao todo serão cerca de 15 milhões de reais em investimentos do Governo do Estado nos ramais de Cruzeiro do Sul. Quatro patrulhas mecanizadas irão atuar nos próximos meses na medida em que o clima permitir.

A prefeitura esteve junto com o Deracre no planejamento, dividindo as responsabilidades das ações que agora são executadas pelo órgão. Desde modo, a participação da prefeitura facilitou ao Deracre conhecer os locais de maior necessidade e otimizar os recursos empregados nas obras.

“Este é um momento de grande relevância na trajetória dos nossos produtores. Queremos agradecer à prefeitura e, em especial, ao governo do estado, e ao Deracre pelos esforços, dedicação, sensibilidade e flexibilidade que estão tendo com os produtores. Ano passado estávamos fechando as BR para pedir esse apoio e hoje estamos para agradecer este investimento que nunca tinha sido feito”, disse o presidente do STR de Cruzeiro do Sul, Francisco das Chagas.

“Uma festa promovida pelo STR para agradecer não é algo se vê todo dia: o sindicato que representa os produtores rurais oferecer uma festa ao governo do estado. Quero também agradecer ao governo na pessoa do Petrônio que está à frente do Deracre. É um investimento inédito em valores, máquinas, bueiras, nunca se viu tanta coisa sendo feito para a região. O maior desejo é ter o acesso de inverno a verão, aqui está sendo feito um trabalho de qualidade que precisa ser exaltado. Importante também agradecer ao governador por ter planejado e executado as ações conversando com os moradores. O que estamos vendo aqui não é promessa, é realidade”, disse o prefeito Zequinha Lima.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.