Menu

Pesquisar
Close this search box.

Em Porto Walter, alunos seguem sem aulas por falta de professores em escola estadual

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em todo o Acre as aulas presenciais já foram retomadas nas escolas da rede pública estadual de ensino, mas parte dos 789 estudantes da única escola estadual de Porto Walter, a Borges de Aquino, ainda não começou a estudar por falta de professores de seis disciplinas.


A estudante Evilyn Pinheiro, que começaria o 3° ano do ensino médio, conta que mesmo antes da pandemia de Covid-19, já havia falta de docentes na escola. Segundo ela, só há 4 professores das disciplinas de matemática, espanhol, inglês e geografia dando aulas. Não há ninguém para ensinar português, biologia, sociologia, filosofia, história e artes.

Anúncios


Ela quer concluir o ensino médio este ano, mas conta que nem a direção da escola nem o Núcleo de Educação sabem quando haverá professores para dar aulas.


“Antes da pandemia começar já faltava professores, e durante a pandemia, nas aulas remotas, já tinha professores que davam aulas até de três matérias. Eles não têm nem previsão de quando vão contratar professores. E nós, que achamos que finalmente íamos voltar a ter aulas presencialmente como em todo o estado, continuamos parados como antes”, desabafa ela.


A diretora da escola, Ivania Ferreira, reconhece a falta de professores e diz que das 12 turmas de ensino médio, apenas 2 estão tendo aulas, e que as outras 10 estão paradas por falta de docentes. Ivania informa que as aulas estão normais para os alunos do ensino fundamental, EJA e parte do ensino médio (para os alunos da parte da manhã). Dos 789 alunos, segundo ela, 422 estão tendo aulas e 367 não.


“Temos 25 turmas, dessas 15 estão tendo aulas e 10 não. Nossos professores estão lotados pela manhã e tarde e trabalham com duas modalidades diferentes. Nós não conseguimos começar as turmas de ensino médio da tarde porque não há professores. Estamos com menos da metade dos professores necessários para a tarde. Mas ontem à noite me ligaram da secretaria e disseram que no máximo em duas semanas vão resolver o problema”, afirmou a gestora escolar.


No entanto, por meio da assessoria de comunicação, a Secretaria de Estado de Educação afirma que, por enquanto, não há solução para o caso. Houve uma chamada de edital esta semana para professores, mas Porto Walter não foi contemplado.


“Não há professores classificados no banco de reserva dos processos seletivos já realizados para os cargos que constam no quadro de necessidades informado na Divisão de Lotação. A secretaria busca outras alternativas para contratação de profissionais”, informou a assessoria.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido